fbpx

21 Livros Sobre Veganismo Para Crianças: Transmitir Compaixão pelos Animais

Neste artigo, encontras 21 dos melhores livros infantis sobre veganismo para leres em conjunto com os teus filhos ou com crianças que te sejam próximas, e que ensinam sobre compaixão por todos os animais. Disponíveis para venda online.

Partilha este artigo:

1. Alice no País das Lentilhas

Alice no Pais Das Lentilhas

Sinopse: 

Este livro, editado pela Associação Vegetariana Portuguesa, em parceria com a editora Betweien, é “um conto infantil que retrata de uma forma metafórica a felicidade de descobrir a alimentação vegetariana e de desenvolver um respeito pelo ambiente e pelos animais, num recontar divertido do clássico de Lewis Carol, onde as maravilhas são trocadas pelas leguminosas!”

Dirigido a todas as famílias com crianças entre os 4 e os 11, podes adquirir este livro aqui. 

Adicionalmente, poderás estar presente no próximo evento de apresentação do Conto, que irá ocorrer no Porto, no dia 18 de Dezembro. Consulta mais detalhes e confirma a tua presença aqui

2. The Adventures of Esther, the Wonder Pig [As Aventuras de Esther, A Porquinha Maravilha]

20 vegan children's books you should read to your kids

Sinopse: 

A verdadeira história da estrela do momento das redes sociais, Esther, a Porquinha Maravilha, e dos seus dois pais, que inspiraram o best-seller de memórias para adultos do New York Times, está agora disponível num livro ilustrado, com ilustrações adoráveis e uma mensagem de amor.

Quando Steve e Derek adoptaram uma porquinha chamada Esther, não faziam ideia de que ela acabaria por crescer imenso. Quando a sua nova família viu o quão grande e maravilhosa a Esther realmente era, apaixonou-se – e as suas vidas mudaram para sempre.

Em breve, Esther iria crescer demasiado para a sua cama e para o seu pequeno apartamento. A Esther entrava em todos os sítios e mais alguns, incluindo no jardim delicioso do seu vizinho. Consequentemente, a família mudou-se de um pequeno apartamento para uma grande quinta, onde Esther e os seus amigos animais podiam encaixar alegremente (e fazer menos travessuras).

Posteriormente, esta quinta viria a transformar-se no santuário animal Alegremente Esther, um lar para todos os tipos de animais resgatados.

3. I am Jane Gooddall [Eu sou a Jane Goodall]

Uma imagem com mapa

Descrição gerada automaticamente

Sinopse: 

Todos nós podemos ser heróis. Esta é a mensagem inspiradora desta série de livros biográficos ilustrados, do historiador e autor Brad Meltzer. Um conjunto de livros campeão de vendas do New York Times, para idades compreendidas entre os 5 e os 8 anos. Este décimo livro da série apresenta Jane Goodall, a cientista e conservacionista famosa pelo seu trabalho com os chimpanzés.

O livro começa por descrever o que aconteceu depois de Jane Goodall receber um chimpanzé de peluche no seu primeiro aniversário, a partir do qual o seu amor pelos animais começou a crescer. Jane reparou naquilo que existia de comum entre os seres humanos e os animais, não no que nos torna diferentes. Foi esta semelhança que passou a usar para defender os direitos dos animais em todo o lado, tornando-se famosa pelo seu trabalho com os chimpanzés.

Cada livro desta série termina com uma frase de encorajamento, uma citação directa, fotografias, uma linha do tempo e uma lista de fontes de pesquisa.

4. Charlotte’s Web [A Teia de Carlota]

A Teia de Carlota

Sinopse: 

Não percas um dos 100 romances mais queridos da América, seleccionados pelo programa The Great American Read, [A Grande Leitura Americana] da rede de televisão americana PBS. Este apreciado livro de E. B. White, autor de “A história de Stuart Little” e “A Trombeta do Cisne”, é um clássico da literatura infantil que é “quase perfeito”. 

