fbpx
8_livros_essenciais_vegetarianismo

8 Livros Essenciais Sobre Vegetarianismo e Veganismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

As nossas recomendações de livros sobre vegetarianismo e veganismo, para quem está a introduzir-se ao tema.

Há muito para explorar no mundo do vegetarianismo e veganismo. Seja no que diz respeito à cozinha propriamente dita ou ao âmbito da ética, onde se incluem temas como a exploração pecuária, os direitos dos animais, o impacto ambiental do consumo de animais, entre outros, a verdade é que há cada vez mais informação disponível.

Os primeiros passos na mudança para uma alimentação de base vegetal  podem parecer difíceis, mas nada como a informação para facilitar o processo. Não faltam documentários disponíveis online mas a oferta de livros também é grande. Segue então uma lista de sugestões.

AVP - 8 Livros Essenciais Sobre Vegetarianismo e Veganismo

1. Como Não Morrer, Dr. Michael Greger (Lua de Papel, 2016)

O médico norte-americano Michael Greger é mundialmente conhecido por ser o fundador da plataforma online Nutrition Facts, dedicada à divulgação de informação científica sobre nutrição. No seu livro “Como Não Morrer” defende a importância da alimentação na prevenção das 15 doenças com maior mortalidade nos EUA, dando a conhecer, para cada uma dessas doenças, o poder de determinados alimentos para as evitar e/ou curar. Não sendo especificamente sobre a alimentação vegetariana, a verdade é que, em Como Não Morrer, Michael Greger aponta os alimentos integrais, de origem vegetal, como a maior fonte de saúde. Trata-se de uma leitura quase obrigatória para quem quer saber mais sobre nutrição e saúde.

AVP - 8 Livros Essenciais Sobre Vegetarianismo e Veganismo

2. Porque gostamos de cães, comemos porcos e vestimos vacas, Melanie Joy. (Bertrand Editora, 2009)

Melanie Joy usa o seu conhecimento enquanto psicóloga social para dar a conhecer a realidade da criação e exploração animal resultante dos hábitos alimentares e culturais da população ocidental. A autora, responsável pela criação do conceito “carnismo” associado à distinção que é feita entre os animais que se podem comer e os que são vistos como animais de estimação, dá ainda a conhecer o impacto negativo da criação animal na vida dos trabalhadores desta indústria e no meio ambiente. São estas as temáticas, sustentadas pela psicologia e pela sociologia, que preenchem as páginas do livro, baseado em 20 anos de investigação sobre hábitos alimentares.

AVP - 8 Livros Essenciais Sobre Vegetarianismo e Veganismo

3. Comer Animais, Jonathan Safra Foer (Bertrand Editora, 2010)

Por si só, o título “Comer Animais” chama a atenção nas prateleiras de uma livraria, mas o conteúdo do livro também não deixa ninguém indiferente. As interrogações morais de Jonathan Safra Foer sobre o consumo de animais quando se viu confrontado com a parentalidade são a base deste livro, considerado pelo jornal norte-americano San Francisco Chronicle como “um trabalho de filosofia moral”. São 336 páginas que convidam à reflexão sobre a alimentação “tradicional” e a decisões mais ponderadas e mais conscientes na hora de escolher o que comer.

AVP - 8 Livros Essenciais Sobre Vegetarianismo e Veganismo

4. Semear o Futuro, Ivone e Joep Ingen Housz (Editora IN, 2019)

Ler o livro “Semear o Futuro” é fazer uma visita virtual à Quinta das Águias, uma organização sem fins lucrativos em Paredes de Coura, fundada por Ivone e Joep Ingen Housz. A compaixão por todos os seres – na quinta vivem mais de 130 animais de diferentes espécies recolhidos de situações de perigo -, a sustentabilidade, a preservação de sementes de plantas autóctones e a alimentação vegetariana são alguns dos princípios defendidos por esta organização. O livro conta com uma secção de receitas vegetarianas que fazem sucesso entre os que passam pela Quinta. De sublinhar também que os autores deste livro são os promotores do Congresso Internacional Paredes de Coura Veg, que uma vez por ano leva à vila ativistas, nutricionistas, atletas e outros intervenientes ligados ao vegetarianismo.

Ler mais
De acordo com a Google, o Veganismo é agora mais popular do que o Vegetarianismo.

AVP - 8 Livros Essenciais Sobre Vegetarianismo e Veganismo

5. Vegetal a 100%, de Oksana Zagoruy (Influência, 2020)

Oksana Zagoruy, autora do blog Dicas da Oksi e Health-coach de nutrição integrativa, partilha em “Vegetal a 100%” muitos dos seus conhecimentos sobre a alimentação de origem vegetal com ingredientes naturais, não processados. Além de uma parte introdutória com informação nutricional, entre as 90 receitas deste livro, constam algumas de produtos “básicos” na alimentação vegetariana, como bebidas vegetais, o tofu ou a manteiga vegan, mas também as de outros alimentos saudáveis, como os fermentados (kombucha, iogurtes ou queijos) e, claro, também há lugar para receitas de refeições principais para o dia-a-dia e ocasiões especiais. Se gosta de cozinhar de forma saudável, este livro pode ser uma boa aquisição para as prateleiras lá de casa.

AVP - 8 Livros Essenciais Sobre Vegetarianismo e Veganismo

6. O Vegetariano, Sandra Gomes Silva (Oficina do Livro, 2020)

Publicado pela nutricionista Sandra Gomes Silva – vegetariana e coautora de diversos manuais sobre este tipo de alimentação da Direção-Geral da Saúde -, o livro “O Vegetariano” assume-se como um guia para uma alimentação vegetariana, saborosa e saudável. Distingue-se de outros livros da área por ser muito mais informativo, apesar de ter também várias receitas. Mitos como a falta de proteína nos alimentos de origem vegetal ou a relação destadita e défices nutricionais de ferro ou de vitamina b12, por exemplo, são esclarecidos pela nutricionista. É um bom investimento para quem quer saber mais sobre nutrição.

AVP - 8 Livros Essenciais Sobre Vegetarianismo e Veganismo

7. As 5 Cores da Cozinha Saudável, Vânia Ribeiro (Lua de Papel, 2017)

Preencher o prato com base nas cores dos alimentos, sempre naturais e de origem vegetal, é o propósito deste livro, escrito por Vânia Ribeiro, autora do blog Made by Choices. Para a naturopata, as cores ou pigmentos dos alimentos transmitem não só diferentes estímulos, como também diferentes fitonutrientes, para diferentes funções do nosso organismo, desde a proteção do sistema imunitário à eliminação de toxinas. Este é um livro essencialmente para quem se interessa pela alimentação saudável e gosta de fazer pratos bonitos.

AVP - 8 Livros Essenciais Sobre Vegetarianismo e Veganismo

8. Vegan Para Todos, André Nogueira e Rita Parente (Editora IN, 2018)

Em “Vegan Para Todos”, André Nogueira e Rita Parente mostram que fazer uma alimentação 100% vegetal é fácil, delicioso e acessível a qualquer pessoa disposta a arregaçar as mangas e seguir as suas receitas na cozinha. O casal, também autor do blog Cocoon Cooks, partilha neste livro mais de 80 receitas para diferentes ocasiões – há bolachas, smoothies, biryani de legumes e muitas sobremesas soberbas, tudo feito com plantas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Este artigo foi útil?

Considera fazer um pequeno donativo!

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Ao fazeres um donativo, estarás a ajudar-nos a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana. Muito obrigado!       

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreve a Newsletter!