Seguir uma dieta vegan pode ajudar a reduzir a severidade da COVID-19, de acordo com estudo. A pesquisa publicada na revista BMJ Nutrição, Prevenção & Saúde [BMJ, Nutrition, Prevention & Health] investigou a ligação entre a doença e diferentes padrões dietéticos.
A severidade da Covid-19
O estudo localizou 2.884 trabalhadores de saúde de seis países com “exposição substancial” à Covid-19. Os participantes foram convidados a preencher um inquérito online, ao longo de dois meses – providenciando informação sobre as características demográficas, informação dietética, e resultados da Covid-19.
Em 568 casos positivos, 138 inquiridos relataram “gravidade da Covid-19 de moderada a grave”; 30 indivíduos tinham “gravidade da Covid-19 de muito ligeira a ligeira”. Depois de ‘ajustar as variáveis importantes’ – os participantes que seguiam dietas vegetarianas/vegans e ‘dietas vegetarianas ou de peixe’ apresentaram 73 por cento e 59 por cento de probabilidades mais baixas em sofrer “severidade moderada” a “severa” da Covid-19, respectivamente.
No entanto, aqueles que seguiam ‘dietas com baixo teor de hidratos de carbono e alto teor de proteínas’ apresentavam mais probabilidades de sofrer Covid-19 “moderada” a “severa”. Não foi encontrada qualquer associação entre as dietas autodeclaradas e a infecção ou duração da Covid-19.
Será que as dietas Vegan podem combater a Covid-19?
Embora se diga que este é o primeiro estudo oficial que associa a gravidade da Covid-19 à dieta – os peritos têm impulsionado a alimentação à base de vegetais desde o início da pandemia.
A vacina contra a Covid-19 gerou controvérsia entre as pessoas vegan.
O reconhecido médico Dr. Greger fez uma declaração semelhante. Num vídeo online, o médico afirmou:
“Uma das razões pelas quais os EUA têm agora o maior número de mortes em comparação com qualquer outro país do mundo é devido às condições pré-existentes”. “Obesidade, diabetes T2, doenças cardíacas, hipertensão… Cada uma destas doenças pode ser, não apenas prevenida e travada, mas também invertida com uma dieta suficientemente saudável à base de vegetais”. “A obesidade está a aumentar o risco de um desenvolvimento severo da Covid-19 em seis em cada sete casos. Isto é para um IMC (Índice de massa corporal) superior a 28. Isto nem sequer é obesidade, é apenas excesso de peso”.
Lê o artigo completo aqui.
Adaptado da página PlantBasedNews
Traduzido por Ana Luísa Pereira