fbpx

As 10 Localidades mais Veg-Friendly de Portugal

A Associação Vegetariana Portuguesa criou uma lista do top 10 de localidades mais veg(an)-friendly em Portugal. Descobre quais são os melhores locais para vegetarianos em Portugal!

Partilha este artigo:

A Associação Vegetariana Portuguesa criou uma lista do top 10 de localidades mais veg(an)-friendly em Portugal. Os critérios? Simples. Considerámos o seguinte: o número de restaurantes vegetarianos e vegan e os que, não sendo exclusivamente vegans ou vegetarianos, possuem opções adequadas para quem o é. O número de festivais e eventos – em termos de dimensão e do número de pessoas que os visitaram- que promovem e informam sobre este estilo de vida, bem como lojas e supermercados que ofereçam produtos vegetarianos e vegan.

Sobre Portugal e o Crescimento do Veg(etari)anismo

Portugal recebe cada vez mais turistas de todo o mundo que procuram alternativas vegetarianas ou vegan e que pesquisam por cidades vegan-friendly. Há também cada vez mais portugueses a mudar os seus hábitos alimentares e estilos de vida de maneira a promoverem a sua saúde, contribuirem para a diminuição da sua pegada ecológica e a serem mais compassivos para com os animais.

É um facto, o vegetarianismo e o veganismo vieram para ficar e, se antigamente era difícil encontrar opções, hoje em dia esta é uma tarefa muito mais simples.

O Top 10 das Cidades Veg-Friendly

Eis a muito aguardada lista do top 10!

1 - Lisboa

#1 - Lisboa

# 1 - Lisboa

+108 restaurantes com opções vegetarianas
+27 restaurantes vegan
+34 restaurantes vegetarianos
+77 lojas com produtos vegetarianos
+3 eventos dedicados ao vegetarianismo/veganismo

Lisboa surge, sem surpresas, no topo da nossa lista e em rankings europeus, aparece também como uma das cidades mais vegan-friendly da Europa.

Com um grande fluxo turístico e com a maior densidade populacional do país, não é de espantar a adaptação da nossa bonita capital a esta tendência. Lar do maior número de restaurantes 100% vegan (27 no total) e restaurantes vegetarianos , 34 na totalidade, possui também um grande  número de restaurantes com opções para vegetarianos e vegans. Há também cada vez mais eventos da “especialidade” a ganhar destaque: o Veggieworld, o Veganário ou mais recentemente, o VeggieVibes. Até já podemos comer o ex-libris da “casa” em versão vegan: o Pastel de Belém. De Lisboa, para o mundo.

2 - Porto

#2 - Porto

#2 - Porto

+80 restaurantes com opções vegetarianas
+12 restaurantes vegan
+19 restaurantes vegetarianos
+33 lojas com produtos vegetarianos
1 evento dedicado ao vegetarianismo/veganismo

A Invicta aparece em segundo lugar na lista e a sua francesinha vegetariana já é uma favorita de quem visita a cidade do Porto e de quem por lá vive. Dizem as “boas línguas” que há muitas pessoas que mesmo não sendo vegetarianas ou vegans, na hora de escolher a sua francesinha, optam pela opção veggie. Nós acreditamos, porque também já a provámos.

A cidade tem uma grande oferta de opções vegetarianas/vegan em inúmeros restaurantes e cafés tradicionais, e até já conta com um mapa turístico que facilita a localização dos espaços veg-friendly: o Veg & Go! Conta com a presença do evento Veggie Fest, um festival destinado a todos os que o queiram visitar: familias, chefes de cozinha, vegetarianos, vegans ou então não.  A cidade está aberta para todos e é sempre muito acolhedora!

3 - Funchal

#3 - Funchal

#3 - Funchal

+27 restaurantes com opções vegetarianas
+3 restaurantes vegetarianos
+6 lojas com produtos vegetarianos

A maior cidade e capital da eterna Pérola do Atlântico, não surpreende ninguém ao aparecer em terceiro lugar na nossa lista. Um elevado número de turistas, o facto de ser um paraíso para os apaixonados por frutas exóticas e uma maior variedade de legumes, ajuda a que a adaptabilidade da cidade tenha acontecido de forma mais natural. Já há muitos restaurantes que oferecem alternativas na sua ementa e também já é possivel escolher em qual dos restaurantes exclusivamente vegetarianos da cidade vamos querer almoçar ou jantar. Comer boa comida vegetariana com vista para o mar é sempre uma boa ideia.

