Libros sobre animais

John Llloyd e John Mitchinson, O Livro da Ignorância sobre o Mundo Animal, Casa das Letras, 2010. ISBN: 978-972-46-1926-2. Este livro conta factos fascinantes sobre diversos animais, incluindo a cabra, o coelho, a enguia, o ganso, a lagosta, a ovelha, o polvo, o porco e a vaca.

Jeffrey Moussaief Masson, O Porquinho que cantava à lua: O Mundo das Emoções dos Animais Domésticos, Sinais de Fogo, 2005. ISBN: 972-8541-78-3. Com base na literatura, em estudos científicos, exemplos da vida real, e nas suas próprias observações ao longo de cinco anos, Jeffrey Moussaief Masson, psicanalista e autor do livro Quando os Elefantes Choram (o primeiro livro desde o tempo de Darwin a explorar as emoções dos animais) desvenda-nos o mundo das emoções dos animais domésticos, os seus sentimentos e a sua consciência. O leitor certamente passará a olhar para os porcos, galinhas, perus, ovelhas, vacas e patos de outra maneira.

  • John Llloyd e John Mitchinson, O Livro da Ignorância sobre o Mundo Animal, Casa das Letras, 2010. ISBN: 978-972-46-1926-2. Este livro conta factos fascinantes sobre diversos animais, incluindo a cabra, o coelho, a enguia, o ganso, a lagosta, a ovelha, o polvo, o porco e a vaca.
  • Jeffrey Moussaief Masson, O Porquinho que cantava à lua: O Mundo das Emoções dos Animais Domésticos, Sinais de Fogo, 2005. ISBN: 972-8541-78-3. Com base na literatura, em estudos científicos, exemplos da vida real, e nas suas próprias observações ao longo de cinco anos, Jeffrey Moussaief Masson, psicanalista e autor do livro Quando os Elefantes Choram (o primeiro livro desde o tempo de Darwin a explorar as emoções dos animais) desvenda-nos o mundo das emoções dos animais domésticos, os seus sentimentos e a sua consciência. O leitor certamente passará a olhar para os porcos, galinhas, perus, ovelhas, vacas e patos de outra maneira.
  • Victoria Braithwaite, Do Fish Fell Pain?, Oxford university Press, 2010. ISBN: 978-0-19-955120-0. Neste livro, a professora Victoria Braithwaite, que tem sido uma das principais investigadoras do comportamento e percepção dos peixes, mostra que estes animais, tal como os mamíferos e as aves, possuem a capacidade de sentir.
  • Annie Potts, Chicken, Reaktion Books, 2012. ISBN: 978 1 86189 858 6. Um livro que nos ensina sobre o mundo fascinante das galinhas, e que derruba muitos preconceitos sobre estes animais fascinantes. Tem capítulos sobre a evolução, domesticação, inteligência das galinhas, o seu papel na mitologia, folclore, literatura, arte e cinema, assim como sobre a sua exploração massificada pelos humanos. Com imagens a cores.
  • Mark Bekoff, A Vida Emocional dos Animais, Estrela Polar, 2008. ISBN: 978-989-8206-07-7. Um cientista mostra-nos o vasto leque de emoções que os outros animais possuem. Com preâmbulo de Jane Goodall.
  • Mark Bekoff, Manifesto dos Animais, Estrela Polar, 2010. ISBN: 978-989-8206-48-0. Com base em dados fascinantes que nos vai fornecendo sobre os animais, Marc Bekoff apela a um outro olhar e tratamento dos animais.
  • Jonathan Balcombe, O Reino do Prazer: Saiba como os Animais são Felizes, Europa-América, 2008. ISBN: 9789721059566. É uma noção adquirida, para a maior parte das pessoas, que os animais também sentem dor, mas até agora pouco se falou acerca do tema oposto: a capacidade de sentirem prazer e felicidade. Jonathan Balcombe, cientista especializado em comportamento animal, apresenta provas de que os animais são capazes de experimentar sensações como: o prazer de uma brisa fresca num dia de calor, o prazer de comer um alimento predilecto, ou o prazer do sexo. Através da execução de várias experiências controladas e da observação de animais no seu habitat natural, o autor mostra-nos como os seres humanos e os animais são parecidos e por isso mesmo, merecedores do nosso respeito e consideração.
  • Jean-Louis Victor, Os Animais que nos fazem bem, Sinais de Fogo, 2012. ISBN: 978-989-718-017-0. Um obra muito interessante que toca diversos temas como a possibilidade de os animais terem alma, a inteligência e sabedoria dos animais, os animais artistas, a comunicação com os animais, a energia psíquica e metafisica dos animas, os animais terapeutas, os animais de homens célebres, a experimentação animal, e o vegetarianismo.

