2016

AVP entrega 15.000 assinaturas na assembleia república – opções vegetarianas nas cantinas públicas

A Associação Vegetariana Portuguesa entregou em Março de 2016 mais de 15.000 assinaturas na Assembleia da República, de cidadãos que assinaram a petição pela inclusão de opções vegetarianas nas cantinas públicas — http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT76070

Esta iniciativa surgiu em Fevereiro de 2015, visando pôr fim à discriminação das pessoas que seguem um regime alimentar vegetariano e que sentem dificuldade em realizar uma refeição fora de suas casas, em cantinas públicas. Destas 15.000 assinaturas, mais de 12.000 foram validadas.

Veja a notícia completa do PÚBLICO aqui: https://www.publico.pt/sociedade/noticia/peticao-com-15-mil-assinantes-pela-inclusao-de-menus-vegetarianos-1726811


 Mercado Compaixão (Março)

 VA Associação Vegetariana Portuguesa marcou a sua presença no Mercado Compaixão pela quarta vez consecutiva, na edição de Março de 2016. Pode ver o álbum completo aqui: http://goo.gl/3rTdHf

Take away love (2ª edição)

A Associação Vegetariana Portuguesa, parceira num projecto do Porto pelos Animais, teve o prazer de estar novamente presente na 2ª edição do ‘Take Away Love’, um evento de preparação e degustação gratuita de comidas vegetarianas nas ruas do Porto.
Os transeuntes tiveram ainda a oportunidade de conhecer a realidade por trás das paredes dos matadouros, ao escolherem espreitar por entre o nosso painel de visualização de vídeos sobre esta temática, que passaram durante toda a acção.
Veja o álbum completo aqui: http://goo.gl/Z3TTBB

ENTREVISTAS NO TAKE AWAY LOVE (2º EDIÇÃO)

Veja as entrevistas a quem passou no Take Away Love para provar a comida vegetariana que foi preparada.

Na 2ª edição do Take Away Love, uma organização conjunta da Associação Vegetariana Portuguesa e outros grupos, demos mais uma vez a provar variadas comidas saborosas à base de vegetais às pessoas que passavam na rua, articulando com uma abordagem informativa.


AVP em “A tarde é sua” (TVI)

A Associação Vegetariana Portuguesa, representada por Nuno Alvim, esteve presente no programa da tarde da TVI, “A Tarde é Sua”, de dia 22 de Abril, para falar sobre o estilo de alimentação vegetariana.


 Mercado Compaixão (Maio)

A Associação Vegetariana Portuguesa esteve presente na edição de Maio do Mercado Compaixão no Porto, realizado no espaço PAN, no Porto.

No decorrer deste mercado tivemos a servir algumas doçarias veganas numa mesa também com panfletos informativos, e realizamos uma palestra sobre o impacto da indústria dos lactínicios na saúde humana, nos animais e na ecologia planetária.


PALESTRA NO ESPAÇO PAN (PORTO)

A AVP foi convidada pelo PAN – Pessoas-Animais-Natureza a realizar uma palestra sobre o tópico dos lactícinios, visando abordar o seu impacto nas pessoas, nos animais e na natureza.
A palestra decorreu no curso da edição do Mercado Compaixão de Maio, na sede do PAN do Porto.

TAKE AWAY LOVE (EDIÇÃO ESPECIAL –  DIA DA MÃE)

Uma parceria da Associação Vegetariana Portuguesa, Porto pelos Animais, Omeletas sem ovos, Capuchinho Verde e PAN ::: Pessoas-Animais-Natureza.
Uma acção de sensibilização e em simultâneo uma homenagem ao dia da Mãe a todas as mães do mundo, com especial relevo para as mães vacas – mães dos seus bebés mas que amamentam quase todo o mundo. Junto ao Parque da Cidade, numa acção de sensibilização para a realidade sobre a indústria leiteira, enquanto foi distribuída informação, as pessoas puderam conhecer e degustar leites vegetais e algumas iguarias com eles preparadas, como por exemplo leite-creme. As crianças também não foram esquecidas: Entre jogos didácticos, pintura e exibição de vídeos informativos, não faltou entretenimento.

Mercado Compaixão (JULHO)

A Associação Vegetariana Portuguesa esteve presente na edição do Mercado Compaixão de 2 Julho, no Espaço PAN, Porto.

TAKE AWAY LOVE (4ª edição)

O “Take Away Love” foi à praia partilhar imensas ideias para um dia de Verão com os amigos!
A curiosidade das pessoas é cada vez maior pelo que as alternativas vegetais foram muito bem recebidas!
Porque uma escolha será mais certa quando se está devidamente informado, ao mesmo tempo que a já tradicional degustação acontecia, conversámos com as pessoas esclarecendo dúvidas sobre a alimentação à base de vegetais e sobre o que a motiva: o respeito pelos restantes animais.

Participação em artigo sobre veganismo na infância

 

Em Agosto participámos no artigo Veganismo na infância? Sim, é possível, publicado no Observador. O artigo pode ser lido aqui.

