2013

Passatempo “prova-nos o teu amor!”

No dia 17 de Fevereiro, para celebrar o Dia dos Namorados, a AVP organizou o passatempo Prova-nos o teu amor! Os concorrentes enviaram fotografias de partos veganos juntamente com frases sobre amor. Oferecemos aos vencedores um jantar para duas pessoas no restaurante Jardim das Cerejas (parceiro da AVP), e um exemplar do livro O Reino do Prazer de Jonathan Balcombe. O segundo lugar recebeu um exemplar de O Reino do Prazer.

Jantar-convívio no restaurante jardim das cerejas

No dia 8 de Março, realizou-se mais um jantar da AVP, o primeiro organizado pela nova direcção da nossa associação. Estiveram presentes cerca de 25 pessoas.

Jantar de aniversário da Associação Vegetariana Portuguesa

Para celebrar o seu 7.º aniversário, a AVP organizou um jantar/convívio no Estadium Café, em Lisboa, no dia 19 de Abril, que contou com uma actuação musical da cantora Ana Stilwell. Participaram neste jantar cerca de 60 pessoas.
Fotos: Raquel Wise.

Novos artigos no site da avp

No mês de Abril adicionámos novos artigos ao site da AVP: uma nova versão do artigo O que é o vegetarianismo?, e dois artigos da autoria da dietista Virginia Messina, o Guia alimentar para veganos, e as Dez dicas para se manter feliz e saudável com uma dieta vegana.

Primeiro jantar da Associação Vegetariana Portuguesa no Porto

Também para celebrar o seu 7.º aniversário, a AVP organizou no dia 20 de Abril um jantar/convívio no restaurante Alfarroba, novo parceiro da AVP. Foi o primeiro jantar vegetariano da AVP no Porto! Participaram 11 pessoas.

Palestra de Rynn Berry em Lisboa

No dia 29 de Abril, a convite da Associação Vegetariana Portuguesa, o historiador e escritor norte-americano Rynn Berry (1945-2013), realizou, na centenária Sociedade Portuguesa de Naturalogia (SPN), em Lisboa, uma palestra subordinada ao tema História do Veganismo. Rynn Berry foi o Consultor Histórico da Associação Vegetariana Norte-americana e autor dos livros The Vegetarians (1979), The New Vegetarians (1988, 1993), Famous Vegetarians & Their Favorite Recipes: Lives and Lore from Buddha to The Beatles (1993), Food for the Gods: Vegetarianism and the World’s Religions (1998), Hitler: Neither Vegetarian nor animal lover, e The Vegan Guide to New York City, o primeiro guia de restaurantes veganos, para além de diversas colaborações em publicações relacionadas com vegetarianismo e direitos dos animais, como a Oxford Encyclopedia of American Food and Drink.
Estiveram presentes cerca de 20 pessoas, que assistiram interessadas à palestra, e colocaram questões no final. Houve ainda venda de livros do autor.
Este foi o primeiro evento com um autor estrangeiro organizado pela AVP.

Participação no ciclo de conferências “Um novo olhar sobre a natureza”

No dia 2 de Maio a AVP participou no Ciclo de conferências Um novo olhar sobre a natureza: teorias e práticas, realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde fez uma apresentação sobre o impacto do consumo de carne e de peixe no Ambiente.

Novo artigo no site da avp

Em Maio adicionámos ao site a nossa tradução do artigo A vitamina B12 e os animais não humanos, do dietista Jack Norris.

Participação na Feira alternativa de sintra

Nos dias 24, 25, e 26 de Maio, a Associação Vegetariana Portuguesa esteve presente com uma banca na Feira Alternativa de Sintra, onde distribuiu cerca de 200 folhetos sobre vegetarianismo e algumas revistas vegetarianas.
A AVP teve ainda um texto sobre vegetarianismo em destaque no Jornal da Feira Alternativa (versão impressa e digital).

Participação no São João Vegetariano

No dia 23 de Junho, noite de São João na cidade invicta, o PAN Porto organizou, pelo quarto ano consecutivo, o São João Vegetariano, que desta vez contou igualmente com o apoio da Associação Vegetariana Portuguesa.
Na Ribeira, junto ao rio e bem perto da festa, o espaço amplo e funcional proporcionou aos foliões a possibilidade de provarem os sabores da festa em versão vegetariana!
Houve muita festa, animação, música, comida e bebida (e sem sofrimento animal). Todos os valores angariados tiveram como destino serem entregues como donativo ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico. O CRLI precisa de comprar terrenos para continuar o projecto que tem desenvolvido nos últimos 25 anos e continuar a dar uma casa ao lobo ibérico.
A Associação Vegetariana Portuguesa teve o maior prazer em se associar a esta iniciativa e deseja que muitas mais iniciativas similares surjam por todo o país. A AVP distribuiu cerca de 180 folhetos sobre vegetarianos durante o evento.

Jantar no restaurante Sabor Superior

No dia 29 de Junho, a AVP realizou o primeiro jantar no restaurante Sabor Superior, parceiro recente. Participaram 10 pessoas.

4 novos artigos no site da AVP

Em Julho adicionámos 4 novos artigos ao nosso site: Uma definição para vegano, de Jack Norris, Bruce Friedrich, Fred Fishman e Matt Ball, Escolher informação para activismo, de Matt Ball, Quando “seja vegetariano” é a mensagem certa e Mitos e verdades acerca da dieta vegana, estes últimos da autoria de Virginia Messina.

Bibliografia aconselhada adicionada no site

Em Agosto adicionámos no site a nossa Bibliografia aconselhada.

Filmografia aconselhada adicionada no site

Em Setembro adicionámos uma lista de filmes aconselhados.

Participação no evento Dia Verde

No dia 22 de Setembro, a AVP participou com banca de informação no evento Dia Verde, juntamente com o projecto Vegan Food, que realizou o workshop Como preparar uma refeição vegetariana. Criámos um novo folheto intitulado Estender o Circulo de Compaixão, que foi distribuído no evento pelos visitantes, assim como diversas revistas vegetarianas. O evento decorreu nos jardins do Museu da Elecrticidade.

Jantar do Dia mundial de veganismo e apresentação do novo logótipo

Para celebrar esta data, tão importante para a nossa causa, realizou-se um jantar muito participado no Restaurante Paladar Zen. Estiveram presentes inúmeras pessoas e foi uma excelente oportunidade para apresentar aos sócios e simpatizantes o novo logótipo da AVP, concebido pela designer Daniela Graça, como propósito de transmitir uma ideia de alimentação variada, divertida e equilibrada.

Novo artigo no site da avp

Uma vez que ainda não tínhamos nada sobre o assunto, traduzimos e adicionámos ao site, em Outubro, o artigo Um começo saudável para as crianças veganas, da dietista Virginia Messina.

Jantar de Natal

Em Dezembro, a AVP realizou o seu jantar de Natal no restaurante-bar da Cinemateca Portuguesa – 39 Degraus.