Por vezes, só precisamos de inspiração. E, em poucas palavras, é possível transmitir uma mensagem profunda que revindica a necessidade de mudança.
Explora as citações de algumas populares personalidades que se têm destacado no vegetarianismo.
1.“Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos.”
Paul Mccartney
O ex-Beatle é vegetariano e defensor dos direitos dos animais há décadas. Esta citação é uma das suas mais marcantes e mostra que, na sua visão, se todos vissem como é produzida a carne, dificilmente alguém voltaria a consumi-la.
2.“Consumir produtos de origem animal já não é uma escolha pessoal. Está a ter uma consequência drástica e vasta no mundo inteiro e para todos nós.”
Joaquin Phoenix
O ator, uma das personalidades mais envolvidas na luta pelos direitos animais, é vegan desde os três anos. Joaquin costuma usar a sua influência para fazer ativismo em prol dos animais, seja em discursos (nos Óscares, por exemplo), seja em campanhas com organizações como a PETA. Nesta citação, o ator refere-se às consequências que o consumo de produtos de origem animal exerce no nosso planeta, e como é a nossa obrigação fazer o que podemos para reduzir esse impacto.
3.“Eu adoro animais. Todos os animais. Eu não magoaria um gato ou cão – ou uma galinha ou uma vaca. E não pediria a alguém que os magoasse por mim. É por isso que sou vegetariano.”
Peter Dinklage
O ator, mais conhecido pela sua atuação na série Game of Thrones, foi vegetariano por 15 anos antes de se adoptar um estilo de vida vegan, recentemente. O ator é embaixador de organizações como a PETA e a Cruelty Free International. Durante as filmagens da série, quando tinha de aparecer a comer carne, ele pedia que substituíssem por tofu.
4.“Nós não precisamos de comer animais para sobreviver e crescer. Podes viver uma vida completa, feliz, mais saudável e abundante com o veganismo. Os animais merecem respeito e compaixão – eu acho que todos nós sabemos nos nossos corações, e nós temos que fazer escolhas com compaixão.”
Evanna Lynch
A atriz, conhecida pelo seu trabalho em Harry Potter, é ativista pelos direitos dos animais e segue um estilo de vida vegan desde 2015. Evanna é também a criadora do podcast “The Chickpeeps” que tem o veganismo como tema central.
5.“Quando eu experimentei o veganismo pela primeira vez, eu estupidamente achei que veganismo era apenas uma dieta. Mas quanto mais eu aprendia, mais óbvio ficava que era muito mais do que isso. O veganismo mudou-me. Ensinou-me a olhar além de mim mesma – a considerar como as minhas atitudes afetam os outros – os animais, as pessoas ao meu redor, o planeta no qual vivemos. Para mim, veganismo é consciência.”
Kat Von D
A tatuadora, modelo e empreendedora começou por se tornar vegetariana pela saúde, tornando-se vegan ao assistir o documentário Forks Over Knives. Assim, apesar de no início considerar apenas a sua alimentação, ao longo do tempo tornou-se também numa ativista pelos direitos dos animais. A marca de maquilhagem de Kat é vegan e cruelty-free.
6.”Na minha visão, o estilo de vida vegetariano, pelos efeitos físicos no temperamento humano, beneficiaria muito a raça humana.”
Albert Einstein
O físico foi vegetariano no último ano da sua vida, apesar de ter apoiado estes ideais por grande parte da sua vida, chegando a afirmar a um amigo que antes de ser vegetariano, costumava consumir carne com alguma culpa.
7.“A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser julgados pelo modo como esta trata os animais.”
Mahatma Ghandi
Mahatma Ghandi não consumia carne nem laticínios, sendo contra qualquer tipo de violência. Ghandi acreditava que a morte de animais para consumo era desnecessária e contra os seus princípios.
8.“Eu sou vegano porque amo os animais, e eu não consigo em sã consciência envolver-me com qualquer coisa que cause ou contribua com o sofrimento dos animais. A pecuária tem um grande impacto nas mudanças climáticas, no desmatamento, na água que usamos e em doenças crónicas humanas. Então, embora eu seja vegano pelos animais, esse é um subproduto do veganismo que também é uma forma de salvar a humanidade e nosso planeta.”
Moby
O músico e defensor dos direitos animais é vegan desde 1987. Ele usa as suas plataformas digitais para influenciar os seus seguidores sobre os direitos dos animais e questões ambientais. Ele é dono de um restaurante vegan em Los Angeles, o Little Pine onde angaria fundos para causas relacionadas com os animais.
9.“Ou aprovas violência ou desaprovas, e nada na Terra é mais violento e extremo do que a indústria da carne.”
Morrissey
Morrissey tornou-se num dos porta-vozes do vegetarianismo na década de 80, quando lançou com a sua banda (The Smiths) a música “Meat is Murder: A carne é assassinato”, que fez parte do álbum com o mesmo nome, tendo inspirado pessoas para a compaixão pelos animais. O músico tornou-se vegetariano por volta dos 11 anos, por influência da mãe, também vegetariana. Atualmente, segue um estilo de vida vegan e é defensor dos animais, sendo bastante ativo e posiciona-se contra jardins zoológicos e circos com animais.
10.“Os animais não têm voz, mas eu tenho. (…) A minha voz é para eles. E nunca me calarei enquanto eles sofrerem”.
Ricky Gervais.
O apresentador Ricky Gervais é um vegetariano de longa data. Em 2013, foi eleito a pessoa do ano pela PETA, sendo defensor dos direitos dos animais e mostrando-se várias vezes contra a caça e o uso de pele. Ricky procura usar a sua influência para dar voz aos animais e sensibilizar as pessoas para a causa animal.
Sabias que estas personalidades eram vegetarianas? Qual foi a citação que mais gostaste?
A verdade é que são cada vez mais as celebridades que se assumem como adeptas do veganismo, usando a sua visibilidade para levar outros a refletir sobre a causa animal.
Artigo da autoria de Ana Lúcia Almeida.
Créditos imagem de destaque: Joaquin Phoenix em anúncio de 2019 da PETA.