fbpx

Apoiar os Restaurantes vegetarianos e vegan após o confinamento

Os dias fechados em casa permitem arregaçar as mangas, vestir o avental e explorar o mundo da cozinha vegetariana.

Principalmente numa altura em que se multiplica a informação online, seja através de receitas no instagram, workshops via Zoom ou até em momentos televisivos dedicados ao tema. Cozinhar pode, aliás, ser uma excelente terapia para o stress do dia-a-dia e uma forma de deixar o computador e o teletrabalho de lado por tempo suficiente até recarregar baterias. 

Mas mais 1 ano depois da chegada da Covid-19 a Portugal e em confinamento obrigatório pela segunda vez, fugir à rotina e recordar os sabores dos restaurantes preferidos também pode ser sinónimo de alegria. A verdade é que esta está a ser uma fase difícil para todos, inclusive para quem vive da restauração, seja ela tradicional, vegetariana ou vegan.

Assim, nunca foi tão importante apoiar os projetos de que gostamos, encomendando uma refeição como sinal de força e incentivo para que não baixem os braços. Não sabe por onde escolher? Navega pelas sugestões que te deixamos, organizadas por regiões, em todo Portugal Continental. Bom proveito!

REGIÃO NORTE – MINHO

Padoca (Valadares e Braga)

Com loja em Valadares (Vila Nova de Gaia), a Padoca faz chegar os seus doces um pouco a todo o país – seguindo um plano mensal de entregas – mas principalmente à região de Braga. Independentemente do ponto em que esteja, fique a saber o que se cozinha por lá: francesinha vegetariana, hambúrgueres, arroz de “pato”, “bacalhau” à brás ou bitoque de seitan.

Apesar destas ótimas opções, a verdade é que a fama deste espaço se deve à diversidade da pastelaria vegan: há bolos de arroz, mil folhas, pastéis de nata, croissants, húngaros e até bolos de aniversário. Perfeito para adoçar os dias em casa. Os sócios da AVP têm 10% de desconto em compras superiores a 10€.

https://www.padocaportugal.com/ / 227 132 466 / 913 174 170.

Soul – Alimentação Saudável e do Bem

O nome diz muito: o Soul, em Braga, tem como especialidade a comida saudável, em particular vegetariana e vegan. Durante o confinamento a aposta deste espaço é a comida congelada, perfeita para facilitar a vida de quem está em teletrabalho. Há quiche, pastéis de forno, pãezinhos de “queijo”, muffins (estão disponíveis vários sabores como banana, cenoura ou tâmaras, por exemplo), quiche de espinafres, alternativa ao bacon ou legumes, todas com creme de caju e tomatinhos. Basta levar ao forno et voilà. Os sócios da AVP têm 10% de desconto em todo o menu da Soul.

facebook.com/soulalimentacaosaudaveledobem / 925702277

Du02SCEaRYJPdgkgdGsodLJhv4AoIap omKSMiVHJLYyKX2PjtAcIzuT238 CxVdQdbOBDCg AYM2A1hlDsOWC8

daTerra (Várias Localidades)

A cadeia de restaurantes vegetarianos daTerra dispensa apresentações, estando já presente em diferentes cidades do país e Braga não é excepção. Na capital minhota, o restaurante encontra-se no Braga Parque. O confinamento obrigou a marca a reestruturar-se e agora disponibiliza uma Brunch Box (com direito a panquecas, mini burguers, empadas de tofu e algas, tofu mexido, baked beans e mais), uma box de pequeno-almoço (inclui panquecas, croissant, muffin, taça de iogurte, granola e fruta e sumo natural), além de um menu diário para uma ou duas pessoas (os pratos variam, mas a título de exemplo, já se serviu seitan da mongólia com arroz integral, carpaccio de tomate e curgete ou folhados gregos de espinafres e queijo greek white com salada coleslaw com abacaxi e amendoim). As encomendas fazem-se no site.

Os sócios da AVP têm 10% de desconto em todos os 15 restaurantes daTerra.

Contactos:

https://lojaonline.daterra.pt/ / geral@daterra.pt

0aYRNmmfM3dUEUBcN0Xo2Xs2KgCLzDl BKCS0ezdTBATRR2O19glTKkDmGB7gn64O skFVPtMTOMg0bXmONJouOIJhSBGvXdtcTCllYL4K9XQM AoBSqOCTIz7Jn5oHFFSVbe Y8

Gosto Superior – Restaurante Vegetariano

Trata-se do restaurante vegetariano mais antigo de Braga e a melhor parte é que trabalha todos os dias da semana. Assim, os almoços são servidos das 12.00 às 15.00 e os jantares das 19.00 às 21.30, em regime de take-away e com entregas.

