20 Jun 6 Boas Razões para ser Vegetariano

Vou apresentar-te boas razões para te tornares vegetariano!

 

1 – Solidariedade para com os restantes seres

Muita gente ignora o sofrimento dos animais pois acha que estes foram meramente criados para consumo humano e não sofrem. Ora, são cada vez mais públicas e conhecidas as atrocidades cometidas no que diz respeito à criação, transporte e abate de animais. Estes não são, na sua maioria, tratados com o devido respeito tanto em vida como no leito da morte. Se puderes não contribuir para a proliferação destas práticas, porque não deixares de comer ou pelo menos reduzes o consumo de animais? Certamente que a tua consciência irá agradecer-te! Lembra-te ainda dos seres que habitam o mar, que por vezes são esquecidos, mas sofrem muito para te irem parar ao prato! O polvo, por exemplo, talvez não te chame muito à atenção, mas é um dos animais mais inteligentes do planeta, sentindo muita dor e sofrimento.

2- Facilidade de substituição da carne/peixe

Hoje em dia é sabido que podemos facilmente substituir a nossa alimentação. Conseguimos encontrar um leque variadíssimo de nutrientes nos legumes, frutas, leguminosas e na soja, conhecido como o principal substituto da proteína animal.  Importa referir que há vários tipos de vegetarianismo e se optares pelo mais restrito, o corriqueiramente chamado veganismo, é importante que recorras a suplementação de vitamina B12.

Mas por falar nisso, sabias que até as pessoas que comem carne e peixe regularmente podem ter deficiência dessa vitamina? Portanto podes ver que não há qualquer impedimento para começares! É tudo uma questão de um bom planeamento e equilíbrio.

3 – A tua saúde agradece

Cada vez mais médicos e nutricionistas chegam à conclusão de que uma boa dieta vegetariana contribui para uma menor incidência de diabetes, problemas de coração, assim como maior controlo do colesterol. Também se sabe que uma pessoa cuja alimentação é baseada em legumes, contém uma flora intestinal mais diversificada e com mais espécies protetoras. Se fores daquelas pessoas com problemas intestinais garantidamente que só vais ter benefícios!

4 – O teu palato vai evoluir

Não é que seja regra, mas por norma, a dita “alimentação omnívora” do dia-dia é muito mais monótona que uma alimentação vegetariana. Assim sendo, dá-se maior predominância à proteína animal e aos hidratos de carbono e muito menos aos legumes, leguminosas e verduras. Um arroz com carne, um peixe com batatas… Não se torna repetitivo? Se te tornares vegetariano provavelmente irás conhecer sabores únicos e apreciar de uma forma diferente a comida, comida essa para a qual antes olhavas e não tinhas vontade de provar. É o teu paladar a evoluir e a adaptar-se. Para além disso, hoje em dia há diversas formas de substituir os sabores e até tens queijos, salames e fiambres vegans para quando te dão aqueles ataques de gula!

5 – Ser vegetariano não é caro como dizem

Devido à menor procura, claro que há alimentos vegetarianos que têm um custo mais elevado. No entanto, consegues fazer uma alimentação rica, variada e saborosa com recurso a alimentos que facilmente compras no supermercado e que conjugados formam um prato com todos os nutrientes que precisas, nomeadamente as leguminosas, frutas e verduras.

Em suma, não te preocupes que não precisas de comer todos os dias tofu ou soja! Informa-te connosco de como podes proceder à substituição! Teremos todo o gosto em auxiliar a tua mudança!

6 – O planeta

Somos todos habitantes do mesmo planeta e, como sabemos, ainda é o único com condições para habitarmos. É por isso que temos de ter algumas preocupações e, mais uma vez, ser vegetariano só nos vem trazer benefícios. Isto porque a dieta vegetal reduz a emissão de gases de efeito de estufa e ajuda a poupar litros e litros de água. Por exemplo um quilo de carne bovina exige cerca de 10.000 litros de água e 1000 litros de água são necessários para se produzir um litro de leite. Já para produzir um quilo de batatas, arroz ou milho é preciso 40, 60, 90 litros… Uma diferença considerável, não?

 

Agora que estás minimamente informado, que tal experimentares mudar ou pelo menos reduzir o consumo de animais? Há cada vez mais pessoas a alterar o seu estilo de vida e o vegetarianismo está claramente em crescimento!

Lembra-te que com a tua mudança, não só estás a beneficiar-te a ti como ao planeta e sobretudo aos animais!

Se precisares de ajuda não hesites em contactar-nos!

 

 

 

 

Bio

Filipa Sousa
Últimas publicações
Sem comentários

Comenta