Um porco. Humilde. Radiante. Estas são as palavras em “A Teia de Carlota”, no alto do celeiro de Zuckerman. A teia de aranha de Carlota fala sobre os seus sentimentos por um porquinho chamado Wilbur, que só quer um amigo. Também expressa o amor de uma rapariga chamada Fern, que salvou a vida de Wilbur, que era o mais pequenino da sua ninhada.

5. Hawk, I’m Your Brother [Falcão, sou teu Irmão]

Dic6QM75cZPtBY7mT04fAbqGTBo K Ybxq4H0xtjePwHZz kiMhnu 9vrYJ

Excerto de uma crítica da Amazon: 

Uma história bonita, bem escrita e pungente sobre um rapaz que quer voar e não compreende o porquê de não conseguir. Assim, conhecendo os pássaros como ele conhece, ele quer voar como um falcão. Decide esgueirar-se para a Montanha de Santos e roubar uma cria de falcão de cauda vermelha do seu ninho. O rapaz, Rudy Soto, deseja ser o irmão do falcão para que assim possam aprender a voar juntos. 

No fim do Verão, depois de todos os outros falcões jovens terem aprendido a voar, Rudy acaba por entender que a ave está infeliz por viver numa gaiola com um cordel atado na perna. Rudy percebe que o pássaro não desistirá e anseia pela liberdade. O falcão quer voar. Isso é tudo o que ele sempre quis, tal como Rudy.

Não vou dar o final. Só terá de o ler com os seus filhos e partilhar com eles o que esta história notável tem para oferecer.

Os livros de Byrd Baylor não são apenas para crianças. Os adultos também gostam. São histórias simples sobre a vida no deserto que oferecem uma perspectiva profunda sobre a vida e sobre o que é verdadeiramente importante, muito além dos bens materiais. Este livro é sobre o céu e o vento e a liberdade e a beleza única do deserto”.

6. Buffalo Bird Girl [Menina-Pássaro Búfalo]

Sinopse: 

Esta fascinante biografia ilustrada conta a história da infância da Mulher-Pássaro Búfalo, uma índia Hidatsa nascida por volta do ano de 1839. Através da sua verdadeira história, os leitores aprenderão o modo de vida desta comunidade indígena americana que vivia ao longo do rio Missouri, nos Estados de Dakotas. Esta era uma sociedade cuja sobrevivência e alimentação dependia mais da agricultura do que da caça. 

As crianças identificar-se-ão com a rotina das tarefas domésticas e brincadeiras da menina-pássaro búfalo com os amigos e serão cativadas pelo seu estilo de vida e pelos perigos que o acompanham.

Usando como recurso as obras de Gilbert L. Wilson, que conheceu Buffalo Bird Woman [Mulher-pássaro búfalo] e transcreveu a história da sua vida no início do século XX, o premiado autor-ilustrador S. D. Nelson captou o espírito da menina-pássaro búfalo e o seu modo de vida perdido. O livro inclui uma linha do tempo histórica.

7. Chickpea Runs Way [A fuga da Vaca Chickpea]

Uma imagem com texto, tecido

Descrição gerada automaticamente

Sinopse: 

A vaca Chickpea vive num celeiro superlotado, numa grande quinta. Enquanto os seus amigos e família são levados para um destino incerto, a vaca observa. Um dia, o agricultor conduz Chickpea e todas as outras vacas do espaço ao ar livre para um camião de aspecto assustador, mas Chickpea sabe que não deve ir. Tomando uma decisão numa fracção de segundos, ela salta a vedação e foge para a floresta.

Pela primeira vez na vida, Chickpea descobre o mundo fora da quinta e, graças a uma deliciosa tarte vegana, faz novos amigos que a acolhem com os seus corações amorosos.

A história de Chickpea é inspirada em muitos casos de vacas em fuga da vida real.