Os pratos que saem da cozinha da Praça Mouzinho de Albuquerque são um aconchego para o estômago: rolo verde de espinafres com creme vegan de abóbora e tomate seco, feijoada, tartellete com brócolos e azeitonas pretas ou bauzi (um pão cozido a vapor) de rebentos de soja e legumes ao vapor. Já com fome? As encomendas fazem-se via telemóvel.

facebook.com/gostosuperior.pt / 253 217 681 / 911869143

Pausa Útil

A equipa do Pausa Útil, em Braga, trabalha todos os dias para servir comida vegetariana, vegan-friendly e sem lactose. Durante o confinamento apenas funciona através da plataforma Comer Em Casa, onde podem ser consultados os menus e feitas as encomendas. Quando? De segunda a sábado das 12.00 às 15.00 e das 20.00 às 22.30 e aos domingos apenas ao almoço, das 12.00 às 15.00. A francesinha é um dos pratos com mais fama, mas da carta destacam-se outros como lasanha de espinafres, mousse de manga ou crumble de maçã. 

facebook.com/Pausa-%C3%9Atil-296346960391077 / 253 069 290

Shanti

Tofish & Chips, francesinha, alheira, hambúrguer, lasanha, seitan ao queijo de cabra, feijoada branca com grelos, arroz e salada, almôndegas com arroz e salada são apenas alguns exemplos do que tem o Shanti para oferecer. Destaque também para as muitas sobremesas, vegetarianas e vegan: semifrio de chocolate em crosta de bolacha, doce da avó, bolo de limão vegan, bolo de cacau vegan, leite creme, mousse de chocolate ou mousse de manga. O menu está à distância de uns cliques e as encomendas de uma chamada telefónica.  

facebook.com/shanti.restaurante.vegetariano / 253 100 250 / 932238436

Semente (Art Coffee & Plant Based Food)

De matriz macrobiótica e vegan, o Semente Art Coffee & Plant Based Food está encerrado ao público, mas com serviço de entregas e take-away disponível, com direito a nuggets de tofu e maionese de alho, feijoada à moda do Porto ou hambúrguer de feijão mungo. Também se dedicam à pastelaria vegan, sem açúcares refinados – bolo de noz, panquecas, “cheesecake” de frutos vermelhos, bolo de cenoura ou bolo de cacau são só alguns exemplos. Os bonitos pratos, bem coloridos e cheios de sabor, saem para take-away de segunda a sexta das 11.00 às 14.30 e ao domingo das 11.00 às 15.00. 

facebook.com/sementebraga / 253467098

Cantina CAAA – Guimarães

O Cantina CAAA, integrado no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura de Guimarães, costumava incentivar o convívio entre pessoas que gostam de comida vegetariana, graças à mesa comunitária que dá vida à sala do restaurante. Ora, a pandemia obriga a reduzir contactos e ficar em casa, pelo que o espaço passou a dedicar-se ao take-away. De matriz vegetariana, serve um menu com sopa, prato do dia e sobremesa (8€), sendo que os pratos vão variando. Crepe com ratatouille, queijo de cabra e salada, lasanha de legumes e vegetais, chili de feijão com arroz basmati, nachos, guacamole e pico de gallo, massa com pesto de espinafres e rúcula, tomates confitados e cogumelos salteados são alguns dos pratos que já apareceram no menu, servido de terça a sábado das 12.00 às 14.30. 

facebook.com/cantinacaaa / 913830102

NORTE – GRANDE PORTO

Kind Kitchen

O bonito espaço do Kind Kitchen – é impossível ficar indiferente ao teto em abóbada todo desenhado – não pode ser visitado por enquanto, mas a comida vegan feita pelas duas irmãs pode chegar a sua casa. Disponível para take-away ou entrega em casa através de apps como a Glovo ou a Uber Eats, há hambúrgueres, nachos, sobremesas, entre muitas outras opções. O espaço funciona todos os dias das 12.00 às 22.00.

Os sócios da AVP podem usufruir de 10% de desconto em todo o menu.

facebook.com/kindkitchenporto / 22 113 0928

8w9iLSGojI7

Apuro – Vegan Bar

Cerveja artesanal, comida vegan e eventos ao vivo. Esta frase descreve o Apuro, o primeiro bar vegan da cidade do Porto. A Covid-19 veio mudar temporariamente o conceito do espaço, que agora funciona apenas por take-away e entregas de segunda a sábado ao almoço e jantar e ao domingo ao almoço. O menu está disponível online e conta com os famosos hambúrgueres, hot dogs, muitas bowls e até tapas como chessy falafel, cogumelos au vin ou húmus. Tudo à distância de uns cliques. Os sócios da AVP têm 7,5% de desconto no menu.

oapuro.pt/ / 22 402 4756

FrOm9d0n9K56HRgHsoFv zNVJehV6oqn1R2Kjm8GkPC31PWYlBeLclparO43p G7xT8z0X7

daTerra 

A cadeia de restaurantes vegetarianos daTerra também está presente em vários restaurantes da região norte. As encomendas fazem-se no site. Os sócios da AVP têm 10% de desconto em todos os 15 restaurantes daTerra.

