fbpx

Nos Hospitais de Nova Iorque, a refeição padrão não tem ingredientes de origem animal

A The Better Food Foundation [Fundação Melhor Alimentação] estabeleceu uma parceria com o departamento de saúde da cidade de Nova Iorque, e respetivos hospitais, e com a Presidência do Município da mesma cidade, com o objetivo de tornar o serviço de refeição padrão constituído apenas por ingredientes de base vegetal, nos 11 hospitais da cidade de Nova Iorque (NYC).
Nos Hospitais de Nova Iorque, a refeição padrão não tem ingredientes de origem animal

Partilha este artigo:

Enquanto as opções à base de carne permanecem disponíveis, agora, os dois pratos especiais diários do Chef são sempre de base vegetal. Até ao momento, o programa tem sido extremamente bem-sucedido, com mais de metade dos pacientes a optarem pela refeição estritamente vegetariana (vegana) e 95% a afirmarem que estavam satisfeitos com a sua escolha.

Ao mesmo tempo que acena para um futuro excitante, a Cidade de Nova Iorque está a regressar às raízes do seu povo”.

Representante da The Better Food Foundation [Fundação Melhor Alimentação]

hospital food

Inicialmente, as refeições de base vegetal só eram oferecidas à hora do almoço. Porém, como se tornaram tão populares, o menu de base vegetal também será alargado para a hora do jantar. Isto, apesar de apenas 1% dos pacientes se terem identificado como vegetarianos ou veganos.

“Numa cidade de Nova Iorque culturalmente diversificada, centrar as escolhas alimentares inclusivas no menu é ainda mais importante. As pessoas negras são mais susceptíveis de serem intolerantes à lactose e de sofrerem de diabetes e doenças cardíacas. O acesso a alimentos saudáveis, de base vegetal, por intermédio de instituições públicas, como os hospitais e escolas, não é apenas uma questão de saúde: é uma questão de justiça social”.

Representante da The Better Food Foundation [Fundação Melhor Alimentação]

O programa faz parte da iniciativa da Fundação Better Food, “Greener by Default” [Mais verde, por defeito], cujo propósito é auxiliar as organizações de saúde a melhorar os seus resultados, tornando as pessoas mais saudáveis, mas também permitir que contribuam para reduzir as emissões de carbono e diminuir os custos dos alimentos.

diet menu healthy vegetarian salad fresh vegetables tomatoes cucumber sweet peppers porridge bowl vegan food flat lay top view

As cidades seguem em direcção ao veganismo

Este não é o primeiro programa de alimentação de base vegetal da cidade de Nova Iorque: as escolas públicas do distrito têm uma iniciativa vegana às sextas-feiras, em que um dia por semana as refeições de base vegetal são o padrão. Outras redes escolares de outros estados – tais como as de Illinois e Salvador (no Brasil) – começaram, também, a oferecer refeições de base vegetal por defeito. 

Entretanto, a Câmara Municipal de Amesterdão tem em curso uma campanha para encorajar os seus cidadãos a mudarem a sua alimentação, para que esta se torne 50% de base vegetal, até 2030. Para o efeito, inerente a esta campanha está o aumento da disponibilidade de alimentos saudáveis em bairros vulneráveis, nas proximidades das escolas e em edifícios públicos, assim como restringir o número de licenças para a abertura de novos pontos de venda de comida rápida. Em setembro, uma cidade holandesa tornou-se a primeira do mundo a proibir anúncios de carne em público.

Adaptado da página Vegconomist

Traduzido por Ana Luísa Pereira

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!