8. Squeak, the Squirrel [Squeak, o Esquilo]

Km8kfHkPvHUrg6OVdecXklgucRcDBv6popTcIQA0P9y5uZR7lZn3ju5JDVbFpMbMAIRVmkNcndFJyq w A3qbhjp1HXCrjvBEenRuRL Uq

Sinopse: 

A família de Squeak costumava viver num grande ninho forrado de folhas e erva seca. O pequeno esquilo lembrava-se de uma mãe que amava e cuidava dos seus filhotes. Mas, numa manhã ouve ruídos muito sonoros fora do ninho. “VRRR VRRRR! VRRR VRRRR!” O ramo deles começou a tremer, depois, o ninho caiu todo no chão . . . dois homens estavam a podar a árvore! “Ei, olha”, disse um deles. “Esquilos bebés!”

Squeak sentiu algo grande e molhado a lambê-lo. Agh, o que é que foi isto? A língua de um cão? O cão apanhou o Squeak com a sua boca molhada e correu alegremente pelo pátio. “EEP EEP!” Gritou Squeak. 

Oh, NÃO! O que é que vai acontecer agora ao Squeak e ao seu irmão e irmã? Descobre em Squeak the Squirrel, que se baseia na história verdadeira de um esquilo de resgate chamado Squeak.

O livro, ilustrado a cores de forma muito bela, pela autora Rhonda Van, encantará qualquer criança ou sala de aula, enquadrando-se perfeitamente nas disciplinas escolares para uma educação humana ou discussões sobre a compaixão. 

Excelente para idades a partir dos sete anos, Squeak the Squirrel é uma óptima escolha para a hora de dormir, sala de aula, ou leitura de aventuras a solo.

9. Libby Finds Vegan Sanctuary [Libby Encontra um Santuário Vegan]

pTWMWBhZFa7raGKZIryTCx oEJa aJV4kH3KHhtD6irPTXIxiLnilk7IDD45isSZuYcG0z4YVGoSRc JiPEFOw8 gFdsFkU AaDDB3Af9ITkKi7dFFsRziRoyWxxE1lp lVM0iQi

O primeiro livro jogo de tabuleiro para pequenos leitores veganos! “Libby finds vegan Sanctuary” [Libby encontra um santuário vegan] é a história de como um peru inspira compaixão e, em última instância, encontra segurança.

Através de páginas coloridas e de uma história simples, adequado para mãos pequenas, o livro de tabuleiro ajuda as crianças a compreender o significado de santuário e explora, de forma levezinha, a ideia de escolher evitar magoar ou provocar danos a outros seres vivos.

A história é baseada num peru resgatado na vida real, Libby, que vive num santuário de animais, na Flórida.

10. That’s not My Momma’s Milk [Este não é o Leite da minha Mamã]

Uma imagem com mapa

Descrição gerada automaticamente

Sinopse: 

“That ‘s not my moma’s milk” [Este não é o leite da Minha Mamã] é um livro infantil de tabuleiro para o mais novo dos leitores. Através de linguagem simples, repetitiva e belas ilustrações, as crianças são apresentadas a vários animais que estão a amamentar as suas crias.

Este livro ensina a compaixão por todos os seres vivos e mostra a ligação inconfundível que todas as mães têm com os seus filhotes. Um livro maravilhoso que ajuda as famílias a ensinar às crianças que o leite de uma mãe está reservado para o seu bebé.

11. É por isso que Não Comemos os Animais [That’s Why we don´t Eat Animals]

AxpuUtW7VFwT0XxCsxFZ1Nm5SbG N44CNPnng7bIAmTNby y5ZzVCwCIMO3NA7lZl 0FeOnSpXnJykNz8swnk7BAh gP5FYQ3zn s8Fr2V5XEqbLlMQX1OiRK4u9Pwestc7zaQJ

Sinopse: 

“É por isso que Não Comemos Animais” usa trabalhos de arte coloridos e textos animados para introduzir o vegetarianismo e o veganismo aos primeiros leitores (idades compreendidas entre os seis e os 10 anos).