https://lojaonline.daterra.pt/ / geral@daterra.pt

Fava Tonka (Leça da Palmeira)

O restaurante do chef Nuno Castro em Leça da Palmeira, que se caracteriza pela comida orgânica e sazonal, continua ativo em pleno confinamento, seja através de take-away ou de serviço de entrega. O que há para pedir? Rissol de legumes e caviar de algas, arroz de hortinhos e muitos outros pratos da carta de inverno que pode ser consultada online. As encomendas fazem-se através do 915 343 494. 

facebook.com/favatonkapt / 915 343 494

Terrárea (Matosinhos)

Um paraíso para amantes de flores e decoração à base de plantas, onde também tem lugar um bonito restaurante com pratos igualmente verdes. Enquanto o confinamento não permite visitas ao espaço, prove a comida vegetariana e saborosa através do serviço de take-away ou delivery. As opções passam por tostas saudáveis com abacate e outros vegetais, francesinhas vegetarianas ou até brunch com direito a panquecas altas, fofas e com manteiga de amendoim. Tudo isto disponível em dois horários: ao almoço, entre as 12.00 e as 15.00, e ao jantar, das 19.00 às 22.00. 

facebook.com/Terrareahome / 22 317 0414

Wmv7iEMh8Xho URYjZmtJzjL9T0 yRNe7K3jfCsaRvHJPxAgnr61BTI148vSGrTygexLBZy1QGo22aIOI pFSLKxuUxi6ozgNAjKx7tx4W5mQAPGfibpDzHSNlUg5s

Manna Porto

O Manna Porto, que abriu no final de 2019 em plena baixa do Porto, teve de se reinventar para fazer face à pandemia. Assim, todas as encomendas – seja do pão de fermentação natural, das manteigas de frutos secos ou das opções de refeição propriamente ditas, como sopas, tostas, pizzas e comida de tacho, tudo ovolactovegetariano – devem ser feitas no site, podendo ser levantadas à porta do restaurante ou recebidas em casa via Uber Eats. 

delivery.mannaporto.com / 916 285 608

Época Porto

Conhecido pelos pequenos-almoços e malgas de arroz integral, o Época Café continua a servir os portuenses durante a pandemia. Como? Através de um “food bag” entregue aos fins-de-semana e disponível em dois tamanhos – um pequeno (17€) e outro grande (36€). O recheio conta com opções como pão de fermentação natural, pesto rosso de tomate seco e paprika fumada, manteiga caramelizada, salada de batata e remoulade de pickles, manteiga de amêndoa salgada, compota de banana, biscoito grego de manteiga, docinho surpresa, entre outros. As encomendas podem ser feitas através do Instagram.

instagram.com/epocaporto

O Macrobiótico

Por estes dias, a pequena sala d’O Macrobiótico, no Bonfim, está vazia, mas na cozinha trabalha-se a todo o vapor. Todos os dias há um menu de almoço diferente, disponível para levantamento no espaço ou para entrega em casa. Mas não é só. Há ainda diversos pratos ultracongelados como lasanhas, tofu espiritual, empadão (desde 14€/ cada), boxes especiais e muitas sobremesas como natas do céu, salame, biscoitos de cacau e amêndoas, tiramisú, entre outros, tudo sem ingredientes de origem animal ou açúcar. 

facebook.com/omacrobiotico / 964 246 130

6QsMJUdbcsaCZSVwqCaQ88ylGoVD8b5pecMt5MPBeMcubUAbcT5heZ5cXV97Udgcn0 oCBX GWQpcMSGb

Em Carne Viva

Em plena Avenida da Boavista, o Em Carne Viva dedica-se a servir refeições vegetarianas, com uma grande preocupação com a pegada ambiental do espaço. Durante a pandemia, o chef e proprietário Victor Rodrigues continua a produzir para take-away pratos como francesinhas, Sem espinhas à lagareiro (uma recriação do tradicional bacalhau, mas com tofu), risotto de cogumelos, hambúrgueres, entre outros. 

facebook.com/emcarneviva / 932 352 722

usQX8Cj4p1o0HaLFOu7gDNPtAIJZ06uED0HIQMyUahzdx31nplGiU8qRlVp042XHt6hyugw8cjZddWPO6BEis51GUyJSHPQLz4YwFDE1kqW2KoLBcPSorUOmUBdc oY6TwHUgFVG

Odete Bakery

Não se trata de um restaurante, mas antes de uma cafetaria, que se dedica à confeção de pão e bolos totalmente vegetais. Pão de fermentação natural, bolos diversos, snacks salgados e pizzas. Estas são algumas das opções deste pequeno espaço no Bonfim, disponíveis para levantamento durante os dias da semana das 10.00 às 15.00 e das 16.00 às 19.00 e aos sábados das 10.00 às 17.00. Bom apetite.

