Diana Pereira

Entrevista a Diana Pereira, vencedora da 2ª edição do passatempo “Fotografa o Teu Prato”.

Olá Diana, antes de mais, diz-nos: és vegetariana? Com que idade te tornaste vegetariana? Quantos anos tens?

Olá, eu tenho 26 anos. Sou vegetariana desde Outubro de 2011 mas além de não comer animais evito comer produtos de origem animal, raramente como ovos e lacticínios, evito produtos industrializados e refinados e prefiro sempre alimentos o mais naturais possível.

Se tivesses de enumerar um acontecimento ou experiência na tua vida pessoal que te tivesse encorajado a adoptar o vegetarianismo qual seria? Podes descrevê-lo?

Antes de me tornar vegetariana comecei por me interessar por saber de onde vinha a comida que comia, as suas características nutricionais…nas minhas pesquisas descobri um documentário na internet “Food, inc.”, vi-o e fiquei ainda com mais vontade de saber mais sobre o assunto, pesquisei outros documentários que também aconselho todos a ver como o “Earthlings”, “Meat The Truth”, “Food That Kills” entre outros, que me fizeram repensar a minha alimentação e acima de tudo a minha forma de viver. Percebi que o vegetarianismo era aquilo que fazia mais sentido para mim por respeito a todos os animais, por respeito ao meio ambiente, porque me faz bem e me sinto agora melhor do que nunca. Só gostava de ter percebido mais cedo!

É fácil ser-se vegetariana na cidade do Porto? E no teu local de trabalho?

É cada vez mais fácil encontrar locais com opções vegetarianas e até restaurantes exclusivamente vegetarianos, apesar disso ainda há muitas pessoas mal informadas e ainda existe muito a ideia de que precisamos de comer animais, quando há imensos estudos que dizem que o vegetarianismo é uma opção mais saudável. No meu local de trabalho as pessoas respeitam a minha opção apesar de alguns a acharem estranha.

Qual será, na tua opinião, o emprego de sonho de um vegetariano?

Depende de cada pessoa. No meu caso, dada a minha formação e o meu gosto pessoal, gostaria de ter um restaurante/loja de produtos vegetarianos e biológicos. Neste momento, entre outras coisas, faço workshops de cozinha vegetariana através da “Alcachofra Workshops” que criei com o objectivo de mostrar que a comida vegetariana é deliciosa!

Em relação ao teu prato, “Cogumelos Portobello recheados, gratinados com Queijo Vegetal, acompanhados de Legumes Salteados e Arroz de Açafrão”, é uma receita tua? De onde surgiu a inspiração?

É uma receita minha como são normalmente todos os pratos que faço, sou incapaz de seguir uma receita à risca. Foi mais uma tentativa de criar um prato saudável com sabores que qualquer pessoa aprecie, e acho que foi bem sucedida.

Achas a culinária uma forma eficaz de «converter» pessoas ao vegetarianismo? Isso já aconteceu com os teus pratos?

Acho que muitas pessoas pensam não ser capazes de ser vegetarianas por acharem que a comida vegetariana não é tão saborosa ou tão saciante como outras, provando o contrário talvez as pessoas vejam essa opção com outros olhos.

Finalmente, queres deixar uma mensagem para todos aqueles que estão agora a descobrir o vegetarianismo e que estão a considerar aderir a ele?

Posso dizer que me sinto muito bem e que algumas pessoas da minha família que também se tornaram vegetarianas estão a ter resultados muito positivos na sua saúde. Pesquisem, informem-se, aprendam novas receitas… experimentem!

Tags:
Sem nenhum comentário

Publicar comentário