fbpx
Pesquisar
Logótipo AVP Associação Vegetariana Portuguesa

Colorado celebra feriado dedicado ao dia sem carne

Este ano, o governador do Estado do Colorado declarou o dia 20 de março como “Dia sem carne": uma forma de promover dietas sem carne entre os seus eleitores. A iniciativa começou em 1985 com o objetivo de dar a conhecer aos consumidores os benefícios de uma dieta saudável e vegetariana.

Partilha este artigo:

Este ano, o governador do Estado do Colorado declarou o dia 20 de março como “Dia sem carne” – [Meatoutday]: uma forma de promover dietas sem carne entre os seus eleitores. 

A iniciativa “Meatout” [Semcarne] começou em 1985 pelo grupo de direitos dos animais, “Farm Animal Rights Movement” [FARM – Movimento pelos animais agrícolas], com o objetivo de dar a conhecer aos consumidores os benefícios de uma dieta saudável e vegetariana.  

Jared Polis, o primeiro governador assumidamente gay, declarou feriado para o dia 20 de março – o dia sem carne –, a fim de ajudar os habitantes do Colorado a abandonarem os produtos de origem animal

Jared Polis assinou uma proclamação de apoio à iniciativa “Meatout”, juntando-se, assim, a outros governadores e presidentes de câmara de 40 Estados e cidades que, nos últimos anos, também assinaram proclamações semelhantes.

“Ao retirar produtos de origem animal das nossas dietas, estamos a reduzir o risco de diversas doenças, incluindo as doenças cardíacas, pressão alta, acidente cardiovascular, vários cancros e diabetes. Além disso, uma dieta à base de plantas ajuda a proteger o meio ambiente, ao reduzir a pegada de carbono, preservando florestas, pastagens e habitats da vida selvagem e reduzindo a poluição das vias navegáveis” – pode ler-se na proclamação. 

“Desde o lançamento do “Meatout” em 1985, foram mais de 35 milhões os americanos que experimentaram e exploraram a dieta vegetariana e reduziram o seu consumo de carne, de laticínios e ovos. Por outro lado, são vários os grandes fabricantes de alimentos e franchisings nacionais que agora comercializam e publicitam mais opções veganas, em resposta à procura crescente… Como tal, eu, Jared Polis, Governador do Estado do Colorado, proclamo o dia 20 de Março, como ‘Dia Sem Carne’” – adaptado da Proclamação.

Polis faz história

Em 2019, Polis foi a primeira pessoa assumidamente gay, na história dos EUA, a ser eleita governador. O seu companheiro, primeiro cavalheiro Marlon Reis, é vegan de longa data. Pouco tempo depois de assumir o cargo, Polis pressionou o Departamento da Agricultura [DOA – Department of Agriculture] para que avançasse em direção à produção de culturas que apoiassem a indústria crescente de “carne” à base de plantas, durante uma reunião que se realizou num novo edifício de investigação do DOA, em Broomfield, Colorado. 

Ainda nessa reunião, Jared Polis promoveu o Impossible Whooper2 entre os participantes, explicando que a carne sem carne está pronta para se tornar líder na indústria do futuro, à semelhança da tecnologia da marijuana, cânhamo e criptomoedas. 

Artigo adaptado da página VegNews

Impossible Whoper – um hambúrguer vegetariano da cadeia Burger King.

Tradução por Ana Luísa Pereira

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!