instagram.com/odetebakery / 910 866 107

Tâmaras – Pastelaria Saudável

A loja física da Tâmaras – Pastelaria Saudável está encerrada temporariamente, mas a loja online continua a funcionar a todo o gás. Da cozinha de Mariana Gritsas saem doces sem ingredientes de origem animal e sem açúcar, mas com todo o sabor que precisamos para fazer face à pandemia. Exemplos? Tarte de pistáchios e chocolate, brownie de chocolate, de manteiga de amendoim ou blondie (côco), bolo de cookies ou tarte de limão. As entregas fazem-se de terça a sexta-feira das 16.00 às 22.30 e ao fim-de-semana das 12.00 às 22.30 através de diferentes plataformas de entrega.

tamaraspastelariasaudavel.com / tamaras.pastelaria.saudavel@gmail.com

qs1 2mY9dCVIFMZLWQC0Ks26 xNs Oz3AhkXkJeH0BoX 2M8wxh Buc2PSGlyKgSclB hxFUkdqdfLQOKh76vpn9Fbf1lntwxKYh BvtfT6FsUQC5bYzes ecu aXMACAdjhytDy

Duh – Vegan Donuts

Fechados em casa com um dia cinzento e de chuva. O cenário não é bonito, mas pode melhorar com um donut. É para isso que existe a Duh – Vegan Donuts. Com a pandemia, o pequeno espaço no Largo Alberto Pimentel está encerrado, mas os donuts têm-se feito à estrada nos mais diversos sabores: creme caseiro de pistácio com topping de chocolate, glacê de canela, cobertura de paçoca caseira, glacê de açafrão com gengibre e limão ou glacê de leite de coco com frutos vermelhos são alguns exemplos. Esteja atento às redes sociais da marca, onde divulgam as freguesias e cidades com direito a entrega.

facebook.com/duhvegandots / 936 949 375

Confeitaria Damira

De portas abertas desde 1996, a Confeitaria Damira, em Ermesinde, começou recentemente a dar os primeiros passos no mundo da pastelaria e da cozinha vegetariana e vegan. Bolos de aniversário, snacks salgados como pastéis de soja ou de legumes, croissants, tarteletes de chantilly e morangos, bolas de Berlim, pastéis de nata – estes são apenas alguns exemplos das opções de pastelaria vegan deste espaço, disponíveis para take-away e delivery com Glovo, Uber Eats e outras apps.

facebook.com/confeitariadamira / 22 973 0939

Cravo e Canela

Saudades dos bolos de pastelaria tradicional? A Cravo e Canela resolve. Bolas de Berlim (normais ou com recheio de chocolate), croissants recheados com chocolate, húngaros, ratinhos de chocolate e bolos de feijão são só uma amostra das especialidades doces deste espaço. Para quem prefere salgados, há rissóis de cogumelos, esparregado e queijo grego vegan ou alheira e espinafres, coxinhas, folhados e rissóis com a famosa Beyond Meat. Um paraíso, portanto.

facebook.com/cravoecanelapastelariavegetal / 914 406 399

Árvore do Mundo

Seitan Wellington, tofu do bosque com batata leque, caril de legumes assados. Estes são apenas três exemplos dos muitos pratos que saem da cozinha da Árvore do Mundo, agora 100% dedicado aos pedidos para delivery e take-away, enquanto a pandemia não permite ter clientes no espaço, perto do Jardim de São Lázaro. Além disto, pode também encomendar caixas temáticas e frascos de maionese vegan artesanal. É estar atento às redes sociais do projeto e encomendar.

facebook.com/CasaArvoredoMundo / 22 324 4513

uCFJC5urOnX1nuZ6SlMyE12Cps39 tEr6gW0WHwgt dCutzsVTZ3HBM9IFk 7

O Porto dos Gatos

Pioneiro, O Porto dos Gatos é o primeiro cat café da cidade do Porto, que estimula o convívio entre humanos e felinos da associação Vida de Gato. As portas do espaço estão fechadas, mas a sustentabilidade da associação continua a depender, em parte, das vendas da comida vegetariana. Assim, encomendar um menu é um dois em um: conseguir boa comida vegetariana e ajudar animais. As ementas são anunciadas no Facebook.

facebook.com/OportoCatcafe / 96 3094521 / 96 6224204

Restaurante Soul Food

De segunda a sexta-feira, ao almoço, a cozinha do Soul Food não pára. De lá saem pratos como empadão de legumes, sopa de feijão e de grelos, tofu agridoce com arroz, strogonoff de seitan com massa, feijoada à moda do Porto ou rojões à alentejana, todos vegetarianos. O menu da semana é anunciado na página de Facebook e as encomendas fazem-se através do telefone (911 083 840). Bom proveito.

