fbpx

As 10 Localidades mais Veg-Friendly de Portugal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Associação Vegetariana Portuguesa criou uma lista do top 10 de localidades mais veg(an)-friendly em Portugal. Os critérios? Simples. Considerámos o seguinte: o número de restaurantes vegetarianos e vegan e os que, não sendo exclusivamente vegans ou vegetarianos, possuem opções adequadas para quem o é. O número de festivais e eventos – em termos de dimensão e do número de pessoas que os visitaram- que promovem e informam sobre este estilo de vida, bem como lojas e supermercados que ofereçam produtos vegetarianos e vegan.

Sobre Portugal e o Crescimento do Veg(etari)anismo

Portugal recebe cada vez mais turistas de todo o mundo que procuram alternativas vegetarianas ou vegan e que pesquisam por cidades vegan-friendly. Há também cada vez mais portugueses a mudar os seus hábitos alimentares e estilos de vida de maneira a promoverem a sua saúde, contribuirem para a diminuição da sua pegada ecológica e a serem mais compassivos para com os animais.

É um facto, o vegetarianismo e o veganismo vieram para ficar e, se antigamente era difícil encontrar opções, hoje em dia esta é uma tarefa muito mais simples.

O Top 10 das Cidades Veg-Friendly

Eis a muito aguardada lista do top 10!

1 - Lisboa

#1 - Lisboa

# 1 - Lisboa

+108 restaurantes com opções vegetarianas
+27 restaurantes vegan
+34 restaurantes vegetarianos
+77 lojas com produtos vegetarianos
+3 eventos dedicados ao vegetarianismo/veganismo

Lisboa surge, sem surpresas, no topo da nossa lista e em rankings europeus, aparece também como uma das cidades mais vegan-friendly da Europa.

Com um grande fluxo turístico e com a maior densidade populacional do país, não é de espantar a adaptação da nossa bonita capital a esta tendência. Lar do maior número de restaurantes 100% vegan (27 no total) e restaurantes vegetarianos , 34 na totalidade, possui também um grande  número de restaurantes com opções para vegetarianos e vegans. Há também cada vez mais eventos da “especialidade” a ganhar destaque: o Veggieworld, o Veganário ou mais recentemente, o VeggieVibes. Até já podemos comer o ex-libris da “casa” em versão vegan: o Pastel de Belém. De Lisboa, para o mundo.

2 - Porto

#2 - Porto

#2 - Porto

+80 restaurantes com opções vegetarianas
+12 restaurantes vegan
+19 restaurantes vegetarianos
+33 lojas com produtos vegetarianos
1 evento dedicado ao vegetarianismo/veganismo

A Invicta aparece em segundo lugar na lista e a sua francesinha vegetariana já é uma favorita de quem visita a cidade do Porto e de quem por lá vive. Dizem as “boas línguas” que há muitas pessoas que mesmo não sendo vegetarianas ou vegans, na hora de escolher a sua francesinha, optam pela opção veggie. Nós acreditamos, porque também já a provámos.

A cidade tem uma grande oferta de opções vegetarianas/vegan em inúmeros restaurantes e cafés tradicionais, e até já conta com um mapa turístico que facilita a localização dos espaços veg-friendly: o Veg & Go! Conta com a presença do evento Veggie Fest, um festival destinado a todos os que o queiram visitar: familias, chefes de cozinha, vegetarianos, vegans ou então não.  A cidade está aberta para todos e é sempre muito acolhedora!

3 - Funchal

#3 - Funchal

#3 - Funchal

+27 restaurantes com opções vegetarianas
+3 restaurantes vegetarianos
+6 lojas com produtos vegetarianos

A maior cidade e capital da eterna Pérola do Atlântico, não surpreende ninguém ao aparecer em terceiro lugar na nossa lista. Um elevado número de turistas, o facto de ser um paraíso para os apaixonados por frutas exóticas e uma maior variedade de legumes, ajuda a que a adaptabilidade da cidade tenha acontecido de forma mais natural. Já há muitos restaurantes que oferecem alternativas na sua ementa e também já é possivel escolher em qual dos restaurantes exclusivamente vegetarianos da cidade vamos querer almoçar ou jantar. Comer boa comida vegetariana com vista para o mar é sempre uma boa ideia.

4 - Braga

#4 - Braga

#4 - Braga

+8 restaurantes com opções vegetarianas
+3 restaurantes veganos
+5 restaurantes vegetarianos
+9 lojas com produtos vegetarianos
1 evento dedicado ao veganismo

Braga é uma cidade cada vez mais jovem e dinâmica. Prova disso são os vários projectos de cariz social e cultural que a cidade tem desenvolvido nos últimos anos, principalmente desde a sua distinção como Capital Europeia da Juventude em 2012. No último ano surgiu o projecto Braga Vegan – constituído pelo movimento Braga para Todos e pela Associação Braga Animal Save – que abraça diversos eventos de veganismo na cidade: palestras, vigílias pelos animais, S. João Vegan, Dia Mundial do Veganismo e mais recentemente, o Festival Vegan de Braga. A juntar a este movimento, temos já um considerável número de restaurantes e de lojas onde podemos comer bem, (mesmo muito bem!), e encontrar produtos vegetarianos e vegan. É cada vez mais fácil comer, comprar e “respirar” o veganismo em Braga.

5 - Lagos

#5 - Lagos

#5 - Lagos

+20 restaurantes com opções vegetarianas
+3 restaurantes vegetarianos
+6 lojas com produtos vegetarianos

Podem tomar banho nas águas quentes das praias, tirar fotografias a paisagens únicas, passear pelas ruas cheias de vida de Lagos e podem também, com muita facilidade, encontrar um restaurante onde haja alternativas sem carne, sem peixe e feitas com muito amor. Lagos tem imensos restaurantes vegan-friendly e ainda há alguns exclusivamente vegetarianos. Se estiverem de férias em Lagos e quiserem cozinhar em casa, existem algumas lojas onde encontram diversos produtos vegan. Relaxem, estão de férias, o mar está logo ali e quando quiserem comer…é só ir.

6 - Ponta Delgada

#6 - Ponta Delgada

#6 - Ponta Delgada

+13 restaurantes com opções vegetarianas
+1 restaurante vegano
+2 restaurantes vegetarianos
+3 lojas com produtos vegetarianos

Pode dizer-se que a bonita Ponta Delgada é um “pedaço de céu” para os vegetarianos. E não, não é só pelas paisagens de cortar a respiração, pelos cheiros ou pela magia que, (toda a ilha), espalha. O seu clima é o ideal para o plantio de vegetais e frutas exóticas. Estes produtos são muito fáceis de encontrar em qualquer mercado e sempre frescos. Quem também aproveita a “boleia’ são os restauranntes e lojas da cidade, que vão sendo cada vez mais. Vão por nós, a comida vegetariana em Ponta Delgada está carregada de novos sabores e cheiros. Vale a pena experimentar e deixar as vacas “felizes” serem mesmo felizes.