Escrito e ilustrado por Ruby Roth, o livro apresenta um encantador elenco de animais, porcos, perus, vacas, codornizes, tartarugas e golfinhos. Estas criaturas são mostradas tanto no seu estado natural – enraizando-se, criando laços, aconchegando-se, acariciando-se uns aos outros e cativando-se mutuamente com os seus instintos e rituais familiares –, como nas condições terríveis de uma quinta industrial. O livro também descreve os efeitos nefastos que o consumo de carne tem sobre o ambiente.

Uma secção à parte, intitulada “O Que Mais Podemos Fazer?”, sugere formas para que as crianças possam aprender mais sobre os estilos de vida vegetarianos e vegans, tais como: “Celebrar a Acção de Graças com uma festa vegan” ou “Comprar roupa, sapatos, cintos e sacos que não sejam feitos de couro ou outras peles de animais”.

Este livro compassivo e informativo oferece, quer uma leitura divertida, quer um recurso para inspirar pais e filhos a falar sobre um assunto oportuno e cada vez mais importante.

Site Oficial do livro original “That’s Why We Don’t Eat Animals”: http://wedonteatanimals.com/

12. V is for Vegan: The ABCs of Being Kind [V de Vegan: O ABC para Ser Gentil]

DQnbNnq2XhvawZIZ3RsH8B VRhhqq4iKHewGT SA43QO

Sinopse: 

Introduzindo crianças de três a sete anos no “ABC” de um estilo de vida compassivo, V Is for Vegan [V de Vegan: o Abc para ser Gentil] é obrigatório para pais veganos e vegetarianos, professores e activistas!

A aclamada escritora e artista, Ruby Roth, traz a sua perspectiva característica e bom humor a um tema controverso e desafiante, apresentando os princípios básicos dos direitos dos animais e da dieta vegan num formato fácil de entender e de ensinar.

Através de rimas memoráveis e ilustrações encantadoras, Roth apresenta aos leitores os principais grupos alimentares aptos para veganos (cereais, feijões, sementes, frutos secos, vegetais e frutas), bem como alguns conceitos mais abrangentes, como a protecção dos animais e do ambiente.

Sendo certo que provocará gargalhadas e aprendizagem, “V Is for Vegan” irá aumentar a confiança das crianças veganas prestes a entrar na escola e ajudar os adultos a explicar a sua visão ética do mundo, de forma que as crianças pequenas compreendam.

13. Sprig the Rescue Pig [Sprig, o Porquinho Resgate]

XDUSPYV0aCzarXFNnl5cLrS

Sinopse: 

As coisas não parecem estar boas para a Sprig, que está encaixotado num camião em alta velocidade com dezenas de outros porcos. Ele não sabe para onde estão a levá-lo, mas o seu nariz sabe que há alguma coisa melhor lá fora.

Assim, com um salto espetacular, melhor dizendo, com mais de um tombo, Sprig parte numa aventura centrada em si, que o conduz até ao seu novo melhor amigo, uma rapariga chamada Rory.

Inspirado por acontecimentos reais, este conto levezinho apresenta às crianças um porco inteligente e curioso que encontra o seu caminho para um santuário de animais.

O livro inclui uma secção bónus chamada “Mais Sobre Porcos”, onde os leitores curiosos aprenderão que os porcos são suficientemente inteligentes para jogar videojogos, gostam de dormir em aconchegantes amontoados de porcos, correm muito depressa e outros factos espantosos.

“Sprig the Rescue Pig” é o primeiro livro infantil da série Stone Pier Press’ Farm Animal Rescue, sobre animais da quinta, perfeito para idades compreendidas entre os 4 e os 7 anos – e foi lançado na Primavera de 2018.

