VIRGINIA MESSINA – biografia

 Imagem

Virginia Messina é uma dietista especializada em vegetarianismo, autora de diversos artigos e livros sobre nutrição vegetariana. A seguinte apresentação foi escrita pela autora numa entrada do seu blog The Vegan R.D.

Quando entrei na universidade para me tornar uma dietista, eu era uma omnívora despreocupada. Sempre amei e senti grande compaixão pelos animais toda a minha vida – mas durante duas décadas e meia, não me ocorreu que isto tinha alguma coisa a ver com o que eu devia comer. Pode ler mais sobre a minha história – sobre como me deu o clique – na primeira publicação do meu blog. Vale a pena dizer que assim que se deu esse clique, eu comecei a direccionar a minha concentração para a nutrição vegana.

O meu trabalho actual como dietista e como nutricionista de saúde pública tem dois objectivos. Primeiro, eu geralmente estou enterrada na literatura científica sobre dieta e saúde no que toca aos veganos. Sou co-autora de um manual sobre nutrição vegetariana que se destina a profissionais de medicina e de nutrição. Também fui, por duas vezes, co-autora da Posição da Associação Americana Dietética sobre Dietas Vegetarianas, e ajudei a desenvolver um guia alimentar para vegetarianos e veganos. 

Mas a minha formação e trabalho também têm sido direccionados para a mudança comportamental – não só em fornecer informação nutricional, mas em ajudar as pessoas a porem essa informação em prática. Trabalhei com adolescentes com excesso de peso, emigrantes, e famílias. Como instrutora nutricional na Universidade Central de Michigan, ensinei princípios sobre a educação de saúde pública a estudantes de dietética. Fui a directora dos serviços de nutrição num centro médico que servia mais de 50 mil pacientes, e desenvolvi materiais de educação nutricional para muitas organizações, incluindo o programa nacional do colesterol do governo norte-americano.

Hoje, sou uma avida e acérrima vegana e activista pela libertação animal. Os meus objectivos são partilhar informação sólida sobre ser saudável enquanto vegano, assim como partilhar ideias práticas e receitas que tornem a alimentação ética fácil e realista para toda a gente. Igualmente importante foi usar o meu passado como educadora e especialista em saúde pública para explorar modos de impulsionar a causa vegana e a libertação animal.

LÊ TAMBÉM!
ALDI lança nova gama de Carne Vegan

Apesar de o veganismo ser um estilo e filosofia de vida, a minha atenção recai sobre a dieta nesse estilo de vida porque – bem, é isso que eu faço. Mas os leitores que chegam a este blog à espera de promessas sobre os poderes curativos das dietas veganas vão ficar desapontados. A ciência da nutrição tem tantas perguntas como respostas e não temos ideia de qual é a dieta “ideal”. Nem existe nenhuma razão para acreditar que não se pode ter uma boa saúde se se comer alguns doces e comida processada. 

Para além de escrever este blog, sou a Examinadora Nacional Vegana para o site examiner.com, e trabalho como consultora sobre nutrição vegana e nutrição da soja juntamente com o meu marido, Mark Messina, que tem um doutoramento em nutrição. Sou voluntária no canil/gatil local, membro da comissão da organização de esterilização local, alimento gatos bravios, sou uma entusiasta jardineira, uma ávida leitora, e uma devota mãe de um grande grupo de gatos felizes resgatados. 

CV de Virginia Messina (experiência pessoal, prémios recebidos, artigos e livros publicados).

É autora dos seguintes livros:

·         Kate Schumann e Virginia Messina, The No-Cholesterol Vegetarian Barbecue Book. St. Martin’s Press, NY. 1994

·         Mark Messina e Virginia Messina.  The Simple Soybean and Your Health. Avery Publishers, NY. 1994

·         Virginia Messina e Kate Schumann, The No-Cholesterol Vegetarian Family-Style Cookbook, St. Martin’s Press, NY. 1995

·         Virginia Messina e Mark Messina, The Vegetarian Way, Crown Books, NY. 1996

·         Mark Messina e Virginia Messina, The Dietitians Guide to Vegetarian Diets: Issues and Application, Aspen Publishers, 1996

·         Virginia Messina e Kate Schumann, The Convenient Vegetarian, MacMillan Press, NY. June, 1999

·         Carol J. Adams com Virginia Messina, Help! My Child Stopped Eating Meat, Continuum Press, New York, NY. 2004.

·         Virginia Messina, Reed Mangels, Mark Messina, The Dietitians Guide to Vegetarian Diets:Issues and Applications. 2nd edition, Jones and Bartlett, Sudbury, MA. 2004

LÊ TAMBÉM!
ALDI lança nova gama de Carne Vegan

·         Jack Norris e Virginia Messina, Vegan for Life: Everything You Need to Know to be Healthy and Fit on a Plant-based Diet, Da Capo Press, Cambridge, MA. 2011

·         Virginia Messina com JL FieldsThe Women’s Guide to Being Healthy and Fit on a Plant-Based Diet, Da Capo Press, Cambridge, MA. 2013

·         Carol J. Adams, Patti Breitman e Virginia Messina, Never Too Late to Go Vegan: The Over-50 Guide to Adopting and Thriving on a Plant-Based Diet, The Experiment, 2014.

Artigos de Virginia Messina no site da Associação Vegetariana Portuguesa:

·    
     
Mitos e verdades acerca da dieta vegana 

·         Top 5 dos mitos da Dieta Vegana desmistificados!

·         Dez Dicas para se Manter Feliz e Saudável com uma Dieta Vegana

·         Guia Alimentar para Veganos

·         Suplementos de Vitamina B12: que quantidade é suficiente?

·         Um começo saudável para as crianças veganas

·         Não há necessidade de os Veganos deixarem as Gorduras, o Glúten, a Soja e os alimentos Cozinhados

·        Uma Alimentação Vegana Saudável Pode Incluir Análogos de Carne

·         Alimentos à base de soja na Ásia: que quantidade é que as pessoas realmente consomem?

·         Suplementos recomendados para veganos 

·         Gorduras Ómega 3 nas Dietas Veganas: Uma Introdução Rápida

·          Manter a força numa dieta vegana: proteína e músculos

·         7 Formas de encorajar e apoiar os novos veganos

·         Quando “Seja Vegetariano” é a Mensagem Certa


Tags:
3 Comentários

Publicar comentário