Com um foco cada vez mais acentuado no bem-estar, aliado à causa animal e a uma diminuição da pegada ecológica, o veganismo tem crescido substancialmente. Existem atualmente inúmeras opções, tanto em restaurantes como na maioria das cadeias de supermercados.
Se este estilo de vida já faz parte do teu quotidiano, ou se tens curiosidade em relação a esta opção, vem conhecer de seguida algumas das cidades portuguesas onde vais poder desfrutar desta oferta ao máximo.
Lisboa
Lisboa é considerada uma das cidades mais vegan-friendly da Europa. Com inúmeras opções disponíveis, apresenta a nível nacional o maior número de restaurantes vegan, bem como várias opções ovolactovegetarianas (ou comumente designadas de apenas vegetarianas).
Existem cada vez mais lojas e mercados direcionados a este tipo de produtos, pelo que a capital do país está perfeitamente adaptada a esta vertente. Assim, quer residentes ou os inúmeros turistas que a visitam não ficarão privados de escolha.
Existem também numerosos eventos associados a este estilo de vida, tais como o Veggieworld ou o VeggieVibes, onde existe inclusive uma deliciosa versão vegan do famoso pastel de belém.
Porto
Como alternativa à capital, o Porto tornou-se num dos destinos favoritos para quem segue um estilo de vida vegan. De acordo com o site de referência Happy Cow, a Invicta apresenta um dos maiores leques de ofertas vegetarianas e vegan em inúmeros restaurantes. Aqui existe ainda o mapa turístico Veg & Go, que facilita a localização de espaços veg-friendly.
Conhecida pela famosa francesinha, desfruta agora da opção vegetariana da mesma, que rapidamente se tornou num dos pratos favoritos locais. Existe ainda o evento Veggie Fest, destinado a esta prática e o qual é merecedor de uma visita.
Considerada uma das cidades mais completas de Portugal, o Porto apresenta elevados índices de qualidade de vida, mas também as melhores alternativas para quem privilegia as opções vegan. Com uma vasta oferta de imóveis disponíveis, a cidade apresenta-se como uma das melhores opções para viver.
Braga
Distinguida como Capital Europeia da Juventude, Braga é uma cidade dinâmica e jovem, registando um crescimento impressionante nos últimos anos. Caracteriza-se por ter vários projetos de cariz social, político e cultural, sendo uma excelente escolha habitacional.
Com um número considerável de lojas e restaurantes com produtos veganos, tem desenvolvido várias iniciativas dentro desta área. Além dos vários eventos associados ao veganismo, incluindo palestras e vigílias pelos animais, criou o Dia Mundial do Veganismo, e recentemente o Festival Vegan de Braga.
Funchal
Na maravilhosa ilha da Madeira, o Funchal também é uma das cidades já perfeitamente adaptada ao estilo de vida vegan.
Além da maioria dos restaurantes já terem na sua ementa alternativas veganas, existem vários espaços exclusivamente vegetarianos, tal como lojas dedicadas a estes produtos. Apaixonados por frutas exóticas e com uma variedade única de vegetais frescos, encontra-se na ilha um especial apreço por parte de quem a visita.
Faro
Se, por outro lado, quer desfrutar do clima quente do Algarve, Faro é uma das melhores opções no que toca ao veganismo. Podes usufruir do estilo de vida relaxante à beira-mar, complementado por vários restaurantes com pratos portugueses em versão vegan, bem como vinhos biológicos e cervejas artesanais.
Encontram-se ainda alguns mercados veganos e pequenas mercearias onde podes comprar uma variedade de produtos biológicos.
Com tantas outras cidades perfeitamente adaptadas ao mundo vegan, este estilo de vida está cada vez mais patente no quotidiano dos portugueses. Além da sua vertente saudável, em muito contribui também para desenvolver a consciência para o bem-estar animal e o combate às alterações climáticas.
Quer procures um ambiente mais citadino, ou prefiras o meio rural, o veganismo já está presente em praticamente todo o país. Nada como partir à descoberta de um Portugal vegano e tudo aquilo que este tem de melhor para oferecer.