A Nossa Equipa

Nuno Alvim - Direcção e Gestão de Projectos
Verdura preferida: Couve-Galega
Acredito apaixonadamente que uma alimentação de base vegetal é, para além de indispensável a se evitar o sofrimento desnecessário dos animais, também fundamental para a sustentabilidade dos ecossistemas. O meu envolvimento com a AVP iniciou-se em 2015, quando arranquei uma petição que acabou por levar à aprovação da lei da opção vegetariana nas cantinas públicas. Desde então estou envolvido activamente em trabalho de lobbying e sensibilização. O que mais motiva, pessoalmente, é a redução do sofrimento de todas as formas de vida.

Joana Oliveira - Gestão e Coordenação de Campanhas
Verdura Preferida: Bróculo
Após e durante o meu percurso académico, nas áreas de Economia e Gestão, fui seguindo caminhos profissionais desafiantes. Tive a oportunidade de colaborar com projetos e organizações que me enriqueceram, permitindo-me a obtenção de inúmeras competências e aptidões. No entanto, a cada dia que passava, me sentia mais sensibilizada perante o que ocorria diariamente no mundo. Sabia o quão era urgente a nossa mudança de hábitos, a importância de passarmos a ser justos e éticos em prol dos animais, e de salvaguardarmos o planeta.

Catarina Chavinha - Comunicação e redes sociais
Verdura preferida: Espargos
Nasci em 1994 e cresci em Vieira de Leiria, no distrito de Leiria. Sou formada em Marketing. Aos 20 anos já tinha uma alimentação maioritariamente vegana e, mais recentemente, decidi juntar-me à AVP e contribuir para ajudar a causa a chegar a cada vez mais pessoas. Acredito verdadeiramente que esta é a posição mais saudável, sustentável e altruísta que podemos tomar na vida, e vou sempre esperar pelo dia em que todos tomam consciência do quão simples é valorizar a vida do outro, seja ele humano ou não.

Mónica Milheiro - Ilustração & Design
Verdura Preferida: Couves-Bruxelas
Sou a Mónica, tenho 21 anos e sou licenciada em Design Multimédia. Tomei interesse neste estilo de vida há uns anos atrás quando reflecti sobre as minhas acções e consumos e como isso reflectia no mundo à minha volta. Estou muito agradecida de fazer parte desta associação e feliz de criar conteúdo que incentive reflexão.

Ivo Araújo - Certificação V-Label
Verdura preferida: Todas
Nasci em 1983, no distrito de Lisboa e sempre me revi com o resto de toda a natureza à minha volta. As memórias que tenho da minha infância e adolescência envolvem sempre os animais que a minha família, inevitavelmente, fazia questão de acolher. Almejando eu a minoração do sofrimento, vejo o veganismo como um dos meios de chegar a esse fim e, como tal, revejo-me na plenitude com a mensagem que a Associação Vegetariana Portuguesa intenta transmitir.

Irina Maia - Certificação V-Label
Verdura Preferida: Ainda não se sabe
Nasci em Lisboa em 1980 e comecei cedo a preocupar-me com questões ambientais e com a causa animal. Enquanto adolescente fui uma ambientalista dedicada e facilmente percebi a importância de aderir ao vegetarianismo (e lentamente ao veganismo) como mais uma forma de ser coerente com os meus princípios de respeito pelo ambiente e pelos animais. É extremamente gratificante poder fazer parte de algo que em tudo é coerente com o meu modo de estar na vida e que potencialmente ajuda outros também neste caminho.

Cristina Granjo - Certificação V-Label
Verdura preferida: Espinafres
Nasci em 1984 em Miranda do Douro e vivo no Porto desde os meus 17 anos. Formei-me em microbiologia e todo o meu percurso profissional foi na área da segurança e qualidade alimentar. Apesar de crescer num meio onde os animais são a fonte privilegiada de alimentação, desde cedo que tentei fugir da mesma e perceber quais alternativas poderia adotar. Sou apaixonada por animais e pelo seu bem-estar. Juntei-me à AVP para partilhar o meu conhecimento em prol do bem-estar animal e aprender com as empresas parceiras e colegas que partilham os mesmos ideais.

Carolina Mesquita - Projecto Prato Sustentável
Verdura Preferida: Couve-Coração
Sou gestora de projectos, e sou motivada pelo triplo impacto positivo da alimentação vegetariana, com primazia para o a vertente ética do bem-estar animal. Juntei-me à AVP em 2020, com o projecto Proteína Verde, e posteriormente ao projecto Prato Sustentável. Tenho um Mestrado de Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade do ISCTE-IUL. Sou também Licenciada em Administração e Gestão de Empresas na Católica-Lisbon. Escrevi um livro (As Matriarcas) sobre idosas nas aldeias portuguesas, fui co-fundadora da Associação Sustainable Food Days e gosto de correr em Monsanto.