 Imagem

Livros sobre os animais

·   John Llloyd e John Mitchinson, O Livro da Ignorância sobre o Mundo Animal, Casa das Letras, 2010. ISBN: 978-972-46-1926-2. Este livro conta factos fascinantes sobre diversos animais, incluindo a cabra, o coelho, a enguia, o ganso, a lagosta, a ovelha, o polvo, o porco e a vaca.·   Jeffrey Moussaief Masson, O Porquinho que cantava à lua: O Mundo das Emoções dos Animais Domésticos, Sinais de Fogo, 2005. ISBN: 972-8541-78-3. Com base na literatura, em estudos científicos, exemplos da vida real, e nas suas próprias observações ao longo de cinco anos, Jeffrey Moussaief Masson, psicanalista e autor do livro Quando os Elefantes Choram (o primeiro livro desde o tempo de Darwin a explorar as emoções dos animais) desvenda-nos o mundo das emoções dos animais domésticos, os seus sentimentos e a sua consciência. O leitor certamente passará a olhar para os porcos, galinhas, perus, ovelhas, vacas e patos de outra maneira.

·     Victoria Braithwaite, Do Fish Fell Pain?, Oxford university Press, 2010. ISBN: 978-0-19-955120-0. Neste livro, a professora Victoria Braithwaite, que tem sido uma das principais investigadoras do comportamento e percepção dos peixes, mostra que estes animais, tal como os mamíferos e as aves, possuem a capacidade de sentir.

·     Annie Potts, Chicken, Reaktion Books, 2012. ISBN: 978 1 86189 858 6. Um livro que nos ensina sobre o mundo fascinante das galinhas, e que derruba muitos preconceitos sobre estes animais fascinantes. Tem capítulos sobre a evolução, domesticação, inteligência das galinhas, o seu papel na mitologia, folclore, literatura, arte e cinema, assim como sobre a sua exploração massificada pelos humanos. Com imagens a cores.

·   Mark Bekoff, A Vida Emocional dos Animais, Estrela Polar, 2008. ISBN: 978-989-8206-07-7. Um cientista mostra-nos o vasto leque de emoções que os outros animais possuem. Com preâmbulo de Jane Goodall.

·   Mark Bekoff, Manifesto dos Animais, Estrela Polar, 2010. ISBN: 978-989-8206-48-0. Com base em dados fascinantes que nos vai fornecendo sobre os animais, Marc Bekoff apela a um outro olhar e tratamento dos animais.

·   Jonathan Balcombe, O Reino do Prazer: Saiba como os Animais são Felizes, Europa-América, 2008. ISBN: 9789721059566. É uma noção adquirida, para a maior parte das pessoas, que os animais também sentem dor, mas até agora pouco se falou acerca do tema oposto: a capacidade de sentirem prazer e felicidade. Jonathan Balcombe, cientista especializado em comportamento animal, apresenta provas de que os animais são capazes de experimentar sensações como: o prazer de uma brisa fresca num dia de calor, o prazer de comer um alimento predilecto, ou o prazer do sexo. Através da execução de várias experiências controladas e da observação de animais no seu habitat natural, o autor mostra-nos como os seres humanos e os animais são parecidos e por isso mesmo, merecedores do nosso respeito e consideração.

·    Jean-Louis Victor, Os Animais que nos fazem bem, Sinais de Fogo, 2012. ISBN: 978-989-718-017-0. Um obra muito interessante que toca diversos temas como a possibilidade de os animais terem alma, a inteligência e sabedoria dos animais, os animais artistas, a comunicação com os animais, a energia psíquica e metafisica dos animas, os animais terapeutas, os animais de homens célebres, a experimentação animal, e o vegetarianismo.


