fbpx
Pesquisar
Logótipo AVP Associação Vegetariana Portuguesa

Partilha este artigo:


Por Luís Campos

Animal Charity Evaluators é uma organização sem fins lucrativos Norte-Americana que tem como missão encontrar e promover as maneiras mais eficazes de ajudar os animais. Isto é, encontrar as acções com maior impacto positivo para com os animais por cada euro gasto. Recentemente publicaram um estudo que me deixou estupefacto. Eles decidiram comparar o número de animais salvos com uma doação de 1000$ (aproximadamente 885€) quando este valor é doado a um abrigo para animais, com o número de animais salvos quando uma doação da mesma quantia é enviada a uma organização como a Animal EqualityMercy For Animals ou The Humane League, que realizam várias acções relacionadas com os animais sujeitos a criação intensiva, como investigações, distribuição de panfletos e divulgação online.

No estudo consideraram como animais salvos, para o caso das organizações que referi acima, animais como vacas, porcos e galinhas que não nasceram e que não tiveram de passar a sua vida nas quintas industriais. Para o caso dos abrigos, consideraram como animais salvos o número de animais (cães e gatos) extra que podem viver nesses abrigos. Como podem perceber, dependendo dos vossos valores pessoais, uma comparação pode não ser trivial. Além disso, uma análise muito superficial do estudo faz-me concluir que é feito muito à base de estimativas incertas. No entanto, mesmo tendo isto em conta, os resultados são espantosos.

A mediana de animais salvos quando a doação é feitas às organizações dedicadas aos animais de criação intensiva é 1946 vezes superior aos animais salvos quando o mesmo valor é doado a abrigos animais! Acho que podem pensar desta maneira: ter um cão ou um gato num abrigo animal tem um custo de 1946 animais de quinta (vacas, porcos, galinhas) a sofreram as suas vidas inteiras. Gráfico apresentado no estudo:

Picture

A conclusão que retiro deste simples estudo é que se queremos realmente ajudar os animais, devemos doar a organizações eficazes que têm como objectivo ajudar os animais de quinta. Os gatos e os cães são-nos mais próximos, mas não valem mais que os animais de quinta, pelo menos, definitivamente não valem 1946 vezes mais.

Podem aceder ao estudo aqui.


AJUDE-NOS A AJUDAR MAIS ANIMAIS

Entre 2014 e 2015 distribuímos mais de 19,000 exemplares do nosso panfleto com informação detalhada sobre vegetarianismo em várias partes do país. 
​Contribuindo com apenas 1 euro possibilita-nos a impressão de 10 panfletos que poderão salvar 5 animais de uma vida de miséria!
Os nossos dados:
NIB: 0033 – 0000 – 45439919564 – 05
IBAN: PT50 0033 0000 4543 9919 5640 5…
SWIFT: BCOMPTPL
Obrigado!
Mais informação: http://avp.org.pt/ajude-nos-a-salvar-mais-animais.html
In english: http://avp.org.pt/donate.html

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!