facebook.com/soulfoodporto / 911 083 840

My Green Pastry

O nome é sugestivo: no My Green Pastry não faltam opções verdes de pastelaria, ou seja, feitas sem ingredientes de origem animal. Para fazer face à pandemia, o projeto criou uma série de caixas para levantamento no espaço ou entrega para compras superiores a 15€. Tome nota: há uma box sem glúten composta por uma bolo sem glúten e uma bebida quente, uma box “parisien” com um croissant ou um pain au chocolat com uma bebida quente e até uma box de almoço, com uma dose de sopa, uma tartine, uma bebida e um café, entre outras. Não deixe de experimentar os doces, como o entremet francês de chocolate, amêndoas e café, as energy balls ou a tarte de limão com suspiro francês. Pode também optar por fazer encomendas – basta enviar uma mensagem no página de Facebook ou no whatsapp.

Sócios da AVP usufruem de um desconto de 10%.

facebook.com/mygreenpastry / 937 314 759 / mygreenpastry.wixsite.com/vegan/

vvEuTWaMgM9pyJ366DXX29H1ju03mHSJNHvMdSFb8aGsKyi5m74BZAUOPg9IJ7Q0SqpeWB8vzO47C8b0LyXJ4EIItdU dcbHpF GB1ONf Z5 qcARKaFotBustW35A8GPR3 JTVe

Zen Burger

Comer um bom hambúrguer vegan, relaxar e desfrutar de boa companhia. Parece um bom plano? Não podemos ajudar com a parte do relaxamento e da companhia, mas no que diz respeito ao hambúrguer, sugerimos os do Zen Burger, perfeitos para este programa de confinamento. Estão todos disponíveis para take-away ou delivery através da Uber Eats e são bem decadentes. Veja-se o Monster: servido em pão verde, traz bifes de soja acebolada com queijo cheddar e queijo tradicional (ambos vegan), picles, cebola roxa, alface, tomate e cebola caramelizada. A refeição fica completa com uma boa dose de batatas fritas (há à escolha com ervas aromáticas ou com queijo cheddar e cogumelo frito) e uma fatia de bolo brigadeiro. 

Sócios da AVP usufruem de um desconto de 10%.

facebook.com/zenburgerporto / 915 586 510

9 tTv6B OXHOaelpH47Zhsj1K2Y9pUbxtZDAmLeeKmLOc cCWN1Hr3o VPuVOYhby9bF8cTGCRRkwgPEZ3yV9cls13fzqKZHHQgH

REGIÃO CENTRO 

O Burrito – Coimbra

Deliciosa comida vegan sob a forma de burritos. É esta a proposta d’O Burrito, em pleno centro histórico da cidade de Coimbra. Durante a pandemia, o projeto reinventou-se e começou a produzir para venda outros pratos mais elaborados aos sábados como caril, “não bacalhau com natas”, almôndegas de tempeh com alheira vegan em molho de tomate, “não bacalhau à brás”, lasanha e até “bifanas” com seitan. As encomendas podem ser feitas nas redes sociais ou através do telemóvel.

facebook.com/oburritocoimbra / 919305418 

Cozinha Consciente – Coimbra

A filosofia macrobiótica está no centro do conceito deste restaurante, aliada ao veganismo e à agricultura biológica. Assim, os pratos são sempre compostos pelos diferentes elementos como sugere a macrobiótica, desde os cereais integrais às leguminosas, sem esquecer os legumes escaldados, por exemplo. Durante a pandemia, funcionam apenas com take-away.

facebook.com/restaurantecozinhaconsciente / 239 091 948

Kansha – Cozinha Vegetariana – Fátima

Antes da pandemia, o Kansha – Cozinha Vegetariana já funcionava com serviço de take-away, delivery e até de catering, pelo que a Covid-19 só veio reforçar essa vertente. Todas as semanas é publicado na página de Facebook o menu semanal, sendo que também existe uma ementa especial além da habitual. Pratos como cevadotto de shitake, gratinado de lentilhas, assado de raízes, migas de feijão frade ou jardineira de soja já fizeram mais felizes os dias de quem pede este take-away. 

facebook.com/KanshaCozinhaVegetariana / 249 413 633

O Irmão Vegan – Marinha Grande

Para quem vive na Marinha Grande, de quarta a domingo, os almoços podem chegar-lhe a casa graças ao trabalho d’O Irmão Vegan, desde que encomendados até às 10.30. Os jantares, por sua vez, decorrem apenas em formato de take-away ou pedido pelas habituais plataformas de entregas. Agora que já está a par do funcionamento do espaço, fique com uma ideia das ementas. Mac n’ cheese com salsicha e ervilhas, prego à Irmão Vegan, lasanha de “atum” e espargos, feijoada de cogumelos, cachorro quente ou “camarões” al ajillo são algumas das hipóteses, tudo 100% vegetal. Não tem de quê. 

