Neste artigo reunimos marcas portuguesas de moda vegan que também se preocupam com o planeta, ao utilizarem materiais sustentáveis, com as pessoas, garantindo condições justas para todos os envolvidos na produção, e com os animais, por excluírem materiais provenientes da exploração animal. Mas antes disso…
Sabias que?
A moda é uma das indústrias que mais impacta o planeta de forma negativa, produzindo 20% do desperdício de água global. Para teres um exemplo, só o processo de tingimento de têxteis é o segundo maior poluidor de água no mundo, segundo a ONU.
Os animais são também eles, frequentemente, as vítimas desta indústria, onde é bastante comum ainda se utilizarem matérias-primas de origem animal, como na produção de roupa, onde é usada a pele, a lã e a seda. Só a indústria da pele implica a exploração, sofrimento e morte de milhões de animais. Do mesmo modo, a extração de lã e a produção de seda são responsáveis por uma imensa quantidade de sofrimento animal desnecessário, sobretudo quando sabemos que já existem alternativas!
Ainda um outro problema da moda convencional é que, muitas vezes, não são garantidas as condições justas para os trabalhadores, tanto a nível económico como a nível de segurança no trabalho.
Mas felizmente existem cada vez mais alternativas, e a indústria da moda vegan e sustentável tem crescido em Portugal. Vamos ver o que é possível encontrar por cá!
Zouri
A Zouri é uma marca de calçado vegan com produção 100% portuguesa, incluindo a origem dos materiais. O calçado é produzido a partir de plástico recolhido das praias nacionais. No total, já conseguiram recolher mais de uma tonelada de plástico. A produção é feita numa fábrica em Guimarães, com uma produção justa. Além do plástico reaproveitado, a Zouri usa ainda outros materiais sustentáveis, como o algodão orgânico, Pinatex, um tecido feito através das folhas de ananás e borracha natural.
Onde comprar: online e em loja física: R. de São Gonçalo nº4, 4710-310 Braga.
Respiramor
Marca portuguesa, vegan e de comércio justo. Esta marca vende sweats, t-shirts, tote bags e canecas. A marca foi criada por Joana Barbosa, que através dos seus produtos passa mensagens positivas e ligadas ao amor pelos animais. Gratidão, Positividade, Amor, Veganismo, Sustentabilidade e Ajudar os Animais fazem parte dos valores da marca.
Onde comprar: online e em pontos de venda em vários locais do país.
We The Knot
Marca portuguesa de roupa e acessórios com peças simples e minimalistas. A marca tem uma política de transparência e respeito pelos seus trabalhadores. Criada por Filipe e Sérgio, designers gráficos e de moda, que se conheceram em Lisboa, onde criaram a sua marca e onde produzem básicos com materiais como o algodão orgânico ou a pele vegan.
Onde comprar: online e em loja física: R. da Rosa 195, 1200-384 Lisboa.
Nae Vegan Shoes
O nome desta marca portuguesa de calçado vegan Nae (No Animal Exploitation) carrega a sua missão: propor uma alternativa amiga dos animais e ecológica contra a exploração humana. Os sapatos e acessórios são produzidos em fábricas certificadas e éticas em Portugal. O calçado da Nae utiliza inúmeras alternativas à pele, recorrendo a materiais como o plástico reciclado, microfibras biodegradáveis, a borracha 100% natural, a cortiça ou fibras de folha de ananás. Há opções para mulher e para homem, de vários tipos de calçado e ainda alguns acessórios.
Onde comprar: online e em várias lojas físicas
Verney
Marca de calçado portuguesa que utiliza materiais provenientes de outras indústrias (maçã, cânhamo, garrafas plásticas recicladas, roupa reciclada, etc.). Os modelos da marca são produzidos em Portugal, em fábricas que empregam mão de obra qualificada e que cumprem todas as leis de defesa dos direitos humanos. A marca não utiliza nenhum material ou componente cuja composição incorpore algum material de origem animal, nem mesmo as colas, por isso a marca é considerada vegan e certificada pela PETA.
Onde comprar: online.
Rise Clan
A Rise Clan nasceu em 1996 quando Miguel Sarzedas começou a imprimir as suas primeiras t-shirts, mas foi só em 2008 que foi criada a marca homónima de streetwear consciente, ecológico e sob o lema de comércio justo. Em 2017, abriram a sua primeira loja, em Lisboa, onde se pode encontrar t-shirts, óculos de sol, bonés, cosmética, tudo vegan.