 Imagem

Livros sobre o impacto da alimentação no meio ambiente/criação intensiva de animais

· Jonathan Safran Foer, Comer Animais, Bertrand Editora, 2010. ISBN: 978-972-25-2237-3. Este livro extremamente informativo é o resultado da busca do escritor Jonathan Safran Foer pela origem da comida que consumimos, que iniciou quando se tornou pai. Combinando as suas memórias e experiências com uma rigorosa investigação, Foer procura explicar por que razão comemos uns animais e não outros, e explora as origens de muitas tradições alimentares e das ficções que ajudaram a criá-las. Com diversos dados impressionantes sobre a criação e pesca de animais, e o impacto que estas práticas têm nos animais e no Ambiente.

·    Peter Singer e Jim Mason, Como comemos: porque as nossas escolhas alimentares fazem a diferença, Dom Quixote, 2008. ISBN: 978-972-20-3476-0. Neste livro, os autores, a partir da mesa de três famílias com hábitos alimentares diferentes (dieta americana padrão, omnívorismo criteriosos e veganismo), procuram saber a origem e o impacto dos alimentos que consumimos. Crítica de Desidério Murcho.

 


 Imagem

Livros sobre saúde e nutrição

·    Dr. Eric Slywitch, Alimentação sem carne: o primeiro livro brasileiro que ensina como montar a sua dieta vegetariana, Editora Alaúde, 2010. ISBN: 7898578810337. Guia de nutrição vegetariana da autoria de Eric Slywitch, médico especialista em nutrologia, nutrição clinica e nutrição enteral e parenteral, coordenador da equipa Multiprofissional de Terapia Nutricional do Hospital e Maternidade de Santa Marina (São Paulo), e vegetariano desde 1992. Extremamente informativo e escrito em linguagem clara. Ensina a planejar refeições vegetarianas e foca com detalhe os principais nutrientes (ferro, zinco, cálcio, vitamina B12, ómega 3, vitamina D e proteínas).

·     Jack Noris, R.D. & Virginia Messina, M.P.H., R.D., Vegan for Life: Everything you need to Know to be Healthy and Fit on a Plant-based Diet, Da Capo Press, 2011. ISBN: 978-0-7382-1493-1. O mais recente e complete guia sobre nutrição vegana. Escrito por dietistas especializados em veganismo. Contém capítulos sobre os vários nutrientes (proteína, vitamina B12, cálcio, vitamina D, gorduras, ferro, zinco, iodo e vitamina A), planos alimentares, veganismo durante a gravidez e a amamentação, criar crianças veganas, veganismo para pessoas com mais de 50 anos, veganismo para desportistas, soja, benefícios para a saúde de uma dieta vegana, entre outros tópicos. Com planos alimentares e receitas. Segundo o site Vegan.com é “o livro sobre nutrição vegana mais digno de crédito do Planeta.”

·     Virginia Messina, MPH, RD, com JL Fields, Vegan for Her: The Woman’s Guide to Being Healthy and Fito n a Plant-Based Diet, Da Capo LifeLong, 2013. Um guia completo de nutrição vegana totalmente dedicado às mulheres, e escrito por “uma das mais respeitadas pioneiras de nutrição vegana do Mundo” (segundo a dietista Brenda Davis). Com informação sobre como ter uma alimentação vegana em todas as fases da vida (incluindo gravidez e amamentação). Alguns dos tópicos tratados: atletas veganas, envelhecimento saudável, prevenção do cancro da mama, ossos fortes, controlo da diabetes, alimentos que são fontes importantes de nutrientes para a saúde da mulher, etc. Com receitas.

·     Brenda Davis, R.D., Vesanto Melina, R.D., Victoria Harrison, R.D., A Dieta Saudável dos Vegetais: O guia para uma nova alimentação, Ed. Campus, 1998. Versão portuguesa do primeiro guia escrito por esta dupla de dietistas sobre a dieta vegetariana. ISBN: 9788535202724.

