07 Jan Custos de uma alimentação vegetariana

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Por Luís Campos

Um dos factores apontados como sendo uma desvantagem da alimentação vegetariana é o seu elevado custo monetário. No entanto, esta desvantagem não existe porque na verdade a alimentação vegetariana não tem, necessariamente, de ser mais cara que uma alimentação omnívora.

Refeições
Claro, um vegetariano que inclua em todas as suas refeições alimentos pré-feitos como salsichas de soja, almôndegas de soja e hambúrgueres de tofu, corre o risco de gastar mais que alguém que comesse carne em vez desses pré-feitos. Mas um vegetariano não necessita de consumir esses alimentos pré-feitos para ter uma alimentação saudável e completa. Vegetais, frutas, cereais e leguminosas, alimentos importantes numa alimentação vegetariana (e de uma alimentação não-vegetariana), são todos baratos se comparados com o preço de carne e peixe. Frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs, por exemplo) são mais caros, mas também são mais caros para não vegetarianos.
Além disso, se um vegetariano quiser comer alimentos parecidos com os que comia antes da mudança de alimentação não tem de gastar dinheiro em pré-feitos (incluindo leites vegetais (1)). Sempre pode poupar e pode fazer esse tipo de alimentos em casa havendo muitas receitas pela internet! (exemplos: hambúrgueres de grãobolonhesa de lentilhas e leite vegetal)
Para ilustrar a ideia (de uma maneira muito simples) de que os vegetarianos podem até gastar menos dinheiro na alimentação do que consumidores de carne, vamos imaginar um cenário em que alguém decide substituir os 800 gramas de carne de porco (digamos, bifanas) que consome ao longo do dia pela mesma quantidade de uma leguminosa, digamos, por feijão encarnado enlatado (marca mais cara, latas mais pequenas). Folheando um panfleto de um supermercado, observo que as bifanas estão a 3 €/kg, e online encontro os feijões a 2,17 €/kg. Fazendo as contas, esta pessoa pouparia 243€ por ano! É de apontar que este valor aumentaria se a pessoa comprasse latas maiores de uma marca mais barata.

Suplementos
Para quem segue uma alimentação vegana, suplementos alimentares são essenciais. Pode haver quem se questione se os suplementos não se podem tornar um peso no orçamento mensal. Eu tomo suplementos de vitamina B12 (obrigatório para um vegano) e iodo, ficando-me a 3,41 e 1,15€ por mês, respectivamente, o que não é nada caro.

Conclusão
O meu objectivo não é convencer ninguém a tornar-se vegetariano por razões económicas. É simplesmente afastar a ideia de que uma alimatação vegetariana é necessariamente mais cara e demonstrar que um orçamento mensal controlado e uma dieta amiga dos animais não são duas coisas incompatíveis.

(1) – De apontar que os leites de soja de marca branca são bem baratos (mais do que alguns leites de vaca) e, pelo menos a maioria, têm adição de cálcio, vitamina D e B12.

[Este artigo inspirou-me a escrever o presente texto]

Sem comentários
  • Teresa
    Criado às 12:00h, 14 Janeiro Responder

    Concordo com a maior parte do texto, só é pena que a soja não se possa comer sem comprometer a saude …

    • Nuno Metello
      Criado às 12:00h, 16 Janeiro Responder

      Isso são apenas afirmações alarmistas e sem fundamento, que têm sido espalhadas pelas indústrias de exploração animal e por pessoas que são contra o vegetarianismo (com ajuda de pessoas que acreditam em toda e qualquer afirmação que leiam na internet sobre supostos maleficios de qualquer alimento). Leia: http://www.theguardian.com/commentisfree/2010/jul/01/anti-soya-brigade-ignore-scaremongering

    • Paula Saraiva
      Criado às 12:00h, 08 Setembro Responder

      Segundo sei a soja só se torna prejudicial por se produzirem já, alimentos geneticamente alterados, no entanto existe sempre a hipótese de consumir soja biológica, a qual já resolve alguns dos problemas. Já não digo o mesmo para o caso das intolerâncias alimentares, embora esteja convicta, que, como a maioria dos problemas de saúde, as intolerâncias alimentares são provocadas pela má alimentação que fazemos.
      Não sou médica nem nutricionista, apenas lei sobre o assunto e julgo até estar bem informada, pois faz todo o sentido.

  • Maria
    Criado às 12:00h, 20 Maio Responder

    Boa Tarde. Tenho feito algumas pesquisa sobre a dieta vegetariana restrita (vegan). Interessei-me bastante depois de ter uma conversa com uma professora da universidade que segue este estilo de vida. Posto isto, li vários artigos relacionados com a dieta e a maioria têm mencionado a importância de tomar suplementos de vitamina B12.
    A minha questão é: Levando em conta a conversa que tive com a tal professora, se a dieta vegan é melhor para a saúde do ser humano do que uma dieta que envolva produtos animais porque é q é necessário tomar suplementos. Não deveria a dieta vegan permitir que tivéssemos todas as vitaminas e nutrientes necessários para uma vida saudável?
    Estou genuinamente interessada em perceber com os veganos lidam com esta situação, sei que mais do que a alimentação este estilo de vida envolve uma questão moral, que percebo e concordo planamente, no entanto gostava mesmo de ver esta questão esclarecida .
    Cumprimentos,

  • Maria
    Criado às 12:00h, 20 Maio Responder

    Boa Tarde. Tenho feito algumas pesquisa sobre a dieta vegetariana restrita (vegan). Interessei-me bastante depois de ter uma conversa com uma professora da universidade que segue este estilo de vida. Posto isto, li vários artigos relacionados com a dieta e a maioria têm mencionado a importância de tomar suplementos de vitamina B12.
    A minha questão é: Levando em conta a conversa que tive com a tal professora, se a dieta vegan é melhor para a saúde do ser humano do que uma dieta que envolva produtos animais porque é q é necessário tomar suplementos. Não deveria a dieta vegan permitir que tivéssemos todas as vitaminas e nutrientes necessários para uma vida saudável?
    Estou genuinamente interessada em perceber com os veganos lidam com esta situação, sei que mais do que a alimentação este estilo de vida envolve uma questão moral, que percebo e concordo planamente, no entanto gostava mesmo de ver esta questão esclarecida .
    Cumprimentos,

    • Miguel Russo
      Criado às 12:00h, 06 Abril Responder

      Boa tarde,
      A vitamina B12 é produzida por bactérias que se encontra no solo e no fim do tracto intestinal de alguns animais. Antes de haver tantos cuidados de higiene a nível de água canalizada e lavagem de legumes, os humanos consumiam naturalmente B12.
      Hoje em dia isto já não ocorre (com muito benefícios para nós ) , no entanto os não -vegetarianos também necessitam de B12, mas actualmente a razão dada às espécies para alimentação humana é enriquecida com B12, que é absorvida e ficam vestígios na sua carne.
      É falso que os não vegetarianos não necessitam de suplementos de B12, apenas tomam um suplemento indirecto. Não será preferível saltar esse intermediário e não correr o risco de estar em carência? (Muitos não -vegetarianos têm carência de B12)

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