4 - Braga

#4 - Braga

#4 - Braga

+8 restaurantes com opções vegetarianas
+3 restaurantes veganos
+5 restaurantes vegetarianos
+9 lojas com produtos vegetarianos
1 evento dedicado ao veganismo

Braga é uma cidade cada vez mais jovem e dinâmica. Prova disso são os vários projectos de cariz social e cultural que a cidade tem desenvolvido nos últimos anos, principalmente desde a sua distinção como Capital Europeia da Juventude em 2012. No último ano surgiu o projecto Braga Vegan – constituído pelo movimento Braga para Todos e pela Associação Braga Animal Save – que abraça diversos eventos de veganismo na cidade: palestras, vigílias pelos animais, S. João Vegan, Dia Mundial do Veganismo e mais recentemente, o Festival Vegan de Braga. A juntar a este movimento, temos já um considerável número de restaurantes e de lojas onde podemos comer bem, (mesmo muito bem!), e encontrar produtos vegetarianos e vegan. É cada vez mais fácil comer, comprar e “respirar” o veganismo em Braga.

5 - Lagos

#5 - Lagos

#5 - Lagos

+20 restaurantes com opções vegetarianas
+3 restaurantes vegetarianos
+6 lojas com produtos vegetarianos

Podem tomar banho nas águas quentes das praias, tirar fotografias a paisagens únicas, passear pelas ruas cheias de vida de Lagos e podem também, com muita facilidade, encontrar um restaurante onde haja alternativas sem carne, sem peixe e feitas com muito amor. Lagos tem imensos restaurantes vegan-friendly e ainda há alguns exclusivamente vegetarianos. Se estiverem de férias em Lagos e quiserem cozinhar em casa, existem algumas lojas onde encontram diversos produtos vegan. Relaxem, estão de férias, o mar está logo ali e quando quiserem comer…é só ir.

6 - Ponta Delgada

#6 - Ponta Delgada

#6 - Ponta Delgada

+13 restaurantes com opções vegetarianas
+1 restaurante vegano
+2 restaurantes vegetarianos
+3 lojas com produtos vegetarianos

Pode dizer-se que a bonita Ponta Delgada é um “pedaço de céu” para os vegetarianos. E não, não é só pelas paisagens de cortar a respiração, pelos cheiros ou pela magia que, (toda a ilha), espalha. O seu clima é o ideal para o plantio de vegetais e frutas exóticas. Estes produtos são muito fáceis de encontrar em qualquer mercado e sempre frescos. Quem também aproveita a “boleia’ são os restauranntes e lojas da cidade, que vão sendo cada vez mais. Vão por nós, a comida vegetariana em Ponta Delgada está carregada de novos sabores e cheiros. Vale a pena experimentar e deixar as vacas “felizes” serem mesmo felizes.

7 - Cascais

#7 - Cascais

#7 - Cascais

+13 restaurantes com opções vegetarianas
+1 restaurante vegano
+3 restaurantes vegetarianos
+4 lojas com produtos vegetarianos

A Vila de Cascais fica a meia hora do rodopio de Lisboa e uma coisa é certa, esta vila não é só feita de graciosas praias e de ondas perfeitas para os amantes do surf, é também a casa de bons e prestigiados restaurantes. Gastronomia asiática, francesa, portuguesa, italiana, japonesa, inglesa, enfim, damos a volta ao mundo quando visitamos estes restaurantes. O melhor de tudo? É que muitos deles já têm alternativas vegetarianas e outros só têm mesmo ementa vegetariana à disposição do cliente. Podemos comer a nossa refeição num terraço, numa cozinha tradicional italiana e até num laboratório. Opções veggie não faltam. Originalidade e bom gosto também não e sempre de olhos colados no mar.