Onde comprar: online e loja física: Avenida Duque de Loulé, 101-103, Loja 4 – R/C Lisboa.
Balutta
Marca portuguesa de calçado vegan que cria coleções de calçado de luxo com o menor impacto ambiental possível. A marca utiliza técnicas tradicionais e materiais ecológicos para promover a sustentabilidade. Defensores da moda circular, procuram desenvolver peças atemporais e aptas para qualquer estação. Os sapatos são produzidos numa fábrica em São João da Madeira, sob condições de trabalho seguras e dignas.
Onde comprar: online.
Sapato Verde
A Sapato Verde fica em Lisboa, perto do Bairro Alto e por lá só se encontram artigos vegan. O espaço divide-se em três áreas: a mercearia Green Beans, o café com refeições vegan Green Beans Café e a Sapato Verde, a loja com calçado, roupa e acessórios. A loja surgiu da necessidade de dar resposta à procura de calçado e vestuário alternativo à pele de animal.
Onde comprar: online e loja física: Rua das Chagas 31-33, 1200-106 Lisboa.
NaturaPura
Criada em Barcelos, em 1999, esta marca ecológica de roupa e acessórios para bebé tem lojas espalhadas por todo o país e utiliza algodão 100% biológico sem tingimentos. Também não usam produtos químicos. Com estas práticas garantem que durante o processo de produção de cada uma das suas peças de algodão economizam mais água e energia do que na produção de peças feitas de forma convencional.
Onde comprar: online e lojas físicas.
Conscious Swimwear
Marca de swimwear feita de ECONYL®, licra produzida em Itália, a partir de desperdício encontrado nos oceanos e aterros, como redes de pesca, restos de fábricas e plásticos industriais. A marca surgiu quando Joana Silva, em 2018 decidiu fazer um curso na Maria Modista. As peças são produzidas em Lisboa e a marca certifica-se que os trabalhadores são tratados de forma ética, assegurando que produzem produtos de qualidade sem comprometer a ética do trabalho.
Onde comprar: online e lojas físicas (nos EUA).
Näz
A missão da Näz é a de fazer roupa que fique bem nas pessoas e no planeta. A marca portuguesa surgiu em 2016 devido à preocupação de Cristiana Costa pelas questões sociais referentes ao mundo da moda, especialmente a precariedade. A marca tem um estilo minimalista e os tecidos são 100% reciclados (linho, algodão, liocel, lã) e são trabalhados em pequenas fábricas nacionais. Para os vegans, o único material com origem animal é a lã reciclada, obtida de desperdício. A marca opta por lã reciclada, por ser mais sustentável e por não haver sofrimento animal propositadamente para o fabrico dessa lã.
Onde comprar: online e lojas físicas.
Baseville
Marca 100% nacional com valores sustentáveis, criada em 2017. As sócias escolhem as suas matérias primas a três dimensões: adequabilidade ao uso, recursos necessários à produção e qualidade superior. Neste processo, trabalham para retirar os microplásticos e reduzir a quantidade de recursos virgens utilizados. Além disso, apostam em energias renováveis.
Onde comprar: online.
Captain Tom
Marca de swimwear sustentável que produz todas as coleções com ECONYL®, uma licra produzida pela empresa italiana Aquafil, que usa desperdício sintético, como plástico industrial, tecido e redes de pesca encontrados nos oceanos, recicla-os e transforma esses resíduos em fio de nylon que, mais tarde, resultam em biquínis e fatos de banho.
Onde comprar: online.
Couve
Loja de vestuário e calçado vegan que vende marcas nacionais e internacionais. Alguns produtos que se pode encontrar na Couve são: sapatos sem pele; meias, gorros e cachecóis sem lã. As botas da “Good Guys Don’t Wear Leather”, marca francesa produzida em Portugal, estão na Couve, assim como as mochilas da Lefrik e os ténis de Barcelona da Duuo.
Onde comprar: loja física: R. Maria 47A, 1170-210 Lisboa.
Veggie Life Clothing
Loja de artigos relacionados ao veganismo, com t-shirts e tote bags.
Onde comprar: online.
Esperamos que esta lista de marcas portuguesas te seja útil na hora de comprar roupa nova, para que possas ter várias opções de produtos sem exploração animal e com produção consciente e justa. Felizmente há cada vez mais por onde escolher.
Artigo da autoria de Ana Lúcia.