·     Brenda Davis, R.D. & Vesanto Melina, M.S., R.D., Becoming Vegan: The Complete Guide to Adopting a Healthy Plant-based Diet, Book Publishing Company, 2000. ISBN: 978-1-57067-103-6. Um guia escrito pelas dietistas Brenda Davis e Vesanto Melina sobre a dieta vegana. Nova edição actualizada: Becoming Vegan: Express Edition: The Everyday Guide to Plant-based Nutrition (Book Publishing Company, 2013, ISBN: 978-1-57067-295-8).

·    Brenda Davis, R.D. & Vesanto Melina, com Rynn Berry, Becoming Raw: The Essential Guide to Raw Vegan Diets, Book Publishing Company, 2010. ISBN: 978-1-57067-238-5. Este é o livro ideal para quem se interessa por dietas veganas à base de alimentos crus. As autoras, dietistas especializadas em dietas vegetarianas, fornecem informação actualizada, imparcial e rigorosamente baseada em estudos científicos. Com tabelas, planos alimentares e informação detalhada sobre todos os nutrientes. Contém um capítulo sobre a História do Movimento Crudívoro nos Estados Unidos, por Rynn Berry.

 


 Imagem

Livros de receitas vegetarianas·    Gabriela Oliveira, Alimentação Vegetariana para Bebés e Crianças, Arte Plural Edições, 2011 (segunda edição). ISBN: 9789896920036. Este livro tem muita informação importante sobre como planear uma alimentação vegetariana para bebés e crianças, e ainda 80 receitas para bebés a partir dos 4 meses.

·    Gabriela Oliveira, Cozinha Vegetariana Para Quem Quer Poupar, Arte Plural Edições, 2014. ISBN: 9789896920654. Mais de 100 receitas 100% vegetarianas, saudáveis e económicas, para toda a família! Como preparar refeições completas, lanches e sobremesas, sem carne, sem peixe, sem lactose e sem ovos, e com todo o sabor e prazer!

·    Susana Ferreira, Cozinha Vegetariana à Portuguesa, MultiFéniz, 2008. Este livro adapta a cozinha típica portuguesa ao vegetarianismo.

·    Maria José Aragão, Alimentação Vegetariana Versus Alimentação Tradicional, Livros Horizonte, 2004. ISBN: 9789722410625. Este livro fornece informações importantes sobre alimentação vegetariana, e contém ainda diversas receitas.

·    Sarah Brown, Cozinha Vegetariana: Guia Prático, Livraria Civilização Editora, 1997. ISBN: 9789722614016.


 Imagem

Livros sobre direitos dos animais

·     Peter Singer, Libertação Animal, Via Óptima, 2008. ISBN: 978-972-9360-14-5. Publicado pela primeira vez em 1975, este livro foi extremamente influente para o actual movimento de direitos dos animais. Um clássico. Crítica de Desidério Murcho.

·   Pedro Galvão (ed.), Os animais têm direitos? Perpectivas e argumentos, Dinalivro, 2011. ISBN: 978-972-576-571-5. Este livro reúne ensaios de autores a favor dos direitos dos animais, como Peter Singer e Tom Regan, assim como de alguns dos seus opositores.

·   Henry Stephens Salt, Animals’ Rights: considered in Relation to Social Progress, 1894. Um clássico, considerado o primeiro livro a tratar o conceito de direitos dos animais (e a cunhar o termos “direitos dos animais”). Inspirou Peter Singer quando este escrevia Libertação Animal. Pode ser lido aqui.

·     Andrew Linzey & Paul Barry Clarke (ed.), Animal Rights: A Historical Anthology, Columbia University Press, 2004. ISBN: 0-231-13421-5. Antologia de textos autores antigos e modernos contra e a favor dos direitos dos animais. Inclui textos de Platão, Montaigne, Descartes, John Locke, Alexander Pope, David Hume, Rousseau, Kant, Schopenhauer, Bertrand Russell, Mary Midgley, Brigid Brophy, John Rawls e Peter Singer, entre muitos outros. Prefácio de Tom Regan.

·    Charles Patterson, Eternal Treblinka: Our Treatment of Animals and the Holocaust, Lantern Books, 2002. ISBN: 1-930051-99-9. Partindo de uma passagem de escritor judeu galardoado com o Prémio Nobel da Literatura Isaac Bashevis Singer, em que este diz que para os outros animais os seres humanos são nazis, o autor examina as origens da supremacia humana e descreve o aparecimento do massacre industrializado de animais e de humanos nos tempos modernos.

