Greta Thunberg nomeada para Prémio Nobel da Paz

Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin
Compartilhar em whatsapp

Greta Thunberg – adolescente sueca de 16 anos, vegan, activista ambiental e fundadora do movimento Youth Strike for Climate – foi nomeada para o Prémio Nobel da Paz pouco antes do maior dia de acção global de sempre.

Thunberg, deu inicio a um protesto a solo na Suécia em Agosto do ano passado e desde aí inspirou estudantes em todo o mundo. As greves aconteceram na passada sexta-feira, dia 15 de Março, envolvendo milhares de jovens em 2.233 cidades e 128 países.

“A mudança está a chegar. Quer gostem, quer não gostem.”, disse Greta.

“Propusemos Greta Thunberg porque se não fizermos nada para deter as alterações climáticas, estas serão a causa de guerras, conflitos e refugiados”, disse o membro parlamentar socialista norueguês Freddy André Øvstegård. “Greta Thunberg criou um movimento que vejo como uma importante contribuição para a paz mundial. “

“Sinto-me honrada e muito grata por esta nomeação.” Escreveu Thunberg no Twitter. “Amanhã fazemos greve pelo nosso futuro. E continuaremos a fazê-lo o tempo que for necessário.”, afirmou Greta na passada quinta-feira quando soube da sua nomeação ao Prémio Nobel da Paz.

Thunberg desafiou os lideres mundiais pessoalmente na Cimeira do Clima das Nações Unidas no final do ano passado e voltou a fazê-lo em Davos, em Janeiro. “A mudança está a chegar. Quer gostem, quer não gostem.”, disse Greta.

Políticos e alguns professores universitários podem nomear candidatos ao prémio Nobel da Paz, que será entregue em Dezembro. Há 301 candidatos para o prémio de 2019: 223 indivíduos e 78 organizações.

Em 2014 o Prémio Nobel da Paz foi concedido a Malala Yousafzai de 17 anos, “pela luta…pelo direito de todas as crianças à educação.”. Malala sobreviveu a uma tentativa de assassinato por parte dos Taliban em 2012.

Ler mais
Leonardo Dicaprio apoia fundo de 150 milhões para as mudanças climáticas

Enquanto alguns políticos se opuseram às greves escolares, muitos apoiaram-nas, incluindo a alemã Angela Merkel e o irlandês Leo Varadkar. Os Presidentes da Câmara de Paris, Milão, Sydney, Philadelphia, Portland, Oslo, Barcelona e Montreal manifestaram o seu apoio no passado dia 7.

“É verdadeiramente inspirador ver jovens, liderados por mulheres jovens e brilhantes, fazer com que as suas vozes sejam ouvidas e a exigir uma acção climática urgente. Eles estão absolutamente certos quando dizem que as nossas acções de hoje determinarão os seus futuros.”

“É verdadeiramente inspirador ver jovens, liderados por mulheres jovens e brilhantes, fazer com que as suas vozes sejam ouvidas e a exigir uma acção climática urgente. Eles estão absolutamente certos quando dizem que as nossas acções de hoje determinarão os seus futuros.” disse Anne Hidalgo, a Presidente da Câmara da cidade de Paris e presidente do grupo de cidades C40. “A minha mensagem para os jovens é clara: é da nossa responsabilidade, enquanto adultos e líderes políticos,  aprender convosco e dar-vos o futuro que vocês querem.”

As greves foram também apoiadas pelo antigo líder da igreja anglicana, Rowan Williams e pelo antigo director da Amnistia Internacional, Kumi Naidoo. “Diz-se recorrentemente que as crianças serão os “lideres de amanhã”. Mas se eles esperaram até “amanhã” pode não haver um futuro para liderarem.” disse Naidoo. “Com a paixão e determinação que demonstram para combater esta batalha que é tão importante neste momento, estes jovens estão a envergonhar os seus lideres.”

Artigo adaptado do original: https://www.theguardian.com/world/2019/mar/14/greta-thunberg-nominated-nobel-peace-prize

Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin
Compartilhar em whatsapp

Este artigo foi útil?

Considera fazer um pequeno donativo!

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Ao fazeres um donativo, estarás a ajudar-nos a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana. Muito obrigado!       

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Subscreve a Newsletter!

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!