A Nossa Equipa

Direcção

NUNO ALVIM - Presidente da Direcção

Nasci em 1991 e estudei criminologia no Porto. Em 2010 li a obra de Peter Singer,  em particular, “Animal Liberation” que revolucionou o meu modo de pensar, como o de muitas pessoas por todo o mundo.Levou-me a adoptar uma postura na vida orientada praticamente para reduzir o sofrimento dos outros. Considero por isso o veganismo uma atitude simples, pragmática, com repercussões políticas, sociais e económicas imediatas. A Associação Vegetariana Portuguesa surgiu naturalmente como uma etapa neste processo, que me tem permitido fazer um trabalho gratificante na consciencialização das pessoas, colocando-lhes na posse da informação com que possam fazer uma diferença nas suas vidas.

RICARDO MORAIS-PEQUENO - Vice Presidente

Sempre fui adepto da defesa dos animais e em 2006 tornei-me vegetariano, de forma progressiva. Sou licenciado em Biologia, sendo actualmente professor de Ciências Naturais. Procuro o progresso pessoal, em diferentes dimensões. Acredito na educação, no exemplo e no esforço como formas de mudar o mundo. Procuro, mas minhas relações pessoais, explicar as razões que sustentam a dieta vegetariana / vegana e desmontar a argumentação que a ela se opõe. Penso que a causa do vegetarianismo deve ser defendida com inteligência, criatividade e perseverança, e tenho grande motivação para a apoiar e lutar por ela. Penso também que o bom-senso e o respeito pelo modelo do mundo dos outros são essenciais para criar abertura para a causa vegetariana em quem ainda não a defende.

LUÍS FERREIRA - Tesoureiro

Lembro-me de quando era pequeno, ver um vídeo, sobre como eram tratados os animais antes de chegarem ao nosso prato.Na altura fiquei horrorizado(acho que a maioria das pessoa que vê essa realidade também o fica). Claro que perante as pressões da sociedade e educação que se afastava de certos temas sensíveis, acabei por me desligar do assunto.
Passado vários anos, comecei a sentir que a minha vida estava a perder o significado.Logo decidi juntar-me a uma associação de apoio a animais. Nessa associação conheci duas pessoas espectaculares que me levaram à minha ideia de criança, Não comer animais, não os usar como objectos.

Assembleia Geral

FILIPA CALISTO - Presidente

Completei o meu doutoramento em Bioquímica no Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade NOVA de Lisboa em 2019. Atualmente sou investigadora na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Sou vegetariana desde 2015. Há várias razões que me levaram a ser vegetariana; crueldade animal, impacto ambiental e saúde. Embora a adoção do vegetarianismo tenha sido fácil, há desafios diários numa sociedade que não entende a escolha que fazemos. Em conjunto com a AVP, quero promover o vegetarianismo, os direitos dos animais e consciencializar para o efeito positivo do vegetarianismo no nosso planeta.