·   Karen Dawn, Thanking the Monkey: Rethinking the way we treat animals, Harper Collins, 2008. ISBN: 978-0-06-135185-3. Um livro completo que aborda de forma simples todos os tópicos relativos aos direitos dos animais (tem um capítulo sobre a alimentação, e outro sobre ecologia, onde se aborda o impacto dos produtos animais no ambiente). Com muitas imagens e ilustrações a cores.

·  Marjorie Spiegel, The Dreaded Comparison: Human and Animal Slavery, Mirror Books, 1996. ISBN: 0-9624493-3-4. Este livro explora a similaridades entre a violência que os humanos exercem sobre outros humanos (como a escravatura) e a violência que os humanos exercem sobre os outros animais. Através de diversos documentos históricos, a autora mostra que os argumentos usados no passado para se explorar outros seres humanos são essencialmente os mesmos que se usam hoje em dia para se explorar os animais não humanos. Com um prefácio de Alice Walker.

·   Jean-Baptiste Jeamgène Vilmer, Anthologie d’éthique animale: Apologie des bêtes, Presses Universitaires de France, 2011. ISBN: 978-2-13-058139-0. Antologia em francês de textos de autores das mais variadas áreas (desde a filosofia até á etologia) a favor dos direitos dos animais, começando na Antiguidade e indo até 2011. Incluí escritos de Teofrasto, Pierre Gassendi, Voltaire, Alphonse de Lamartine, Charles Darwin, Jules Michelet, Lewis Carroll, Victor Hugo, Emile Zola, Mark Twain, Élisée Reclus, Mahatma Gandhi, Theodor Adorno, Colette, Marguerite Yourcenar, Claude Lévi-Strauss, Jacques Derrida, Michel Onfray, entre muitos outros. Contém muitos escritos de autores franceses, raramente encontrados noutras antologias. Diversos textos sobre vegetarianismo. Muitos dos textos podem ser encontrados aqui.

·   Tom Regan, Jaulas Vazias: Encarando o Desafio dos Direitos dos Animais, Lugano, 2006. ISBN: 9788589958035. Regan dissipa a imagem negativa dos direitos dos animais que é transmitida pelos meios de comunicação, desmascara a retórica fraudulenta do ‘tratamento humano’ defendido pelos criadores de animais, e explica de que modos as leis actuais ajudam a legitimar a crueldade institucional. Leia aqui a crítica de Sônia T. Felipe.


 Imagem

Livros sobre história do vegetarianismo

·   Howard Williams, The Ethics of Diet: A Catena of Authorities Deprecatory of the Practice of Flesh-eating, University of Illinois Press, 2003. ISBN: 0-252-07130-1. Este livro publicado pela primeira vez em 1883, é a primeira grande compilação de literatura vegetariana (começa com Hesíodo e inclui autores até ao final do século XIX). Organizada por ordem cronológica, apresentando dados biográficos e inúmeras passagens relevantes relacionadas com vegetarianismo, esta obra é uma fonte importantíssima de material sobre a História do movimento vegetariano e todos os autores que ao longo dos tempos deram o seu contributo para a causa. Esta edição é uma cópia exacta da primeira edição, e inclui um apêndice com o material introduzido na edição de 1896. É a edição mais completa da obra, e tem uma introdução de Carol J. Adams.

·     Rod Preece, Sins of the Flesh: A History of Ethical Vegetarian Thought, UBC Press, 2008. ISBN: 978-0-7748-1510-9. Desde aqueles que “pregavam sem praticar” até aos “Defensores Militantes”, este magnifico trabalho explora a História do vegetarianismo ético desde a pré-história até aos tempos modernos.

·    Colin Spencer, Vegetarianism: A History, Four Walls Eight Windows, 2002. ISBN: 1-56858-291-9. Neste livro, Colin Spencer começa na pré-história, vai até à Antiguidade Clássica, anda pela Índia, passa da Idade Média ao Renascimento, Iluminismo, Século XIX, Segunda Guerra Mundial, e chega até aos dias de hoje.