facebook.com/oirmaovegan / 913093205 (whatsapp) / 93 442 67 01

138676818 698131547566495 8566046543024881888 o 1

LISBOA

O Botanista

A plataforma Uber Eats e o telemóvel 936 217 616 estão disponíveis todos os dias das 12.00 às 15.30 e das 18.30 às 22.00 para receber as encomendas dos pratos vegetarianos d’O Botanista. Os pedidos podem ser feitos à carta ou na forma de uma box temática – há brunch, uma versão para tardes de cinema e até especial para piqueniques em casa. Lá dentro, conte encontrar deliciosos petiscos como a instagramável tosta “Tofu Mess” com tofu mexido, abacate esmagado, pão caseiro sem glúten e molho hollandaise; sandwiches de jaca;  uma poke bowl de quinoa, edamame, tomate seco e abacate, entre outros. Bom proveito.

Sócios da AVP usufruem de um desconto de 10%.

facebook.com/0botanista / 936 217 616

wBpTjtWOyvu20XwVkt17FMRMGGINR985tDJ2tcCxjxiICYXQVJcZ yzO MNKbJhNBlw0JuDXest nkih18ndB58KqZe6TfhVUAmXSkWDDcwUaX22 5bwQ19SE61CeXOoV dgar2

Ao 26 – Vegan Food Project

Há dias certos para pedir take-away? Há. De quinta-feira a domingo, os dias em que a cozinha do Ao 26 – Vegan Food Project está a trabalhar a todo o vapor para entregar refeições deliciosas à porta do espaço do Chiado e a outras paragens, via Uber Eats. À distância de uns cliques estão pratos de conforto como bifes de seitan ao molho de mostarda, “choco” frito com maionese de limão e até tofu à Lagareiro, bem como sobremesas de fazer crescer água na boca como tarte de biscoito de chocolate, amendoim e chocolate e um creme bruleé, queimado no momento como se quer. Sócios da AVP usufruem de um desconto de 10%.

facebook.com/ao26veganfoodproject / 967 989 184 

Naturluv

Pastelaria sem ingredientes de origem animal, sem glúten e sem lactose. Esta é a proposta do projeto Naturluv, instalado em Oeiras. Imagine chegar-lhe à porta de casa uma caixa cheia de doces saudáveis como mini cakes de noz com cobertura de geleia de abóbora, panquecas sem açúcar, brigadeiros de chocolate, brownies de chocolate e avelã ou rafaellos. Difícil seria não comer tudo de uma vez só. Se está a pensar como encomendar, o método é simples: basta fazê-lo através do site próprio, da plataforma Takeaway ou de uma mensagem nas redes sociais.

facebook.com/naturluv.pt / https://naturluv.fit/ / 912 518 061

nkVlKIUBrZNmLJZZts23p3zZmt1ozdFhApwrziotZSF09YYgFN6mGkKwhpkP2t1cVDcejkOoDL3nyW8Ih R8AqnrIdn3mBCX6YAelNXFEbrJO YCf6mp8R0U27agUZMn LVRkoUc

Eight – The Health Lounge

As cores dos pratos elaborados na cozinha do Eight – The Health Lounge saltam à vista, seja nos batidos pretos com amoras e carvão ativado, seja nas taças de saladas com proteínas vegetais como tofu ou leguminosas, folhas verdes, cereais integrais e molhos variados. Há também sopas e vários snacks doces, mas sem açúcar (adoçados com tâmaras e outras frutas). Espreite o menu disponível no site do restaurante ou na plataforma Uber Eats. Os sócios da AVP têm 10% de desconto no menu.

Sócios da AVP usufruem de um desconto de 10%.

facebook.com/8healthlounge / 21 886 2859 / 8healthlounge.com

Arkhe

As refeições em casa não têm de ser monótonas e aborrecidas. É isso que nos mostra a cozinha de autor do chef João Alves, ao leme do restaurante Arkhe. Recorrendo a produtos frescos e de época, todas as semanas há um menu diferente para take-away, sempre para duas pessoas. Com couvert, duas entradas, prato principal e sobremesa, custa 48€ e pode ser encomendado por email através do endereço reservas@arkhe.pt ou por telefone (aponte: 21 139 5258). O chef disponibiliza ainda a opção de veganizar a ementa, com um custo extra de 10% e a necessidade de encomendar com, pelo menos, um dia de antecedência.  

facebook.com/arkherestaurant / 21 139 5258

Las Vegan

Caixinhas de húmus, paté de azeitonas, chucrute, hambúrgueres pré-cozinhados diversos (beterraba e millet, azuki e quinoa vermelha ou grão e millet), vários molhos, saladas, bowls de arroz negro e até sobremesas. Com as portas abertas desde 2018, o Las Vegan foi obrigado a reinventar-se por força da pandemia e estas são algumas das opções que oferecem para levantamento de segunda a sexta-feira das 12.00 às 17.00 ou até para entrega (mediante agendamento).