Participação em artigo sobre as Segundas Sem Carne

viva_mais.pdf

Baixar o arquivo



Mercado Compaixão (SETEMBRO)

Procuramos fazer a diferença pela positiva, informando e dando a provar comida saborosa, feita sem exploração animal.
A AVP esteve mais uma vez presente no Mercado Compaixão no Porto, o único mercado 100% vegetariano da cidade.

Nova edição do panfleto “Faz Parte da Mudança”

 

No dia 30 de Setembro imprimimos 25 000 exemplares da segunda edição do nosso panfleto “Faz Parte da Mudança”, para ser distribuído em diversas parte do país, em locais públicos, eventos e faculdades. Pode ser consultado aqui.

faz_parte_da_mudanca_2016.pdf

Baixar o arquivo



Distribuição de panfletos em Alcântara

No dia 3 de Outubro distribuímos 282 panfletos em Alcântara, na Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa (onde conversámos sobre vegetarianismo com alguns estudantes), na LXFACTORY e nas proximidades.

Distribuição de Panfletos no Marquês de Pombal

No dia 6 de Outubro distribuímos 277 panfletos, alguns na Escola Profissional de Comunicação e Imagem, e os restantes no metro do Marquês de Pombal. A distribuição no metro correu bastante bem. Uma rapariga vegetariana veio falar connosco e disse-nos que ainda não conhecia a nossa associação, e um rapaz espanhol elogiou a nossa acção e disse-nos que já era vegetariano. Vimos muitas pessoas a lerem o panfleto 🙂

AVP defende inclusão de opções vegetarianas no parlamento português

A Associação Vegetariana Portuguesa esteve presente no dia 13 de Outubro numa audição parlamentar para debater a petição pela inclusão de opções vegetarianas nas cantinas públicas – http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT76070 -, representada por Nuno Alvim, o primeiro peticionário, e Darchite Kantelal, dietista e nutricionista registado.

O diálogo com os deputados que presidiram à audição foi produtivo, notando-se receptividade às necessidades mostradas pelos milhares de portugueses que assinaram a petição e que de alguma forma se vêem frustrados no acesso a uma opção vegetariana completa e adequada.

Esta medida também tem poderá beneficiar a saúde dos portugueses uma vez que a alimentação vegetariana está associada na redução do desenvolvimento de doenças crónicas como a obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, enfartes agudos do miocárdio, síndrome metabólico, certos tipos de cancro, entre outras doenças. Por outro lado, também está comprovado que este padrão alimentar poderá reverter o fenómeno do aquecimento global.
O debate da petição em sessão de plenário será em breve.
Agradecemos o apoio do PAN ::: Pessoas-Animais-Natureza.


avp no veganário fest 2016

A AVP esteve presente nesta edição de 2016 do Veganário Fest 2016, que decorreu nos dias 15 e 16 de Outubro, com a nova edição do panfleto “Faz parte da Mudança”. Consideramos muito positivo terem surgido tantos novos rostos na nossa banca, interessados em se informar e experimentar comida vegetariana. A Associação Vegetariana Portuguesa esteve também representada por Darchite Kentalal, nutricionista registado em Portugal, numa apresentação ao público sobre o tema da desmistificação do vegetarianismo no seu aspecto nutricional. Obrigado a todos que estiveram presentes nesta fantástica edição de 2016.

Conferência sobre Direito Animal na FDUP

No final da conferência “A Posição Júridica do Animal”, realizada no dia 26 de Outubro na Faculdade de Direito do Porto (FDUP), tivemos a oportunidade de entregar alguns dos nossos panfletos aos participantes e informar o público estudante sobre a realidade da produção alimentar e as suas implicações no bem-estar animal. A comida servida foi 100% vegetariana.

Jantar dia Mundial do Veganismo

No dia 1 de Novembro a AVP realizou, no restaurante Jardim das Cerejas, em Lisboa, um jantar comemorativo do Dia Mundial do Veganismo.

Participação no Mercado Compaixão (Novembro)

A Associação Vegetariana Portuguesa esteve na edição de Novembro de 2016 do Mercado Compaixão, no Porto. Aproveitamos para apresentar ao público a nova edição do nosso panfleto informativo “Faz parte da Mudança”. Fizemos ainda uma breve passagem na exibição do documentário “Unlocking the Cage”, uma iniciativa do grupo Porto pelos Animais.

Participação em reportagem da TV Record

No final do mês de Novembro foi para o ar a reportagem realizada pela TV Record intitulada “Compaixão à Mesa”, fazendo parte do noticiário “Fala Portugal”. A Associação Vegetariana Portuguesa participou dando um pequeno testemunho e recrutando familia vegana e joven estudante que também também participaram na peça informativa.
A reportagem pode ser vista aqui.

Participação em artigo sobre veganismo, Revista Share

A Associação Vegetariana Portuguesa participou em reportagem sobre veganismo, publicada na revista Share de Novembro/Dezembro. Artigo completo disponível em baixo.

revista_share.pdf

Baixar o arquivo