·    Kerry S. Walters & Lisa Portmess (ed.), Ethical Vegetarianism from Pythagoras to Peter Singer, State University of New York Press, 1999. ISBN: 0-7914-4044-3. Compilação de textos relacionados com vegetarianismo ético, desde a Antiguidade até aos tempos actuais. Inclui autores como Séneca, Plutarco, Porfírio, David Hartley, Percy Bysshe Shelley, Richard Wagner, Leo Tolstói, Gandhi, Tom Regan, Peter Singer, Carol J. Adams, entre muitos outros.

·   Rynn Berry, Famous vegetarians & their favorite recipes: lives & lore form Buddha to The Beatles, Pythagorean Publishers, 2003. ISBN: 0-9626169-1-5. Colecção de biografias de vegetarianos famosos ao longo dos tempos (Pitágoras, Buda, Leonardo da Vinci, Tolstói, Gandhi, George Bernard Shaw, Bronson Alcott, Sylvester Graham, John Harvey Kellogg, Paul McCartney, etc.) e das suas receitas favoritas. Se quer saber o que os vegetarianos comiam no passado, este é o livro que procura.

·    Tristram Stuart, The Boodless Revolution: A Cultural History of Vegetarianism from 1600 to Modern Times, W.W. Norton & Company, 2006. ISBN: 978-0-393-05220-6. Trata detalhadamente da influência do vegetarianismo da Índia no Ocidente, durante um período que vai do século XVII até à época da Segunda Guerra Mundial.

·      Karen Iacobbo & Michael Iacobbo, Vegetarian America: A History, Praeger, 2004. ISBN: 0-275-97519-3. Este livro dos jornalistas Iacobbos é o primeiro a contar a História do movimento vegetariano nos Estados Unidos da América, desde Johnny Appleseed até à PETA.


 Imagem

Livros sobre vegetarianismo e religião

·    Rynn Berry, Food for the Gods: Vegetarianism & the World’s Religions, Pythagorean Publishers, 1998. ISBN: 0-9626169-2-3. É composto por ensaios sobre o vegetarianismo nas diferentes tradições religiosas, cada qual acompanhado por uma entrevista com um representante de cada uma das religiões tratadas. No final tem receitas. Capítulos: Jainismo, Budismo, Hinduísmo, Taoismo, Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Cristianismo protestante, e Ordem da Cruz.

·     Kerry S. Walters & Lisa Portmess (ed.), Religious Vegetarianism from Hesiod to the Dalai Lama, State University of New York Press, 2001. ISBN: 0-7914-4972-6. Neste livro, que complementa a compilação Ethical Vegetarianism from Pythagoras to Peter Singer, Walters e Portmess juntam uma série de textos relacionados com o vegetarianismo a partir de uma prespectiva religiosa. Está separado por secções (A Tradição Órfica e Pitagórica, A Tradição Indiana, A Tradição Budista, etc.) e inclui textos de Ovídio, Empédocles, Kabir, Gandhi, Rumi, Andrew Linzey, e do Dalai Lama, entre outros autores.

·     Richard H. Schwartz, Judaism and Vegetarianism, Lantern Books, 2001. ISBN: 1-930051-24-7. Neste livro, os argumentos a favor do vegetarianismo são dirigidos para os praticantes do judaísmo. Versão online aqui.


Picture

Livros sobre Activismo

·    Matt Ball, The Accidental Activist: Stories, Speeches, Articles, and Interviews by Vegan Outreach’s Co-Founder, Lantern Books, 2014. ISBN: 978-1-59056-454-7. Colecção de textos de Matt Ball sobre veganismo e as lições que aprendeu ao longo de vários anos de activismo. Com prefácio de Peter Singer (autor de Libertação Animal) e introdução de Paul Shapiro (da Humane Society of the United States, e fundador da Compassion Over Killing), e textos adicionais de outros activistas, como Virginia Messina (dietista, co-autora do livro Vegan for Life), e Harish Sethu (do site Counting Animals). Blog do livro.

