fbpx

120.000 Vegetarianos em Portugal, número quadruplicou numa década

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Existem pelo menos 120.000 vegetarianos em Portugal, dos quais 60.000 são veganos.

Um estudo estatístico publicado recentemente pela Nielsen revela que o número de Vegetarianos em Portugal quadruplicou na última década, sendo que em 2017 são 120.000 os que seguem uma dieta vegetariana, ou 1,2% da população portuguesa.

O estudo foi patrocinado pelo Centro Vegetariano, que em 2007 chegou à conclusão de que havia 30.000 vegetarianos em Portugal na altura, ou seja, aproximadamente 0,3% da população era vegetariana há cerca de 10 anos. O número cresceu significativamente nesse período.

Os resultados são vistos como muito positivos pela Associação Vegetariana Portuguesa, embora não surpreendentes, pois existiam indicadores confiáveis ​​de que o mercado vegetariano português se expandiu amplamente na última década, bem como o do sector de restauração e pequeno comércio.

Este estudo, que teve uma amostra de 2000 indivíduos residentes em Portugal continental e foi realizado em Setembro de 2017, e também chegou às seguintes conclusões, com uma margem de erro máxima de 2,2%:

  • Mulheres e jovens de 25 a 34 anos são os que apresentam maior tendência a uma alimentação vegetariana ou a abster-se de consumir produtos de origem animal (carne, peixe, ovos e lacticínios);
  • Os resultados sugerem que o consumo frequente de carne e peixe parece ter diminuído, embora ligeiramente na última década, de 79% para 77% e de 76% para 70%, respectivamente, indicando uma tendência a um consumo mais moderado;
  • 0,6% da população segue uma dieta estritamente vegetariana ou vegana (sem comer carne, peixe, ovos ou laticínios). Este número, que corresponde a cerca de 60.000 indivíduos, representa o dobro do número de vegetarianos encontrados no estudo de 2007.

Os resultados completos deste estudo de 2017, incluindo a amostra e a metodologia utilizada, podem ser encontrados no site do Centro Vegetariano . Os resultados do estudo de 2007 podem ser vistos aqui .

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Este artigo foi útil?

Considera fazer um pequeno donativo!

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Ao fazeres um donativo, estarás a ajudar-nos a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana. Muito obrigado!       

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreve a Newsletter!