fbpx
Pesquisar
Logótipo AVP Associação Vegetariana Portuguesa

9 Factos que Mostram Que Os Porcos São Parecidos com os Cães

9 Factos que Mostram Que Os Porcos São Parecidos com os Cães
9 Factos que Mostram Que Os Porcos São Parecidos com os Cães

Partilha este artigo:

Mas será que nós queremos realmente comer porcos, ou fazer-lhes festinhas? Aqui estão 9 razões que mostram o quão parecidos eles são aos cães:

1.Eles são sencientes

https://s35930.p1154.sites.pressdns.com/wp-content/uploads/2017/11/pig-e1513679127649.jpg

A senciência pode ser definida como: “ter a capacidade da percepção dos sentidos; consciente/caracterizado pela sensação e consciência”. Tanto os porcos como os cães enquadram-se na categoria de senciência animal.

No entanto, as definições não resumem o verdadeiro espírito de um ser – a simples observação da demonstração de afeto em relação a outros seres deveria fornecer mais do que prova suficiente da afirmação. Tal como os cães e humanos, os porcos têm, sem dúvida, sentimentos, emoções, memória sustentada, individualidade, instinto de sobrevivência e consciência. 

2.Eles são inteligentes

Sabias que os porcos conseguem reconhecer-se no espelho? Sim, eles são seres altamente inteligentes, ainda mais do que um cão ou gato. De facto, o porco é o quarto animal mais inteligente da Terra. 

A NBC News relatou que “porcos foram treinados para mover um cursor num ecrã com os seus focinhos e usaram o cursor para distinguir rabiscos que eles conheciam de outros que eles estavam a ver pela primeira vez. Eles aprenderam a tarefa tão rápido como os chimpazés”. Os porcos podem até jogar videojogos, que são demasiado complexos para uma criança de 3 anos. 

3.Eles são sociais com a sua família 

https://s35930.p1154.sites.pressdns.com/wp-content/uploads/2017/08/piglets-suckling-e1502645319669.jpg

Os porcos conseguem reconhecer 20 sons trocados dentro dos seus grupos sociais. Tal como nas famílias humanas e nas matilhas de cães, os grupos de porcos têm uma hierarquia social.

“Os nossos resultados sugerem que os porcos podem desenvolver comportamento social competitivo bastante sofisticado, semelhante ao visto em algumas espécies de primatas”. 

Dr. Mike Mendl da Bristol University

Tal como os cães (e outros animais), os porcos criam as suas crias com amor. Eles formam famílias e gostam de estar juntos uns dos outros.

4.Eles amam festinhas na barriga

https://s35930.p1154.sites.pressdns.com/wp-content/uploads/2017/12/pot-belled-pig-e1513670800227.jpg

Já alguma vez viste um cão cair de costas, a implorar por festinhas na barriga? Bem, os porcos fazem o mesmo! Vídeos como este vão derreter o teu coração.

Quando um animal se põe de costas por sua vontade, e a sua linguagem corporal reflete movimentos positivos como gestos afetuosos e carinhosos, este é um ato social e demonstra que o animal confia em ti. 

5.Eles adoram brincar

https://s35930.p1154.sites.pressdns.com/wp-content/uploads/2017/07/pigs-e1513680372689.jpg

Os porcos adoram brincar, tanto quanto poderás ter visto os teus companheiros caninos a se divertirem! Tendo em conta que os porcos têm disposição social e inteligência, é lógico que eles são brincalhões também. 

Apesar de os porcos serem frequentemente associados à ideia errada de que se rebolam na lama para brincar, eles fazem isso para se arrefecer, uma vez que os porcos não têm glândulas sudoríparas. O comportamento de brincar dos porcos não é muito diferente do dos cães!

6. Eles amam apanhar sol

https://s35930.p1154.sites.pressdns.com/wp-content/uploads/2017/12/Pot-Bellied-Pig-Pig-Dozing-Sun-Relaxed-Thick-431747-e1513671216651.jpg

A lama age como um protetor solar natural, razão pela qual os porcos se sujam, para depois se secarem com uma soneca relaxante ao sol. Os porcos podem passar horas só a apanhar sol. Não encontramos vídeos de porcos a apanharem banhos de sol. Infelizmente, muitos porcos passam a vida confinados a pequenos espaços e não têm este luxo.

7. Eles conseguem aprender truques

https://s35930.p1154.sites.pressdns.com/wp-content/uploads/2017/08/piglet-1326946_1280-e1513680611597.jpg

“Os porcos estão entre os animais mais rápidos a aprenderem uma rotina nova, e os porcos conseguem fazer muitos truques: saltar, sentar e levantar, rodar e fazer sons que soam a palavras, estender tapetes, abrir e fechar gaiolas, jogar videojogos com comandos, entre outros.  Os porcos também demoram a se esquecerem destes truques”, relatou o The New York Times. 

8. Eles gostam de novas aventuras

Os porcos ficam facilmente deprimidos ou aborrecidos se eles viverem as suas vidas confinados à mesma pequena área – tal como as jaulas da indústria da pecuária. Eles adoram passear ao ar livre ao sol e explorar áreas novas, tal como cãezinhos curiosos. 

Normalmente, a única vez que os porcos podem experienciar a luz do sol é a caminho do abate, após uma curta vida confinada a uma jaula desconfortável.

9. Eles são apaixonados por comida

https://s35930.p1154.sites.pressdns.com/wp-content/uploads/2017/12/fat-pig-grass-e1513671348599.jpg

O dia em que porcos (ou cães) recusarem comida, é o dia em que os porcos ganham asas, certo? Os porcos comem de tudo o que lhes aparece à frente, algo que os donos de cães conhecem bem também. Não é por acaso que os porcos têm a reputação de serem animais gordinhos! 

Artigo original: LiveKindly

Tradução: Ana Lúcia

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!