fbpx
Pesquisar
Logótipo AVP Associação Vegetariana Portuguesa

Bebidas Alcoólicas Vegan: uma lista de 10 opções

Bebidas Alcoólicas Vegan: uma lista de 10 opções
Bebidas Alcoólicas Vegan uma lista de 10 opções

Partilha este artigo:

Por estranho que pareça, nem todas as bebidas são isentas de substâncias de origem animal. Alguns vinhos, por exemplo, podem ser produzidos com recurso a matérias-primas de origem animal, sendo algumas usadas no processo de fabrico e outras incluídas no produto final. 

É também por esse motivo que fizemos a lista que se segue de bebidas alcoólicas aptas para veganos. De qualquer modo, sempre que tiveres dúvidas, recorda que existem selos conferidos por entidades independentes que atestam que determinado produto é ou não vegan; os mais reconhecidos e confiáveis são os da V-Label (atribuído pela Associação Vegetariana Portuguesa) e a Vegan Flower

image

Existe ainda o Barnivore, um directório de bebidas alcoólicas, onde podes encontrar muitas marcas portuguesas e estrangeiras aptas para vegans.

Sugerimos-te então 10 marcas portuguesas, de diversos tipos, para ocasiões distintas, desde vinhos a licores, passando pelas cervejas até à sidra. 

1.Licor de Ginja MSR

Este licor de ginja é produzido artesanalmente em Alcobaça, a partir da ginja Galega. De tom rubi e toque aveludado, o seu aroma é intenso, assim como o seu sabor a ginja. Dadas as suas qualidades digestivas é perfeito para o final de uma boa refeição.  

2.Vila das Rainhas – Licor de Ginja D’Óbidos

O Licor Ginja D’Óbidos da Casa Vila das Rainhas, em garrafa de 50cl, foi a primeira marca de licores em Portugal a ser reconhecida com o selo V-Label!

Com aroma e sabor intensos, a sua cor rubi e brilhante espalha-se na boca deixando uma sensação redonda e aveludada. 

image 1

3.Rovisco Garcia

O Rovisco Garcia Branco é alentejano, criado pelo enólogo Luís Louro com castas Arinto e Antão Vaz. É um vinho elegante de cor citrina, com um aroma fresco e acidez equilibrada. Se bem fresco é excelente como aperitivo ou para acompanhar a refeição.

Para o Rovisco Garcia Rosé, também alentejano, o enólogo Luís Louro seleccionou as castas Aragonez e Touriga Nacional para criar um vinho cristalino e brilhante. O tom é avermelhado, com aroma intenso a fruta madura. Servido em taças de vinho branco é ideal para refeições leves.

image 2

4.Vinhos da Casa da Coelheira 

A Casa da Coelheira apresenta uma variedade de vinhos vegans para todos os gostos, ora tintos ora brancos, ora rosé. As castas são inúmeras e as possibilidades imensas. Para degustar, ou para oferecer, esta marca portuguesa tem cada vez mais opções vegans.

5.Vinho Monte Cascas, da Casca wines

São diversos os vinhos Monte Cascas certificados pela V-Label Portugal. O que significa que são igualmente variadas as opções quer do tipo de vinho, quer em relação à sua origem, quer ainda das castas seleccionadas. 

O vinho branco e o rosé são protagonistas nos fins de tarde e noites de Verão.

image 3

6.Vinho Outeiros Altos, da Herdade dos Outeiros Altos

O vinho Outeiros Altos é biológico e vegan e tem o certificado da V-Label Portugal. Produzido na região do Alentejo, na Herdade dos Outeiros Altos, os valores da sustentabilidade estão aliados à tradição milenar. O resultado é um conjunto vasto de vinhos onde o respeito pela natureza é posto em prática em cada garrafa.

7.Cerveja Super Bock (Original)

Original

Para os apreciadores de cervejas e afins, a marca portuguesa Super Bock oferece diversas possibilidades, a começar pela cerveja original, que já recebeu 28 medalhas de ouro no concurso Monde Selection.

Dourada e com uma espuma branca e cremosa, a Super Bock original exala um aroma complexo e ligeiramente frutado. O sabor é suave, moderadamente amargo.

image 4

 

Super Bock Stout

A Stout da Super Bock integra o grupo de lagers preta. É uma cerveja maltada, preta, com um leve aroma a café e doce, com groselha no nariz. “O sabor prevalecente é suave e adocicado, acentuado por um leve amargor de malte tostado”.

8.Abadia Super Bock 

Abadia Clássica

A diversidade da Super Bock perpassa a tradição artesanal nas diversas Abadia’s à disposição. A clássica é doce-amargo, com aroma a malte e a caramelo. 

“É produzida com uma variedade de maltes especiais e especiarias que lhe confere uma tonalidade rubi inconfundível.

Abadia Gourmet

A Abadia Gourmet é de um tipo pilsener especial, apresentando um travo ligeiramente amargo e um aroma frutado marcado pelo malte. Pode dizer-se que é perfeita para acompanhar uma francesinha vegetariana em boa companhia.

Abadia Gold

Esta Abadia dourada e exuberante é uma cerveja especial, frutada e seca que combina com refeições leves. 

9.Super Bock Green

Numa categoria diferente de cervejas, a jovem e irreverente Super Bock Green tem um paladar doce. O sumo de limão natural (1%) da sua composição torna-a leve e refrescante. 

10.Sidra – Bandida do Pomar Maçã

A primeira sidra com idioma português é, igualmente, a única sidra nacional que está indicada no guia Barnivore. Nota que é a de maçã, uma vez que nem todas as sidras, como por exemplo as de frutos vermelhos, são aptas para vegans.

Dentro das sidras, é a nossa preferida pois, para além de ser vegan, é portuguesa!

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!