Joana Machado - Projecto Abrir de Asas
Verdura Preferida: Espinafres
Nasci no Porto e sempre vivi na cidade. Estudei Educação Social porque acreditava que podia contribuir para mudar a vida de pessoas que precisassem de apoio. Com o passar dos anos, comecei a aperceber-me que os animais são outras vítimas silenciosas das injustiças no mundo e decidi que ia contribuir para lhes dar voz, juntando-me a associações de proteção animal e ajudando no que fosse necessário. Sabia que o amor que me transmitem o meu cão e os meus 9 gatos, não poderia ser exclusivo da espécie. Juntar-me à AVP é mais um contributo e uma promessa de continuar a ser a voz dos que mais precisam.

Pedro Ribeiro - Projecto Proteína Verde
Verdura Preferida: Couve Portuguesa
Nasci em 1971 no distrito de Setúbal. Tomei inicialmente contacto com o modo de alimentação vegetariano, num primeiro momento, por influência das filosofias orientais de meditação, durante o meu percurso de formação académico na Faculdade de Ciências de Lisboa, e posteriormente através da prática Budista. Durante toda a minha infância e adolescência tive um contacto directo com os animais, e com o seu sofrimento, que observava de muito perto aquando das férias escolares na Cova da Beira – Serra da Estrela – durante as várias matanças que aconteciam durante todo o verão. A AVP deu-me a oportunidade, através do projecto “Proteína Verde”, de contribuir naquilo que puder para aumentar essa compaixão em Portugal e se possível no mundo.

Ana Luísa - Criadora de Conteúdos
Verdura Preferida: Bróculos
Nasci em Luanda, no último dia de 1973. Sou doutorada em Sociologia do Desporto e fui docente e investigadora na Universidade do Porto durante 13 anos. Entretanto, as vidas que tenho vivido, as pessoas que têm ficado em mim, as viagens que fui realizando e as memórias que se vão criando ajudam-me a compreender a importância de contribuir para um mundo mais justo para todos os seres vivos. Esta é uma das razões que me motivam a aprender a viver de forma mais sustentável e respeitando todos os seres sencientes, sendo a alimentação vegetariana/vegan um dos aspetos fundamentais nesse processo. Colaborar com a AVP é outro modo de fazer parte da transformação necessária e urgente.
Os Nossos Órgãos Sociais
Direcção

NUNO ALVIM
Presidente da Direcção
Nasci em 1991 e estudei criminologia no Porto. Em 2010 li a obra de Peter Singer, em particular, “Animal Liberation” que revolucionou o meu modo de pensar, como o de muitas pessoas por todo o mundo.Levou-me a adoptar uma postura na vida orientada praticamente para reduzir o sofrimento dos outros.

Joana Oliveira
Vice-Presidente da Direcção
Tive a oportunidade de colaborar com projetos e organizações que me enriqueceram, permitindo-me a obtenção de inúmeras competências e aptidões. No entanto, a cada dia que passava, me sentia mais sensibilizada perante o que ocorria diariamente no mundo. Sabia o quão era urgente a nossa mudança de hábitos, a importância de passarmos a ser justos e éticos em prol dos animais, e de salvaguardarmos o planeta.

LUÍS FERREIRA
Tesoureiro
Lembro-me de quando era pequeno, ver um vídeo, sobre como eram tratados os animais antes de chegarem ao nosso prato.Na altura fiquei horrorizado(acho que a maioria das pessoa que vê essa realidade também o fica). Passado vários anos, decidi juntar-me a uma associação de apoio a animais. Nessa associação conheci duas pessoas espectaculares que me levaram à minha ideia de criança, Não comer animais, não os usar como objectos.

FILIPA CALISTO
1ª Vogal
Completei o meu doutoramento em Bioquímica no Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade NOVA de Lisboa em 2019. Atualmente sou investigadora na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Sou vegetariana desde 2015. Há várias razões que me levaram a ser vegetariana; crueldade animal, impacto ambiental e saúde.

Catarina Chavinha
2º vogal
Acredito que todos os seres têm direito à vida e à liberdade. Decidi juntar-me à AVP em 2020, para ajudar e contribuir para um mundo melhor, mais ético e mais sustentável. Nasci em Vieira de Leiria e atualmente vivo no Porto, tenho formação em Marketing e é através da comunicação que tento consciencializar o público para o tema do veganismo.
Assembleia Geral

Joana Machado
Presidente da Assembleia Geral
Sempre senti uma ligação forte com os animais e sempre me dediquei a cuidar deles de alguma forma, até me tornar voluntária em diferentes organizações de proteção animal. Em 2016, percebi que o que fazia não era suficiente e parei de consumir produtos com origem animal. Nessa altura, decidi tornar-me também mais ativa na causa, tentando dar voz aos milhões de seres que sofrem na indústria.".