8 - Matosinhos

#8 - Matosinhos

#8 - Matosinhos

+10 restaurantes com opções vegetarianas
+1 restaurante vegano
+5 restaurantes vegetarianos
+4 lojas com produtos vegetarianos

Podem tomar banho nas águas quentes das praias, tirar fotografias a paisagens únicas, passear pelas ruas cheias de vida de Lagos e podem também, com muita facilidade, encontrar um restaurante onde haja alternativas sem carne, sem peixe e feitas com muito amor. Lagos tem imensos restaurantes vegan-friendly e ainda há alguns exclusivamente vegetarianos. Se estiverem de férias em Lagos e quiserem cozinhar em casa, existem algumas lojas onde encontram diversos produtos vegan. Relaxem, estão de férias, o mar está logo ali e quando quiserem comer…é só ir.

9 - Portimão

#9 - Portimão

#9 - Portimão

+6 restaurantes com opções vegetarianas
+3 restaurantes veganos
+2 restaurantes vegetarianos
+2 lojas com produtos vegetarianos

A nossa lista regressa ao Algarve e vai directamente até ao sol de Portimão. Quando estamos de férias em lugares à beira mar plantados e saímos com os amigos para jantar, pensamos sempre que, das duas uma, ou vamos comer alface com tomate e batata cozida, ou arroz com batata frita. Bom, é verdade que as opções churrasco ou peixe são sempre mais fáceis de encontrar, mas também já há opções para nós, os veggies. Portimão já tem alguns restaurantes vegan/vegetarianos e a oferta de restaurantes vegan-friendly tem tendência a crescer, por isso relaxem, porque quando saírem para almoçar ou jantar em Portimão, a vossa refeição vai ser mais do que um simples acompanhamento.

10 - Paredes de Coura

#10 - Paredes de Coura

#10 - Paredes de Coura

+5 restaurantes com opções vegetarianas
2 eventos ligados com a promoção do vegetarianismo
1 Santuário de Animais

Paredes de Coura tem tido um papel muito relevante na questão da reflexão sobre o veganismo e sobre a sua importância em questões ambientais e do bem-estar animal.

A Quinta das Águias – um santuário animal criado por Ivone e Joep e onde habitam mais de 130 animais resgatados do abate e abandono – em parceria com o Município de Paredes de Coura, já há 4 anos que organizam o Congresso Vegetariano de Paredes de Coura, que todos os anos conta com a presença de activistas, empresários, cientistas e médicos que ali se juntam para conversar, definir estratégias concretas de mudança e para discutir o impacto da alimentação na saúde, no ambiente e no bem-estar animal.

É também em Paredes de Coura que surge o Green Weekend um evento onde podemos realizar vários workshops de comida vegetariana e frequentar aulas de yoga, pilates, respiração biodinâmica, etc. É importante destacar também que há uns meses atrás, a Câmara Municipal de Paredes de Coura, anunciou a criação de uma Incubadora Bio para apoio a empreendedores com ideias de negócio baseadas em produtos autóctones, sustentáveis e vegan. Paredes de Coura não é só feita de um maravilhoso festival de música. É também feita de amor, progresso e compaixão.

Outros Destaques

Bem, a lista termina aqui, mas não nos podemos despedir sem antes mencionar algumas cidades que têm vindo a crescer tanto na área da restauração e comércio como na criação e dinamização de eventos que promovem o veganismo:
  • Em Loulé vive a FAVA – Feira do Ambiente e Vegan do Algarve, cujo objectivo é promover um estilo de vida saudável, amigo da natureza e dos animais. A par disso já dá conta de alguns espaços com opções vegan e aloja também um seminário anual dedicado à alimentação vegetariana nas cantinas;
  • Coimbra, Sintra e Faro são cidades que têm vindo a crescer em termos de oferta de ementas “amigas” de todos e de lojas com produtos vegan/vegetarianos;
  • E também estamos de olhos postos em São João da Madeira, que para além de já contemplar restauração vegetariana, foi onde o Festival VeggieFest – que referimos na cidade do Porto – também acontece, e foi onde na verdade apareceu pela primeira vez.

Junta-te a uma comunidade em crescimento!

Resta-nos relembrar que a AVP tem parceiros espalhados por algumas destas localidades e que os sócios podem usufruir de descontos. Cliquem na área de parceiros do site da AVP para ficarem a saber tudo sobre estas vantagens. Encontramo-nos por aí num destes muitos restaurantes, eventos e lojas espalhados por Portugal!

 

Redação: Catarina Mamede
Fotografia: VeggieFest, AVP.

NOTA: Obrigado especial ao HappyCow pelos dados fornecidos, e à Carla Ceia, que colaborou na realização deste artigo.

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!