04 Mar É lei! As Cantinas passarão a ter uma opção vegetariana

É oficial! Os menus das cantinas públicas passarão a estar obrigados por lei a disponibilizar uma opção estritamente vegetariana daqui em diante. Isto significa o fim da discriminação negativa de tantos milhares de estudantes, famílias, funcionários públicos, reclusos, entre tantos outros.A lei resulta de uma fusão de diplomas do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Bloco de Esquerda (BE) e Partido Ecologista os Verdes (PEV), aprovada no dia 3 de Março de 2017 em Assembleia da República, e vem no seguimento de uma petição criada pela AVP em Fevereiro de 2015, que reuniu mais de 15.000 assinaturas e foi entregue no parlamento a Março de 2016 e de todo um trabalho importante realizado pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, que lançou 3 manuais técnicos de planeamento de refeições vegetarianas.

Esta lei irá abranger todas as cantinas públicas de Portugal: escolas e universidades, hospitais, serviços de administração pública, estabelecimentos prisionais, autarquias, entre outros. Prevê-se um período de transição de 6 meses, dando a todas instituições a possibilidade de adaptarem os seus serviços à nova lei.

Celebramos assim o esforço conjunto da cidadania, entidades públicas e da esfera política, unidas na procura de uma alimentação mais diversificada e de espaços mais inclusivos para esta geração e as futuras.

 

Sem comentários

Comenta