fbpx

Partilha este artigo:

A Associação Vegetariana Portuguesa entrevistou o músico Joel Xavier em Outubro de 2011, ano em que comemorou 20 anos de carreira.

O Joel começou a tocar com 15 anos, gravou um disco aos 17 e recebeu um importante prémio aos 19 anos, no vegetarianismo também foi precoce? Há quanto tempo é vegetariano?

Há cerca de 5 anos.

Que tipo de vegetarianismo adoptou?

Teoricamente o nome será ovo-lacto-vegetariano. No entanto, não bebo leite nem consumo iogurtes, manteigas, etc… apenas consumo queijo. Quanto aos ovos, apenas consumo os das galinhas criadas ao ar livre.

Quais os motivos que o levaram a fazer essa escolha?

Muito resumidamente: Saúde: o organismo não consegue metabolizar as toxinas provenientes da carne que por sua vez ficam acumuladas no organismo podendo dar origem numa primeira fase a acumulações de matéria orgânica, que numa segunda fase podem evoluir dando origem a quistos, miomas ou tumores. A carne é vasoconstritora estando na origem de pressão arterial elevada, avc’s, trombose, colestrol, etc. Os vegetais são vasodilatadores; Ambiente: as fezes dos animais são altamente poluidoras do ambiente (refiro-me ao número gigantesco de vacas criadas para alimentação), numa mesma área onde pastam milhares de vacas por exemplo para abastecer as cadeias de fast food, poderíamos plantar cereais e ou vegetais alimentando mais pessoas, saindo mais barato, poupando muito mais água do que aquela que os animais bebem, etc; Respeito pelos animais: os animais, assim como as pessoas, são todos seres vivos integrantes do mesmo universo. Esta consciência não me permite matar animais para comer se existe uma alternativa alimentar. Resumindo, se me parece mais saudável, melhor para o ambiente e me coloca numa posição neutra e de respeito para com os outros seres vivos em vez de domínio…

Tem familiares que também sejam vegetarianos? A sua alimentação já influenciou pessoas com quem convive a tornarem-se vegetarianas ou, pelo menos, a fazerem uma alimentação mais saudável, com menor consumo de carne e de peixe?

Quando era criança, em casa dos meus pais sempre se deu preferência ao peixe. Há cerca de 13 anos, deixei praticamente de comer carne. Quando decidi optar por um regime vegetariano, os meus pais foram um pouco a reboque e hoje em dia comem mais tofu ou seitan do que peixe e só comem carne raramente.

Tem tocado em muitos países, quer em festivais e concursos, quer em digressões. Encontra facilmente comida vegetariana nessas ocasiões?

Fora de Portugal é muito fácil ter opção vegetariana em qualquer restaurante. Em Portugal o mesmo não acontece se bem que já está bem melhor mas quando se sai de Lisboa, o mais fácil é comer em restaurantes de comida indiana, chinesa ou italiana, uma vez que sempre têm várias opções vegetarianas.

Qual foi o país ou o local em que teve mais facilidade em encontrar comida vegetariana?

Portugal

Qual a importância do vegetarianismo na sua vida?

Não é apenas um regime alimentar, é uma forma de estar na vida em paz com o universo. Eu também pratico yoga e tai chi.


Joel Xavier nasceu em Lisboa a 25 Abril 1974. Aos 15 anos começou a estudar guitarra como autodidata. Aos 16 anos assinou pela editora BMG um contrato para 2 álbuns. Aos 17 gravou o 1º álbum. Aos 19 anos venceu o concurso de guitarra da “NAMM-SHOW” em Los Angeles, entre 70 guitarristas a concurso, tendo sido considerado pela crítica americana como um dos 5 melhores guitarristas do ano nos Estados Unidos. Aos 22 anos gravou o 2º álbum. Aos 23 anos foi seleccionado em Espanha como um dos melhores guitarristas latinos do mundo, juntamente com Larry Coryell, Bireli Lagrene, Tomatito, Luis Salinas e Rene Toledo, para gravar “Palabra de Guitarra Latina” para a BMG-Espanha.

Em 2006 foi distinguido como “Melhor Guitarrista de 2006” pela Rádio Central de Leiria e o prémio foi entregue pelo Governador Civil de Leiria. Tocou em festivais em várias cidades do mundo. Gravou e tocou com grandes nomes da música internacional tais como: Ron Carter, Toots Thielemans, Larry Coryell, Michel Camilo, Arturo Sandoval, Paquito d’Rivera, Randy Brecker, Stanley Jordan, Richard Galliano, Bireli Lagrene, Joey deFrancesco, Tomatito, Didier Lockwood, Luis Salinas, Rene Toledo…

Discografia:

  • “18” Lisboa (BMG-PORTUGAL 1991)
  • “Sr. Fado” Lisboa (BMG-PORTUGAL 1996)
  • “Palabra de guitarra latina” Featuring: Larry Coryell, Tomatito, Bireli Lagrene, Luís Salinas, Rene Toledo Palma de Maiorca (BMG-SPAIN 1997)
  • “Latin Groove” Featuring: Michel Camilo, Arturo Sandoval, Paquito D`Rivera, Larry Coryell Miami/Nova York (JXP 1999)
  • “Lusitano” Featuring: Richard Galliano Lisboa (ZM 2001) “Lisboa” Featuring: Toots Thielemans Lisboa/Holanda (ZM 2003)
  • “Joel Xavier & Ron Carter – in New York” Featuring: Ron Carter Nova York (JXP 2004)
  • “Saravá” CD & DVD Live in Lisbon (JXP 2008)

Na comemoração dos 20 anos de carreira, Joel Xavier regressa aos blues com um Power Trio tal como em 1991 quando assinou o seu 1º contrato pela Polygram. “Everyday i have the blues”, “Hoochie coochie man, “The thrill is gone”, “Just a gigolo”, “Mustang sally”, “Sweet home Chicago”, “HIt the Road Jack” e “Let the good time roll”, são alguns dos clássicos dos blues interpretados por Joel Xavier.

Conheça mais sobre o trabalho de Joel Xavier em: http://www.joelxavier.net

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!