fbpx
Pesquisar
Logótipo AVP Associação Vegetariana Portuguesa

8 Canais de Youtube de Receitas Vegan para te Inspirares

Para as mães e pais atarefados, para a avó que quer aprender e não sabe por onde começar, ou para os estudantes que têm o dia preenchido. Aqui seguem oito canais do Youtube que ensinam sobre ser vegan – enquanto estilo de vida saudável, sustentável e amigo dos animais, mas também acessível e delicioso!

Partilha este artigo:

Para as mães e pais atarefados, para a avó que quer aprender e não sabe por onde começar, ou para os estudantes que têm o dia preenchido. Aqui seguem oito canais do Youtube que ensinam sobre ser vegan – enquanto estilo de vida saudável, sustentável e amigo dos animais, mas também acessível e delicioso! São muitas as soluções de deixar água na boca, com quantidades para um, dois ou para a família toda. 

1. Pick Up Limes

É dos canais do Youtube de cozinha vegan mais populares. Com três milhões de subscritores, a Sadia é do Canadá e está, neste momento, a viver na Holanda. Tem uma licenciatura na área da nutrição e dietética e a sua experiência profissional inclui vários hospitais canadenses e o tratamento de diabetes, problemas cardíacos e distúrbios alimentares – através de uma alimentação à base de plantas (entre outros fatores).

Os seus vídeos têm um espírito acolhedor e minimalista, e é com uma abordagem consciente e um sorriso na cara que atrai uma plateia de espectadores vegan ou não-vegan. Faz cada receita parecer simples, com muitos temperos à mistura.

Como se pode ler no seu blogue, este é um espaço onde as pessoas vão encontrar “artigos de nutrição descomplicados, vídeos informativos, e ainda simples e deliciosas receitas vegan, feitas com ingredientes naturais”. 

2. Avantgardevegan

Gaz Oakley é um chef de cozinha de Gardiff, País de Gales, que começou a trabalhar na área com apenas 15 anos. Tornou-se vegan em 2016 e, desde então, construiu uma comunidade no Youtube, onde partilha receitas (ou até menus completos) todos os domingos

Muitas vezes, opta por recriar receitas tradicionais de forma a que se tornem vegan. Exemplo disso é o vídeo acima, onde se inspirou no pastel de nata – um dos muitos patrimónios gastronómicos portugueses.

Já conta com três livros de cozinha e um milhão de subscritores, e foi descrito pelo The Telegraph como “uma estrela do mundo sem carne”.

3. Madeleine Olivia

A Madeleine já provou ter muito a ensinar-nos sobre minimalismo, cuidados de higiene e saúde mental, para além das receitas vegan que faz, sempre com um sorriso na cara. Os vídeos são feitos na companhia do namorado, que está por trás das câmaras.

Começou em 2016 e já tem um livro, publicado no início deste ano. Em muitos dos vídeos, opta por dar várias alternativas de receitas aos fãs. Ao longo dos mesmos, vão aparecendo os ingredientes utilizados, o que pode facilitar para quem está a acompanhar. Em adição, as receitas têm sempre em conta os custos dos ingredientes.

No fim de cada vídeo, a Youtuber faz questão de provar os resultados e dar a sua review honesta da refeição!

4. Caitlin Shoemaker

O que começou por ser a vontade de uma estudante de fazer receitas simples (e realistas ao horário académico preenchido), acabou por se tornar numa carreira profissional. Caitlin criou o seu canal do Youtube em homenagem a todos os que querem seguir uma dieta vegan, mas não têm tempo para um menu complexo. Os seus vídeos mostram que uma alimentação de base vegetal também pode ser amiga da agenda e da carteira.

Para além do canal no Youtube, Caitlin gere um um blogue e tem uma presença muito ativa nas redes sociais – incluindo no Pinterest. Os vídeos do seu canal giram à volta de um estilo de vida saudável, com uma pitada de vida pessoal e de dicas sobre yoga, relações amorosas e até saúde mental.

5. SweetPotatoSoul

Com vídeos novos todas as semanas, a Jenné é uma chef de cozinha que produz conteúdos a pensar num estilo de vida consciente. Os seus vídeos contribuem para a discussão sobre a alimentação vegan, uma indústria da moda mais sustentável e até dicas de beleza com produtos naturais.

Como muitos dos Youtubers anteriores, também tem um espaço onde publica os seus materiais, apesar de ser nesta plataforma que tem concentrado o seu trabalho – desde os seus “What I Eat in a Day” até aos “Q&A with Jenné” (uma série onde fala sobre suplementos, perder peso de forma saudável, entre outros tópicos).

O facto de ser mãe também é fonte de inspiração para as receitas que partilha com os subscritores, como é exemplo o vídeo acima.

6. Cheap Lazy Vegan

A Rose nasceu na Coreia do Sul e cresceu no Canadá. Desde 2015, cria conteúdo que, para aqueles que estão a entrar agora no universo vegan, pode ser uma excelente ajuda. O seu propósito é partilhar receitas acessíveis e mostrar que ser vegan não é nenhum “bicho de sete cabeças”!

A cozinha é, muitas vezes, de inspiração asiática. Para além de ter muitos truques de culinária a ensinar, também dá orientações sobre o estilo de vida que segue.

7. Bárbara Cardoso

E porque Portugal também tem nomes dignos de referir: a Bárbara Cardoso define-se como uma “Youtuber, podcaster e tatuadora aprendiz” (na sua página de Instagram). Faz vídeos sobre a sua vida pessoal, incluindo a recente gravidez, durante a qual mantém um estilo de vida vegan e sustentável. 

O foco do seu canal não é a comida, mas as receitas que partilha chegam e sobram para os que procuram uma solução fresca, leve e artística para entretenimento!

8. Kathy Patalsky

A Kathy começou a divulgar receitas em 2011, no seu blogue: “Eu percebi quão abrangente a comunidade de partilha de receitas se estava a tornar. Tantos blogues. Tanto talento. Tantas receitas. E tão pouco tempo”. A Youtuber decidiu, então, criar uma plataforma onde a inspiração vegan está mesmo à mão.

Em vídeos de um a dois minutos, deixa um legado de refeições que todos precisávamos e nem sabíamos!

Imagem de destaque por Freepik

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!