·    Matt Ball & Bruce Friedrich, The Animal Activist’s Handbook: Maximizing Our Positive Impact in Today’s World, Lantern Books, 2009. ISBN: 1590561201. Prefácio de Ingrid E. Newkirk. Neste livro extremamente útil, Matt Ball (Vegan Outreach) e Bruce Friedrich (PETA; Farm Sanctuary) sumarizam em poucas páginas tudo aquilo que aprenderam ao longo de décadas de activismo, e partilham os erros que foram fazendo ao longo dos seus percursos, para que nós evitemos fazê-los também, e para que passemos directamente para o activismo eficaz: aquele que a experiência provou que resulta e que cria mudanças douradoras. Os activistas têm uma quantidade limitada de tempo e de recursos mas, usando as melhores estratégias podem fazer com que o pouco que têm ao seu dispor tenha o máximo impacto possível nas vidas daqueles que dependem de nós: os animais. Peter Singer, autor de Libertação Animal, escreveu que “É raro um número tão pequeno de páginas conter tanta inteligência e bons conselhos”, e Paul Shapiro (The Humane Society of the United States) disse: “Quem me dera que este livro tivesse sido escrito quando em me envolvi pela primeira vez no movimento de protecção animal – teria feito com que os meus primeiros anos como defensor dos animais tivessem sido muito mais eficazes!

·    Nick Cooney, Veganomics: The Surprising Science on What Motivates Vegetarians, from the Breakfast Table to teh Bedroom, Lantern Books, 2013. ISBN: 1590564286. Para além de responder, com base em estudos, a inúmeras questões relacionadas com os vegetarianos, Nick Cooney (fundador da organização The Humane League), fornece diversos dados fundamentais para os activistas passarem com muito mais eficácia a sua mensagem pelos animais.

·    Peter Singer (ed.), In Defense of Animals: The Second Wave, Blackwell Publishing, 2008. ISBN: 978-1-4051-1941-2. Compilação de novos artigos escritos por filósofos e activistas sobre os animais. Os ensaios da terceira parte do livro, intitulada “Activists and Their Strategies”, são imprescindíveis. Bruce Friedrich, Karen Dawn, Matt Ball e Henry Spira são alguns dos contribuidores.

·    Caryl Ginsberg, Animal Impact: Secrets Proven to Achieve Results and Move the World, Priority Ventures Group, 2011. ISBN: 978-0-9847660-7-9.

(Não deixe de ler os ensaios que estão na secção de activismo do nosso site).

 


Picture

Livros sobre Vegetarianismo em geral·    Pamela Rice, 101 Reasons why I’m a Vegetarian, Latern Books, 2005. ISBN: 1-59056-075-2. Este livro argumenta as razões que levam à pratica do vegetarianismo, focando questões de saúde, ambientais, éticas, sociais e económicas.

·    Dr. Eric Slywitch, Virei Vegetariano. E agora?, Editora Alaúde, 2010. ISBN: 978-85-7881-035-1. Neste livro, bem fundamentado e acessível, o Dr. Eric Slywitch, dirige-se a todas as pessoas que se interessem por vegetarianismo, respondendo a dúvidas e trazendo soluções práticas para os obstáculos do dia-a-dia. Não só fornece orientações para adoptar o vegetarianismo com segurança, como dá dicas práticas para lidar com a família e com os amigos, conselhos para pais que têm filhos vegetarianos, e respostas para diversas perguntas que os vegetarianos ouvem com frequência. Discorre também sobre vários mitos que rondam a dieta vegetariana. Uma introdução completa ao vegetarianismo.

·    Henry Stephens Salt, The Logic f Vegetarianism: Essays and Dialogues, second edition, 1906. Este livrinho de Henry Stephens Salt, o autor de Animals’ Rights: considered in Relation to Social Progress, continua interessante e actual. Combinando ensaios e divertidos diálogos nos quais o vegetariano debate com os mais diversos intervenientes (a pessoa superior, o patriota, o cientista, o bon vivant, o sufista, o alarmista, entre outros), o autor vai respondendo a diversas objecções que qualquer praticante do vegetarianismo ainda hoje ouve com frequência. Informa e entretém. Existem várias edições fac-similadas, mas também pode ser lido aqui.

Consulte também a Biblioteca do Vegetarianismo, projecto da International Vegetarian Union. É composta apenas por livros que estão em domínio público.

Associação Vegetariana Portuguesa, 2013. Versão revista 2014.