14. Gwen the Rescue Hen [Gwen, a Galinha Resgate]

zq9TrhqG0rnHFgYhixCFAHBeaIbDeevTSmGm5iqbqImGHCSh62Qz4MUZHIRtNaJKSxlWZyzrU Sti1rWGfDLMfpkCckw4mCqqkDjGS8WTuLqWBmJPUFmLAipJxHnnG32Bflo H5M

Sinopse: 

Gwen passou a sua vida toda num grande galinheiro de galinhas poedeiras, por isso sabe muito pouco sobre o que as galinhas podem fazer (além de porem ovos, claro). Um furacão fatídico vira o seu mundo ao contrário e para os lados, acabando por aterrar num novo e estranho lugar, que não tem nada a ver com o galinheiro.

Usando a sua inteligência e superpoderes de galinha, Gwen esquiva-se ao perigo em cada curva até se encontrar em segurança e fazer amizade com um rapaz chamado Mateo. Juntos, descobrem o quão realmente extraordinária é uma galinha comum.

O livro inclui uma secção bónus chamada “Mais Sobre as Galinhas”, onde os leitores curiosos podem aprender que as galinhas têm uma visão extraordinária, uma linguagem complexa de 24 sons e que são descendentes de dinossauros, entre outros factos divertidos.

“Gwen the Rescue Hen” é um livro perfeito para idades compreendidas entre os 4 e os 7 anos. 

15. Veganismo é Amor, Ter coração e Agir [Vegan is Love, Having Heart and taking Action]

imagem

Sinopse: 

Em “Veganismo é Amor”, a autora-ilustradora Ruby Roth apresenta o veganismo aos jovens leitores, como um estilo de vida baseado na compaixão e acção. Alargando o âmbito do seu popular primeiro livro “É por isso que não comemos animais”, Roth ilustra como as nossas escolhas diárias se podem propagar local e globalmente, transmitindo o que podemos fazer para proteger os animais, o ambiente e as pessoas em todo o mundo.

Ruby Roth explora as diversas oportunidades que temos para tomar decisões de uma forma ética, nomeadamente: recusar produtos testados em / ou feitos a partir de animais; evitar parques marítimos de diversão (ou mesmo oceanários), circos, corridas de animais e jardins zoológicos; escolher comprar alimentos orgânicos e biológicos; e mais. A mensagem de Roth é directa mas sensível, focando-se no que significa “colocar o nosso amor em acção”.

No final do livro, são ainda apresentados recursos e sugestões para que as crianças aprendam a agir de forma autónoma, sendo este o próximo passo para que adultos e crianças possam criar um mundo mais sustentável e compassivo.

16. Not a Nugget [Não sou um Nugget]

jC YfajbG aHCBbIHwrl4snCHVhwBFQce1qlBfVfsBGoLJR1u3cWMOXyA7diE4 U5HvU4Ws5Lxg FZu1Nebc8t Qq3XNJ EP4eYCSJl2OmAmwM6 xyK

Sinopse: 

Comida ou amigo? Através de factos divertidos sobre animais e ilustrações encantadoras, “Not A Nugget” mostra às crianças uma maneira diferente de ver os animais e a sua comida. 

Com um prefácio especial de Gene Baur, fundador do Farm Sanctuary [uma quinta Santuário de Animais], este livro é um recurso educativo para os pais e professores apresentarem a vida vegetariana e vegan às crianças.

17. The Vegan Alphabet Book: Let’s Learn the Alphabet – Vegan Style [O Alfabeto Vegan: Vamos Aprender o Alfabeto – ao Estilo Vegan]

Uma imagem com texto, ClipArt

Descrição gerada automaticamente

Sinopse: 

Let’s Learn the Alphabet – Vegan Style!” [Vamos aprender o alfabeto – ao Estilo Vegan!] O Livro Um, “The Vegan Alphabet” [O Livro do Alfabeto Vegan], junta o Tofu e o Tempeh e muitas outras personagens veganas, enquanto aprendem o alfabeto… ao estilo vegan! Este livro não é apenas sobre frutas e vegetais; muitos dos produtos mencionados são desconhecidos para a generalidade das pessoas, todavia, são bem conhecidos pelas pessoas veganas, sendo até os seus favoritos na cozinha.

