fbpx
Pesquisar
Logótipo AVP Associação Vegetariana Portuguesa

Como obter selénio numa dieta de base vegetal

O selénio é necessário para a função das seleproteínas, tendo também um papel importante na função da tiroide e sistema imunitário1.

Partilha este artigo:

O selénio é necessário para a função das seleproteínas, tendo também um papel importante na função da tiroide e sistema imunitário1. Os vegetarianos costumam ter um consumo adequado deste mineral, embora este seja geralmente encontrado nos alimentos de origem animal. Por consequência, aqueles que seguem uma alimentação de base vegetal devem garantir uma ingestão regular de alimentos como:

  • castanhas do Brasil
  • cereais integrais
  • aveia
  • arroz integral
  • cogumelos
  • feijão

No entanto, devo alertar que cada 28g de castanha do Brasil contém 544 mg de selénio. Este valor excede o limite superior para o consumo deste mineral, atualmente estabelecido em 400 mg por dia nos adultos2. Deste modo, para evitar os efeitos secundários do consumo excessivo (como sabor metálico na boca, queda de cabelo, desconforto a nível gastrointestinal, fadiga e irritabilidade), devemos evitar exceder o consumo deste mineral no dia-a-dia.

Darchite Kantelal

Nutricionista do G.D. Estoril Praia e Autor do livro “Bem Comer Melhor Jogar”

Nutricionista da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP)


Membro da Ordem dos Nutricionistas nº2966N

Referências:

  1. Mariotti F. Vegetarian and plant-based diets in health and disease prevention. London: Academic Press; 2017
  2. Compounds I of M (US) P on DA and R. Dietary reference intakes for vitamin c, vitamin e, selenium, and carotenoids. s. National Academies Press (US); 2000

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!