Daniel Souza
Vice-Presidente da Assembleia Geral
Deixei de comer animais em adolescente. Comia tofu cru. Mais tarde contaram-me que não tinha sabor. Contaram-me que andar de patins não seria possível pela falta de proteína e continuo a andar. Contaram-me que em sítios mais remotos tem de se comer animais, vivi no México rural e não vi isso, nem na Etiópia. Aqui estou para ajudar a quebrar mitos.

RAFAELA HONÓRIO
Secretária da Assembleia Geral
Nasci em 1995, num meio rural, pelo que toda a minha infância e adolescência foram passadas em envolvência com a natureza, nos campos com animais. Mais tarde, após perceber que a área da nutrição era uma temática que suscitava interesse e da qual pouco sabia, decidi estudar dietética em Leiria.

Carolina Mesquita
Vogal
Sou gestora de projectos, e sou motivada pelo triplo impacto positivo da alimentação vegetariana, com primazia para o a vertente ética do bem-estar animal. Juntei-me à AVP em 2020, com o projecto Proteína Verde, e posteriormente ao projecto Prato Sustentável. Tenho um Mestrado de Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade do ISCTE-IUL. Sou também Licenciada em Administração e Gestão de Empresas na Católica-Lisbon.

Márcia Gonçalves
Vogal
Reconhecer o impacto da alimentação no bem-estar dos animais motivou-me a seguir uma alimentação vegetariana, e desafiou-me a criar o blog “Compassionate Cuisine” em 2012, uma página dedicada à partilha de receitas. Mais recentemente, como nutricionista, tenho procurado também comunicar e esclarecer os temas da alimentação vegetariana e a saúde.

Ana Luísa
Vogal
Nasci em Luanda, no último dia de 1973. Sou doutorada em Sociologia do Desporto e fui docente e investigadora na Universidade do Porto durante 13 anos. Entretanto, as vidas que tenho vivido, as pessoas que têm ficado em mim, as viagens que fui realizando e as memórias que se vão criando ajudam-me a compreender a importância de contribuir para um mundo mais justo para todos os seres vivos. Esta é uma das razões que me motivam a aprender a viver de forma mais sustentável e respeitando todos os seres sencientes.

Maria Júlia
Vogal
Sou brasileira, moro em Cascais e estou à espera de um veganinho. Minha vida mudou radicalmente há quase uma década, ao tornar-me vegana. Naquela época tornei-me nutricionista especializada em vegetarianismo, abri um restaurante vegano (no Brasil), e passei a ser ativista da Sociedade Vegetariana Brasileira. Sou entusiasta da alimentação à base de plantas como forma de mudar nossa relação com os animais, reduzir nosso impacto no meio ambiente e melhorar a nossa saúde.

Sandra Gomes Silva
Vogal
O meu nome é Sandra e eu sou natural de Barcelos. Sou nutricionista, pós-graduada em nutrição vegetariana, e o meu trabalho é ajudar pessoas a terem uma alimentação mais saudável e sustentável.

Ricardo Morais-Pequeno
Vogal
Sempre fui adepto da defesa dos animais e em 2006 tornei-me vegetariano, de forma progressiva. Sou licenciado em Biologia, sendo actualmente professor de Ciências Naturais. Procuro o progresso pessoal, em diferentes dimensões. Procuro, mas minhas relações pessoais, explicar as razões que sustentam a dieta vegetariana / vegana e desmontar a argumentação que a ela se opõe.

Laurinda Simões
Vogal
Fui arquiteta, durante vários anos, até ser diagnosticada com cancro de mama que me fez mudar de estilo de vida e prosseguir por uma nova licenciatura em Ciências da nutrição. Sou hoje nutricionista (5167N), na área da investigação e dedico a minha atuação clínica ao acompanhamento alimentar e nutricional, assim como de mudança de estilo de vida, de pacientes com cancro da mama. Sou membro fundador e vogal da direção da Sociedade Portuguesa de Medicina de Estilo de Vida (SPMEV)
Conselho Fiscal
Presidente do Conselho Fiscal
.

Rita Vicente
Secretária do Conselho Fiscal

Daniela Ferreira
Vogal
Nasci em 1993, sou natural de Leiria e sou Bioquímica. Em 2016, comecei a ter aulas de yoga e foi aí que mudei o meu estilo de vida, desde ter uma alimentação de base vegetal e tentar não contribuir para o sofrimento animal. Atualmente, considero-me uma pessoa “fora da caixa” e espero conciliar temas como veganismo e saúde com ênfase na área mental de uma só vez, por isso, juntei-me à AVP para ajudar a mudar mentalidades!