Este livro vem com um audiolivro de bónus, em que escutarás sinos para virar a página e música! Lido pela autora E.E. Bertram (também conhecida como Esther). Esther adora animais e foi vegetariana durante 10 anos, sendo vegana há 20. Na página dos downloads encontras o teu audiolivro complementar.

18. We All Love: A Book for Compassionate Little Vegans and Vegetarians [Todos Nós Amamos: um Livro para os Veganos e Vegetarianos mais Pequenos]

Uma imagem com texto, mapa

Descrição gerada automaticamente

Sinopse: 

We all Love” é um livro para crianças de coração terno que querem viver um estilo de vida compassivo. Explora as primeiras fases da empatia, nas quais aprendemos a reconhecer as coisas que temos em comum. Ao encontrarmos as nossas semelhanças, podemos começar a ter conversas sobre a empatia e como podemos viver compassivamente através de um estilo de vida vegetariano ou vegan.

19. I’m a Supervegan: a Confidence-Building Children’s Book for our Littlest Vegans [Sou uma Supervegan: um Livro de Criação de Confiança Infantil para os Veganos mais Novos]

J 1VSV3AuFSHZo6oQ3T2pX19EXeEcIny36s5ZL4BJfCXh7PO2ShTbG79bL0u jW6pq4c1RsMYKQaS7KOoAnKBZoYlb8j Pr0rtrLC7 1gFrZir25VnxeazPDznoKti E027XySMV

Sinopse: 

 Elizabeth quer ser uma super-heroína quando crescer. Mas será que ela tem o que é preciso?

Através de ilustrações vibrantes e rimas lúdicas, “I’m a Supervegan” usa a maravilha da imaginação infantil para mostrar a viagem de Elizabeth através da insegurança. 

No final, Elizabeth percebe que, ao comer vegetais e ao fazer escolhas compassivas, é uma menina corajosa, atenciosa e inteligente. Elizabeth tem sido uma supervegan desde sempre!

Tens procurado uma forma suave, positiva e divertida de explicar ao teu filho ou filha como é especial ser-se vegan? Queres aumentar a confiança do teu pequeno ou pequena vegan para as situações em que amigos ou familiares questionam os seus hábitos alimentares? Mostra ao teu filho ou tua filha que é um super-herói ou super-heroína todos os dias, salvando animais. Eles são supervegan!

20. No Green Eggs or Ham: A Vegan Parody [Sem Ovos Verdes ou Presunto: uma Paródia Vegan]

Uma imagem com mapa

Descrição gerada automaticamente

Sinopse: 

Gostaria de ovos verdes ou presunto?” Este Brontossauro Vegan, não! Neste livro engraçado, a personagem Dr. Seuss Parody Pam-I-Am tenta convencer Valen, um dinossauro vegano, a comer ovos verdes ou presunto.

Lê como Valen se mantém fiel às suas crenças, enquanto dá a saber a Pam-I-Am o motivo por detrás das suas escolhas alimentares. Este livro é uma excelente forma de apresentar a vida compassiva a crianças de todas as idades, através de ilustrações e rimas divertidas.

21. Lena of Vegitopia and the Mystery of the Missing Animals [Lena de Vegitopia e o Mistério dos Animais Desaparecidos]

Uma imagem com mapa

Descrição gerada automaticamente

Sinopse: 

“Lena of Vegitopia and the Mystery of the Missing Animals” é um conto de fadas com a temática vegan. É a história de uma menina corajosa que defende os amigos animais da sua terra e os salva de serem comidos. O livro promove mensagens de bondade, compaixão e acção. Demonstra ainda que podem acontecer coisas mágicas quando se aproveita o poder da alimentação vegetariana. 

Nota: Nos livros traduzidos para português, encontras ligações para adquirires a versão portuguesa.

Adaptado da página Vegan News TM

Traduzido por Ana Luísa Pereira

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!