fbpx
Pesquisar
Logótipo AVP Associação Vegetariana Portuguesa

Consumo regular de carne relacionado com um aumento da taxa da mortalidade, de acordo com estudo de revisão sistemática de investigações anteriores

Partilha este artigo:

Uma revisão científica de estudos de larga-escala , envolvendo uma ampla amostra de mais de 1.5 milhões de pessoas, sugere que a taxa de mortalidade de quem consome carne diariamente, particularmente carne vermelha ou processada, é mais elevada.

Os autores analisaram 6 grandes investigações anteriores que avaliaram os efeitos de uma dieta vegetariana por oposição a uma dieta baseada no consumo de carne.  As recomendações destes estudos são no sentido de reduzir o consumo de produtos animais e consumir-se mais alimentos vegetais.

Uma das investigações de meta-análise (síntese de todos os estudos prévios) examinadas neste estudo data de 2014, com uma amostra de cerca de um milhão de pessoas, onde se chegou à conclusão que as carnes processadas aumentavam o índice de mortalidade.

Mais tarde, em Outubro de 2015, a Organização Mundial da Saúde viria a reconhecer a validade deste achado, classificando as carnes processadas como cancerígenas, e as carnes vermelhas como potencialmente cancerígenas.

Por outro lado, este estudo chega à conclusão, com base na análise de toda a evidência prévia, que uma dieta à base de plantas melhora vários parâmetros de saúde, estando relacionada com uma redução do risco de doença cardiovascular, de diabetes, e da pressão arterial.
Os autores concluem ainda, com base em todos os dados analisados, que uma dieta vegetariana pode aumentar a esperança média de vida em 3,6 anos, em média.

estudo foi publicado na revista “Journal of the American Osteopathic Association”, em Maio de 2016.

Referência:
Heather Fields, Denise Millstine, Neera Agrwal, Lisa Marks. Is Meat Killing Us? The Journal of the American Osteopathic Association, 2016; 116 (5): 296 DOI: 10.7556/jaoa.2016.059

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!