RECEITA: curgetes recheadas

O Verão está aí à porta e com ele os dias de calor, os piqueniques, a pouca vontade de estar em frente ao fogão e a grande vontade de comer alimentos mais leves que nos deixem nutridos e que nos baixem a temperatura do corpo.

Estas “meninas” podem ser comidas acabadas de sair do forno ou podem ser comidas frias. Podem levá-las para um piquenique ou fazer para um jantar com os amigos ou com a família. São fáceis de fazer, exigem pouco do nosso tempo e necessitam de poucos ingredientes para ficarem perfeitas e cheias de sabor. Para além de tudo isto, são saudáveis e livres de crueldade, mesmo como nós gostamos.

 

INGREDIENTES PARA 2 PESSOAS:

  • 2 curgetes grandes
  • 200 gr. de folhas de espinafres
  • 300 gr. de cogumelos (Paris ou Pleurotus)
  • 1 embalagem de Bloco Grego “Feta”- Violife*
  • 1 cebola media
  • 2 dentes de alho
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b.
  • Pimenta preta q.b.
  • Oregãos q.b.

 

MÉTODO:

Pré aqueçam o forno a 200º C.

Comecem por lavar bem as curgetes. Depois, partam-nas ao meio e comecem a tirar o recheio com a ajuda de um cortador de bolas de melão, (Caso não tenham, podem utilizar uma colher, mas tenham cuidado, é importante não fazer buracos grandes na casca da curgete). Reservem as bolinhas de curgete.

Coloquem as metades já sem recheio num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal.

Desfiem os cogumelos, (no caso dos pleurotus), ou cortem em fatias, (no caso dos Paris) e reservem.

Coloquem um tacho com água ao lume e quando começar a ferver, escaldem as folhas dos espinafres durante 1 minuto. Escorram e reserve.

Coloquem azeite num tacho e deixem aquecer. Acrescentem a cebola finamente picada e os dentes de alho esmagados. Deixem cozinhar até a cebola ficar translúcida.

Juntar a curgete e os cogumelos. Mexer bem. Esperar 3 minutos e depois juntar os espinafres escaldados. Temperar com o sal, a pimenta, os orégãos e mexer bem. Diminuir um pouco o lume e tapar. Quando a curgete e os cogumelos estiverem macios, rectificar os temperos e desligar o lume.

Rechear as metades de curgete com o preparado.

Cortar o Bloco Grego “Feta” da Violife aos cubinhos pequeninos e espalhar a gosto por cima das metades recheadas de curgete.

Levar ao forno por cerca de 30 min ou até as metades de curgete estarem tenras.

Servir com arroz integral ou branco e com uma salada verde.

 

* Se preferirem o queijo gratinado no forno, podem utilizar o queijo Mozzarella ralada para pizzas, também da Violife.

Bio

Catarina Mamede
Catarina Mamede
Apaixonada por cinema, cozinha, livros e fotografia. É vegetariana, defensora dos direitos dos animais e tem dois sonhos: comprar uma quinta e transformá-la num santuário para animais e viajar para todas as grandes cidades do mundo. É mãe de um menino e escrava de duas gatas.
LÊ TAMBÉM!
Dicas para comer vegan nas viagens de avião
Sem nenhum comentário

Pedimos desculpa, não estamos a aceitar novos comentários.