fbpx

Até 2025, 50% dos menus do IKEA serão vegetarianos

A cadeia de móveis sueca IKEA comprometeu-se a acrescentar mais opções vegetarianas nas suas cafetarias, de modo a que passem a constituir 50% dos seus menus até 2025.

ikea plant balls 7 1594895977
De acordo com a cadeia, o IKEA será 50% vegetariana até 2025.

Para além de ser um lugar onde vais para comprar móveis simples que provavelmente não precisas, a IKEA possui a maior cafetaria self-service do mundo. No ano passado, mais de 680 milhões de clientes jantaram nos seus restaurantes, o que significa que esta rede de lojas tem potencial para causar um grande impacto nas escolhas alimentares das pessoas.  

O menu já tem um cachorro-quente vegetariano, que na verdade é mais barato que o seu equivalente de carne, assim como as icónicas almôndegas vegetarianas suecas e até smoothies livres de laticínios. 

Adicionalmente, a IKEA fará com que 80% dos seus alimentos embalados sejam aptos para vegetarianos, o que é um grande passo. Posteriormente, a Cadeia Sueca espera que esta transformação do menu em “plant-based” inspire mais gente a fazer opções mais saudáveis e sustentáveis na IKEA. 

Consulta aqui o Guia Vegan completo para a IKEA.

107e9399 be1d 43e6 a215 94087b3540bb 8335526a

Sustentabilidade

Atualmente, a pressão para comprar produtos sustentáveis está em alta, uma vez que a crise climática continua a afetar o nosso quotidiano. Porém, tal como se descobriu recentemente num estudo da GlobeScan, apesar de 75% dos consumidores de 27 países desejarem realizar escolhas mais sustentáveis, eles não sabem como fazê-las. 

Além disso, muitos deles consideram este tipo de produtos muito dispendiosos, particularmente depois de a crise sanitária provocada pelo COVID-19 começar a afetar gravemente o (des)emprego. Neste contexto, a IKEA pretende oferecer produtos mais saudáveis e sustentáveis a um preço que seja semelhante ou inferior aos seus equivalentes.

‘A opção mais desejável’

Lena Pripp-Kovac, diretora de Sustentabilidade do grupo Inter IKEA comentou a nova iniciativa, afirmando:

“A IKEA quer que a realização de escolhas saudáveis e sustentáveis seja a opção mais desejável – demonstrando, por exemplo, que os menus vegetarianos podem ser realmente deliciosos.

A investigação confirma a importância de tornar os produtos acessíveis e desejáveis. Neste contexto, a IKEA pode, de facto, fazer uma diferença positiva. As opções mais sustentáveis não devem ser um luxo de poucos. Deve ser parte do dia-a-dia de toda a gente”.

Fonte: Vegan Food & Living (adaptado)

Tradução por Ana Luísa Pereira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Este artigo foi útil?

Considera fazer um pequeno donativo!

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Ao fazeres um donativo, estarás a ajudar-nos a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana. Muito obrigado!       

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!