31 Dez O melhor do Vegetarianismo em 2018: o que está a mudar?

Desde o início da década, em particular desde 2012, que se tem se assistido a um crescimento incrivelmente galopante do vegetarianismo e a um aumento de popularidade do veganismo enquanto estilo de vida.

Esta é uma tendência que se tem sentido em todo o mundo, e Portugal não é excepção, onde se confirmou num estudo de 2017 que já eram 120.000 o número de pessoas que seguiam uma alimentação vegetariana, das quais 60.000 seriam veganas. Para além disso, Portugal aprovou em 2017 uma lei única em todo o mundo, que estabelece a obrigatoriedade de uma opção vegetariana em todas as cantinas públicas.

O ano de 2018 foi também um excelente ano para o vegetarianismo e o veganismo em Portugal, auspiciando-se grandes novas mudanças para o próximo ano. Deste ano destacamos os seguintes acontecimentos:

1 - Comércio vegetariano e vegan em Portugal aumentou 514% nos últimos dez anos
Image is not available

Um estudo da AVP apurou que o número de estabelecimentos vegetarianos, sejam restaurantes ou lojas, aumentou 323% no período entre 2008 e 2018, ao passo que o número de estabelecimentos veganos aumentou ainda mais consideravelmente, em cerca de 3000%.

2 - O número de festivais vegetarianos/vegan em Portugal aumentou
Image is not available

Em 2018 realizaram-se pelo menos 5 festivais vegetarianos ou vegan em Portugal: duas edições do VeggieFest (São João da Madeira e Porto), uma edição do Veganário Fest em Lisboa, e duas edições do VeggieWorld, também em Lisboa!

3 - Número de grupos de activismo vegano aumentou
Image is not available

Um pouco por todo o país verificou-se uma expansão do número de grupos activistas que realizam acções de sensibilização, como o Animal Save, o Anonymous for the Voiceless, entre outros.

4 - A primeira feira vegan do Algarve
Image is not available

A Associação Vegetariana Portuguesa promoveu a Feira Vegan e do Ambiente do Algarve (FAVA) em Julho de 2018, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e de vários voluntários locais.

5 - A Lei Portuguesa da Opção Vegetariana é exemplo lá fora
Image is not available

A Associação Vegetariana Portuguesa foi convidada no Parlamento Inglês para falar do caso de sucesso de Portugal na aprovação de uma lei sem precedentes que estabelece a obrigatoriedade de um menu vegetariano nas cantinas públicas. Esta lei é considerada como um bom exemplo por outros países, que procuram seguir os passos de Portugal.

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Slider
Sem comentários

Comenta