facebook.com/lasveganlisboa / 21 247 7447

Xmcm5N1Ek1T6QB2D5mJmaGavg8LclK1y0ZRz8MA3Y749PLKPmMT6aENPCGxsD41 hjPbITO FitI2yCxjvEZCjbCNwVrqxfILHnLr RvJDs6oUgp3RPgFwP0EPFmsTvo 5yqyv2X

Cabane

O Cabane fica no Príncipe Real e tem tanto menus de almoço como pratos da carta disponíveis para recolha ou entrega através da plataforma Takeaway. Os menus passam por sopa e lasanha, sopa e quiche ou sopa e crumble de curgete. Além disto, os famosos Beyond Burgers também estão disponíveis, com chips de batatas doce, bem como muitos doces para terminar uma refeição vegan em beleza. Ah, uma dica: antes de fazer a reserva, verifique se lhe falta algo na despensa, já que a Cabane vende alguns produtos caseiros que costumam fazer sucesso como a granola, o vinagrete ou a maionese vegan.

facebook.com/Cabanelisboa / 21 395 1849

The Green Affair

O Green Affair é, por estes dias, mais um exemplo de resiliência face à pandemia. Viu-se obrigado a deixar os dois espaços físicos, mas não baixou os braços e continuou a funcionar através das habituais plataformas de entrega de comida.O que há para pedir? “Coxas” de couve flor panadas, bolinhas de alheira de cogumelos e ketchup, burger de caril de grão, massa com pesto e cogumelos shitake, bife de seitan, gyosas de vegetais com maionese de miso e muitos outros pratos perfeitos para dar um boost a um dia de teletrabalho em confinamento. Destaque para um gesto solidário: profissionais de saúde e forças de segurança têm 50% de desconto nos pedidos (mediante apresentação de identificação).

Vegan Junkies

O Vegan Junkies instalou-se na capital para mostrar que o fast food também pode ser de origem vegetal (já ninguém acredita que os veganos só comem saladas, pois não?). A pandemia obrigou a reduzir a diversidade das opções disponíveis, mas, ainda assim, os best sellers continuam disponíveis nas tradicionais plataformas de entrega na área central de Lisboa. Conte com “asinhas” com molho barbecue picante feitas de couve-flor, mac&cheese e senhores hambúrgueres, bem decadentes como se quer durante estes dias difíceis de confinamento. 

veganjunkies.pt / facebook.com/lisbonveganjunkies / 21 353 0669

Legumi

À primeira vista, a palavra sushi pode não bater certo com o conceito de veganismo. Mas o restaurante Legumi prova que o sushi feito com fruta e vegetais pode ser uma boa alternativa aos tradicionais “rolos” de alga nori com arroz e peixe cru. Uma seleção de niguiris de pepino, tomate seco e cogumelos, gyosas fritas em azeite, combinados a partir de 15 peças ou ceviche de palmito são algumas das opções disponíveis à distância de uns cliques na Uber Eats ou no próprio site do restaurante, com entregas independentes e sem custos adicionais. Não há mesmo desculpas para não encomendar.

https://www.facebook.com/legumisushivegan / legumisushivegan.com / 920 440 495

pPaFUTf 6UNmsDhDT5XxY4el3IGOqPerr3lprJnjQEWA73bFq5MVLoqu62roTrxTOt1wPiccyZx A3qn5upNw8kptI7eeP4oBTuDY Y45mXd6lsWZ3O 3lCLJF5MLyPm47B9A5uy

Moko Veggie Café

No Moko, a especialidade é a pastelaria vegan, com influências de Taiwan. Prepare-se para ganhar apetite: há rolinhos de canela com caramelo, croissants, cookies de vários sabores como matcha com chocolate, morango com arando ou especiarias ou mil folhas, por exemplo. Para paladares mais salgados, não faltam empadas recheadas com “frango” de soja, seitan fumado ou espinafres com cogumelos, baos e até hambúrgueres no pão para refeições principais ou lanches ajantarados. Tudo vegan e disponível para levantamento nas lojas ou entrega pelas habituais apps.

facebook.com/Moko.Veggie.Cafe / 21 813 0621 

Ohana by Naz

O Ohana by Naz, no Parque das Nações, é conhecido pelos coloridos pratos de buffet e pelos brunches vegetarianos, mas a pandemia não permite, por enquanto, esse formato. Assim, o restaurante continua a servir boa comida de base vegetal através da Uber Eats. Há muitos hambúrgueres – destaque para o bonito Flamming Burger, um hambúrguer de feijão preto servido em pão de tomate seco com batata frita e queijo vegan -, pataniscas de vegetais, bifinhos de seitan com molho de pimenta e até cachorro quente com salsicha vegetariana em pão de espinafres e chips de batata doce, além de outras opções mais leves como tostas e outros petiscos. 

