fbpx

5 Dicas para passar um Natal Vegetariano com a Família

Partilhamos algumas dicas para que possas usufruir do teu Natal vegetariano com a família, sem preocupações. Estas dicas são úteis para lidar com não vegetarianos em quaisquer situações!

Partilha este artigo:

Para quem é vegetariano, e principalmente para os mais iniciantes, o Natal pode ser uma época de adaptações.

Dependendo de cada contexto familiar, há pessoas que apoiam a nossa transição para uma alimentação vegetariana estando abertos a novos pontos de vista e formas de alimentação, mesmo não tendo interesse em se tornarem vegetarianos como tu. 

Por outro lado, é comum alguns familiares terem preconceito em relação ao vegetarianismo. Muitas vezes, esse preconceito advém de falta de conhecimento e não por maldade. Para muitos, a altura da refeição é mais do que apenas comer, mas algo cultural. Rejeitarmos um prato confeccionado para nós pode ser visto como ofensivo para quem não conhece as razões. Lembra-te que enquanto tu mudaste a tua maneira de pensar completamente, nem todos tiveram essa mudança de pensamento, uma vez que vivemos num mundo com uma ótica quase diametralmente oposta ao vegetarianismo, em que a exploração animal é normalizada.

De qualquer das formas, mesmo que nem todos te apoiem na tua decisão, é possível passares esta época festiva de uma forma pacífica.

Algumas Dicas para o teu Natal com a Família Não Vegetariano

Neste artigo, partilhamos algumas dicas para que possas usufruir do Natal sem preocupações, principalmente se passares o Natal com a tua família. Se não for o caso, estas dicas aplicam-se também ao dia a dia comum:

1. Leva contigo refeições vegan deliciosas que possas partilhar com os outros. Uma das melhores maneiras de tornar o vegetarianismo mais aceite e acessível é de dares a experimentar a tua comida, de forma a mostrares o quão saborosa pode ser a alimentação vegetariana! Em vez de levares comida só para ti, leva para os outros provarem também. Esta é uma ótima forma de incluíres a tua família e de desmistificar alguns estereótipos da alimentação de base vegetal;

2. Oferece-te para cozinhares com a tua família. Dependendo da abertura da tua família, podes dar dicas de substituições simples. Por exemplo, nalgum prato que normalmente usariam leite, sugere o uso de bebida vegetal! Cozinhar em conjunto receitas vegan com alguém que não o é, pode ser uma ótima forma de eles se sentirem incluídos e de aprenderem mais sobre a alimentação vegetariana;

3.Caso não queiras cozinhar, podes sempre comer o que está disponível de origem vegetal. Muitos alimentos comuns na ceia de Natal são já por natureza aptos para vegetarianos como os legumes e os acompanhamentos (arroz e batata, por exemplo). Podes optar pela via mais simples e aproveitar o que já existe na mesa, excluindo apenas os alimentos de origem animal;

4. Sê gentil e respeitador. Caso algum familiar critique o teu estilo de vida, demonstra sempre educação e respeito, mesmo que discordem de ti.  Na maioria das vezes, as pessoas não se sentem inspiradas a mudar o seu estilo de vida ao serem forçadas. Reações negativas para que as pessoas vejam o nosso ponto de vista, normalmente afasta-as ainda mais. Por outro lado, ser um bom exemplo de bondade com uma atitude positiva torna mais fácil as pessoas apoiarem-te. Não leves para o lado pessoal e não imponhas as tuas ideias à força!

5. Informa-te. Quanto mais informado te encontras sobre assuntos relacionados com a alimentação vegetariana e o veganismo, melhor poderás responder a eventuais dúvidas. Uma boa fonte de informação deste tipo de dados é o canal de youtube Earthling Ed, onde as questões mais comuns sobre o veganismo são respondidas. Aborda esses temas caso alguém te pergunte com interesse genuíno e não em jeito de crítica. Lembra-te de nunca criticar o que os membros da tua família estão a comer. Trata a alimentação deles como gostarias que tratassem a tua, a melhor maneira de sermos respeitados, é respeitando os outros.

Por fim, não te esqueças: não te preocupes em demasia! Uma atitude positiva é meio caminho andado para que tudo corra bem. O mais importante é que te sintas bem e que passes bons momentos (no Natal e não só). Feliz Natal!

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!