Em 2017, as autoridades veterinárias resgataram onze bois bebés de um barracão numa exploração ilegal em Sintra. Os animais encontravam-se em condições desumanas e deploráveis, com lama e esterco até ao pescoço e privados de luz natural e artificial. No passado mês de Março, conseguiram finalmente novos pastos onde viverão felizes e em segurança.

Alice Basílio, activista e representante da Setúbal Animal Save explica que estes bebés são os “filhotes da indústria leiteira”.

Casos como o destes animais, que por algum motivo são postos de lado e deixados a viver nestas condições, são mais frequentes do que podemos imaginar. Muito frequentes também são este tipo de explorações ilegais. Alice Basilio, afirma que menos comum é conseguir salvar os animais e conseguir-lhes um novo lar onde possam estar seguros.

Estes bois bebés foram resgatados e levados para um local onde não puderam ser mantidos. Começaram a crescer e deixaram de existir condições de acolhimento.

A associação Setúbal Animal Save lançou um apelo urgente de realojamento em meados do mês de Março, uma vez que os animais seriam abatidos caso não se encontrasse uma solução no prazo de uma semana. Felizmente, em poucos dias e com a preciosa ajuda da comunidade activista e da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) a ajuda chegou e conseguiu-se um lar para os bois. Os animais foram inicialmente transportados e instalados em segurança na Quinta dos Caninos, em Palmela. Seis dos animais ainda irão ser realojados noutras quintas espalhadas pelo país. Em todas estas quintas será necessário construir abrigos e vedações para os animais poderem estar seguros.

Todos eles viverão em paz até à sua morte natural.

 

, 11 Bovinos salvos do matadouro em Portugal: vê como podes apoiar!

A associação refere que todo este processo, inclusive a ajuda e agilidade das entidades competentes, é algo inédito em Portugal e que espelha a mudança de consciência que começa a acontecer em todo o lado no mundo.

Claro que, para que o trabalho desta e outras associações em Portugal possa realmente ajudar neste tipo de situações e dar uma nova vida aos animais é necessário que todos nós ajudemos como nos for possível. Assim, a Associação Vegetariana Portuguesa, convida-vos a visitar a página de Facebook da Setúbal Animal Save  para descobrirem como podem ajudar.

Toda a ajuda é pouca e todos juntos conseguimos fazer mais e melhor.

 

COMO APOIAR?

Campanha de angariação de fundos:
https://www.gofundme.com/11-dairy-males-rescued-from-slaughter-need-you/

Ou se preferirem podem usar estes dados para transferência:
Descrição: Ajuda para os Bois
Paypal: paypal.me/setubalanimalsave
MBWAY: 935403296
NIB: 0033 0000 45535893207 05
IBAN: PT50 0033 0000 45535893207 05
BIC / SWIFT: BCOMPTPL

Bio

Catarina Mamede
Catarina Mamede
Apaixonada por cinema, cozinha, livros e fotografia. É vegetariana, defensora dos direitos dos animais e tem dois sonhos: comprar uma quinta e transformá-la num santuário para animais e viajar para todas as grandes cidades do mundo. É mãe de um menino e escrava de duas gatas.