facebook.com/ohanabynaz / 21 607 7678

REGIÃO SUL – ALGARVE

Alfarroba Café

A alimentação macrobiótica vegan é o ponto de partida para todas as ementas do Alfarroba Café, pelo que os ingredientes são sempre locais e biológicos e não há aditivos nem açúcares adicionados nas sobremesas. O menu de almoço muda todos os dias – feijão azuki com vegetais, arroz integral e pickles de rábano com patanisca de legumes e salada é só um exemplo de um dos pratos bem completos, havendo ainda outras opções fixas, como hambúrguer ou salada de tempeh, wrap de tofu ou salada de grão. Sobremesas vegan? Também há, é só escolher: salame de cacau e côco, “leite-creme” com nozes, tarte tatin de pêra, tarte de cacau, bolacha e amendoim, etc. 

https://www.facebook.com/alfarrobacafe / 289 512 559 / alfarrobacafe.com

Sócios da AVP usufruem de um desconto de 10%.

Alcachofra – Cozinha Vegetariana – Faro

O Alcachofra Cozinha Vegetariana chega a todas as pessoas que vivam em Faro com entregas gratuitas. Ao caminho fazem-se pratos como caril de legumes e tofu, salada de cuscuz com falafel e húmus, hambúrgueres e wraps variados, estufado de lentilhas com arroz e salada, bem como muitos doces como bolos, donuts, muffins, cinnamon rolls, bolas de Berlim, tudo sem ingredientes de origem animal. Há ainda a opção de fazer pastelaria sem glúten por encomenda. Pronto para encomendar? É só enviar uma mensagem na página de Facebook do projeto.

facebook.com/Alcachofrafaro

Vegan Box – Faro

Esqueça a dieta e abra a página de Facebook da Vegan Box, um espaço em Faro que tem como ponto forte os doces de origem vegetal. Donuts gulosos, de bolacha Oreo, de chocolate com pepitas, de Cheerios ou de chantilly vegan e coco, entre outros sabores, bolo brigadeiro de chocolate e cobertura de chocolate negro, pastéis de nata ou salame de chocolate são presenças comuns na ementa da Vegan Box. Mas também há pratos principais para antecipar os doces – uma vasta lista de hambúrgueres, “vegalhau”, uma versão vegan de bacalhau com natas, chili de soja com arroz e batata doce recheada com salada são algumas hipóteses. Uma perdição.

facebook.com/veganbox.pt / 914 850 748

OUTRO LADO – Faro

Nem só de menus diários se faz o Outro Lado, em Faro. Este restaurante vegetariano também se dedica à produção de refeições pré-preparadas congeladas, bolos e sobremesas mediante encomenda via 911 000 359 ou pela página de Facebook. A ementa inclui francesinha, um prato típico do norte servido a Sul, com direito a “ovo” vegan, “peixe” frito com arroz de tomate, bifana de seitan em bolo do caco ou legumes à Brás, por exemplo, e algumas sobremesas como pastel de nata vegan ou mousse de chocolate e manteiga de amendoim. Tudo de terça-feira a sábado entre as 12.30 e as 22.00. 

https://www.facebook.com/Restoutrolado / 911 000 359

xdtZTCRVdRPLmdpcLoBJyjrKYLxjLiCPq9LonxEmX0RazYkwbdFRZaRZEYtlKcGIttEyvqDP2MT94 1J uSxbNE1jzVl7m

Raízes – Cozinha Saudável & Vegetariana – Quarteira

Sustentabilidade do Planeta Terra é um dos conceitos-chave do Raízes – Cozinha Saudável & Vegetariana, em Quarteira. Por lá servem-se, para take-away, pratos como bowls coloridas com diferentes ingredientes, tofu com creme de castanhas, estufado de ervilhas e tempeh com salada e croquetes de espinafres, pinhões e queijo com puré de batata doce e couve flor, por exemplo. Os pratos são diferentes todos os dias e divulgados através de uma ementa semanal publicada nas redes sociais. É estar atento.

facebook.com/raizescozinhavegetariana / 289 301 183

Com ou sem fome, faça chuva ou faça sol lá fora, esteja sozinho ou com companhia neste confinamento, esta lista pode ser uma boa aliada enquanto a Covid-19 se mantiver por perto e nos obrigar a estar mais tempo em casa. Guarde-a bem guardada, mas tire-a da gaveta sempre que surgir vontade de uma refeição vegetariana digna de restaurante, ajudando assim os negócios mais verdes do país. Bom apetite!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Este artigo foi útil?

Considera fazer um pequeno donativo!

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Ao fazeres um donativo, estarás a ajudar-nos a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana. Muito obrigado!       

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!