fbpx

Como Fazer Ovos Vegan: 7 Receitas Que Tens de Experimentar

Quer sigas uma alimentação de base totalmente vegetal ou tenhas uma alergia, são diversas as razões para quereres evitar os ovos na tua dieta. Se, no entanto, não queres perder uns ricos ovos cozidos ou estrelados, consulta este artigo. Aqui, encontrarás 7 receitas de pratos com (sem) "ovos", que podes saborear ao pequeno-almoço, almoço ou jantar.

Partilha este artigo:

Desde “ovos” estrelados saborosos (mas sem ovos) a “omeletes” fofas e macias, desfruta destas 7 receitas de “ovos” vegan a qualquer hora do dia.

Quer sigas uma alimentação de base totalmente vegetal ou tenhas, por exemplo, uma alergia, são diversas as razões para quereres evitar este ingrediente na tua dieta. Se, no entanto, não queres perder uns ricos ovos cozidos, continua a ler. Aqui, encontrarás 7 receitas de pratos com substituto de ovo que podes saborear ao pequeno-almoço, almoço ou jantar.

De que são feitos os ovos vegan?

Existem muitas formas de preparar ovos vegan. Certos alimentos à base de plantas, designadamente grão-de-bico, abacate, abóbora e aquafaba 1 podem ser usados para substituir os ovos. A aquafaba é particularmente útil nos assados (ou outros cozinhados de forno). Existem igualmente marcas que vendem ovos vegan, que estão disponíveis em algumas lojas.

A marca Daflori oferece-te um substituto de ovo composto por proteína de ervilha, carotenos e fibras vegetais. 10g destes ovos vegan, mais 40ml de água, equivale a um ovo vegan. Já os ovos vegan da JUST são perfeitos para fazer ovos mexidos, omeletes, quiches, entre outras coisas. Em Portugal, podes encontrar este e outros substitutos de ovos nas lojas Celeiro, na Loja Vegetariana, ou na loja Evervegan, por exemplo. 

Encontra também aqui um guia completo para ovos vegan.

Como fazer ovos vegan: 7 receitas que tens de experimentar 

1.Ovos Benedict

Uma imagem com prato, refeição, obra-prima

Descrição gerada automaticamente
Começa a tua manhã com ovos benedict

Desfruta de um pequeno-almoço ‘pecaminoso’ com um benedict sem ovos. Esta receita é composta por pães amanteigados com fiambre vegetal, ovos de tofu fritos e um molho cremoso holandês. Pode ser preparada em menos de 30 minutos.

Encontra a receita aqui.

2.Tapas de ovos vegan

tapas ovos vegan 1
Estas tapas de ovos têm imensa proteína.

Para um pequeno-almoço, ou brunch, repleto de proteínas, delicia-te com estas mini tapas de ovos vegan. As tapas de ovos à base de tofu são uma excelente opção na preparação de refeições. Basta consumires duas tapas e terás 10% da proteína diária que necessitas. 

Encontra a receita aqui.

3.Ovo estrelado vegan

ovo estrelado vegan 1
Experimenta esta gema de ovo vegan a pingar.

O que é um pequeno-almoço sem o clássico ovo estrelado? Neste ovo estrelado, a gema é à base de tofu. Apresenta uma consistência macia e ‘escorrente’ com um sabor tradicional do ovo.

Encontra a receita aqui.

4.Salada de ovo vegan

salada ovo vegan 1
O almoço é servido com esta salada de ovo vegan.

Delicia-te com uma salada de ovo ao almoço. Esta salada é preparada com tofu, cajus, mostarda dijon e levedura nutricional, só para nomear alguns dos ingredientes. Junta duas fatias de pão para a sanduiche ou saboreia-a tal como está.

Encontra a receita aqui.

5.Ovos cozidos vegan

ovo cozido 1
Esta receita é para todos os amantes de ovos apimentados que há por aí.

Estes ovos cozidos vegan são parecidos com os ovos de galinha. A sua base é o tofu e são feitos com dois ingredientes básicos: sal preto dos Himalaias (kala namak) e ágar-ágar – o que lhes concede, respetivamente, um sabor semelhante ao do ovo e a consistência branca.

Encontra a receita aqui.

6.Omelete de ovos vegan

DypE
Personaliza esta omelete de ovos vegan para o pequeno-almoço.

Começa bem o teu dia com esta omelete de ovos vegan à base de feijão-mungo. Podes rechear a omelete com os teus vegetais favoritos, para uma refeição completa e ‘saciante’.

Encontra a receita aqui.

7.Empanadas de ovo de tofu

empanadas ovo vegan 1
Esta receita de tofu frito coberto por farinha de grão-de-bico e levedura nutricional são uma tentação.

Quer estejas a precisar de um ovo para arroz frito, ou para uma sanduiche de pequeno-almoço, estas empadas (ou empanadas) de ovo à base de tofu são uma óptima escolha. Para além de coberto com farinha de grão-de-bico, o tofu é temperado com uma combinação de cebola em pó, levedura nutricional e alho em pó para um sabor extra. Adiciona sal preto dos Himalaias (kala namak) para um gosto clássico a ovo. 

Encontra a receita aqui.

Agora que já sabes que os ovos são substituíveis, está na hora de experimentar estas receitas inovadoras. Convida amigos e família, serve estes petiscos de “ovos sem ovos” e verás que todos irão gostar.

Artigo traduzido e adaptado por Ana Luísa Pereira

1Aquafaba é um batido que resulta da água do cozimento de leguminosas, como seja o grão-de-bico.

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!