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Interessado em Criar um Negócio Vegan e Sustentável? Este E-book Explica Como.

A Associação Vegetariana Portuguesa lançou um livro digital (e-book) que serve de guia orientador para quem tem uma ideia original de negócio na área de produtos e serviços veggie (vegan, vegetariano) e quer passá-la do papel para a realidade: o “StartVeggie”.
e-book sobre criar negócio vegan e sustentável

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Com testemunhos de mais de 20 empreendedores portugueses, gestores de empresas e marcas reconhecidas – onde se incluem os restaurantes daTerra e Ao 26, o bar vegan Apuro, a gelataria e donuteria Scoop ‘n Dough, as lojas online de cosmética, higiene e beleza Mind the Trash e VeganCare, a marca de calçado NAE Vegan Shoes, e The Love Food – o E-book “StartVeggie – O teu Guia para a Criação de um Negócio Vegan e Sustentávelconcilia os conhecimentos teóricos essenciais de empreendedorismo, com dicas úteis de empresários com um registo de sucesso na área veggie.

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Na imagem: Darchite Kantelal com certificação do Scoop ‘n Dough como melhor negócio vegan, do HappyCow.

O guia “StartVeggie” inclui quase 100 páginas repletas de informação, incluindo dados sobre o mercado veggie em Portugal, as tendências de crescimento dos consumidores vegan e vegetarianos e a evolução da oferta, os princípios e as etapas chave  na elaboração de uma ideia de negócio e na criação do mesmo, sugestões de financiamento, boas práticas de gestão financeira, e várias ligações úteis para inúmeras ferramentas essenciais ao novo empreendedor veggie.

Segundo Joana Oliveira, que integra a equipa de coordenadores do projeto, “considerando que quase 12% da população portuguesa se caracteriza como veggie, é evidente que a oportunidade de negócio vegan e sustentável há muito que deixou de ser direcionada apenas para um nicho que segue uma alimentação estritamente vegetariana. Este guia completo da AVP mostra não só isso como também transmite práticas empresariais úteis e explica conceitos de gestão, economia e finanças”. 

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Uma das especificidades dos negócios veggie é a questão frequente sobre a rotulagem, isto é, se um produto ou serviço deve surgir identificado como “vegan” ou “vegetariano”, e se isso afasta ou atrai mais clientes, por eventualmente restringir o grupo de consumidores alvo. Não existe consenso sobre esta matéria, pois alguns estudos sugerem que reforça as vendas, e outros não. Natacha Meunier, fundadora do bar e restaurante vegan Apuro, considera que “os tempos estão a mudar, e que neste momento acho que cada vez mais as pessoas deixaram de associar o termo vegan a um estereótipo negativo, conforme sucedia há uns anos. Cada vez mais as pessoas estão abertas a comer de uma forma diferente”.

O E-book é inteiramente gratuito, e pode ser descarregado aqui.

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