fbpx

O Que é Seitan e Como Usá-lo em Receitas Fantásticas Sem Carne

O Que é Seitan e Como Usá-lo em Receitas Fantásticas Sem Carne
O Que é Seitan e Como Usá-lo em Receitas Fantásticas Sem Carne

Partilha este artigo:

O seitan existe há muito tempo e é considerado, por muitos, a melhor alternativa vegetal à carne. Mas o que é o seitan? Qual a sua origem? E qual a razão de ser tão popular hoje em dia?  

O que é seitan?

Feito a partir de uma mistura de água e glúten de trigo, o seitan tem sido usado na culinária asiática por séculos. Pensa-se que a primeira menção registada do glúten de trigo tenha sido na China, no século VI.

Enquanto que as suas origens são provavelmente chinesas, a palavra “seitan” é japonesa e é originária do movimento alimentar macrobiótico japonês nos anos 60. O ingrediente continua a ser popular hoje em dia pela mesma razão que era na altura: a sua textura é elogiada e absorve bem os temperos. 

O seitan pode ser usado numa grande variedade de pratos em substituição da carne. Seja usado em diversos pratos e receitas, como em “cachorros quentes” ou em kebabs, e dificilmente se nota a diferença entre seitan e carne.

image 11
Sabias que podes fazer seitan caseiro em casa? Descobre aqui a receita.

Nutrição: porque é o seitan uma boa fonte de proteína 

Uma dose de 100 gramas de seitan contém aproximadamente 25 gramas de proteína. Isso é mais ou menos equivalente ao nível de proteína do bife de vaca. De facto, o seitan é uma das melhores fontes de proteína de base vegetal que podemos encontrar. Pode conter mais proteína do que o tofu (que varia entre 9 a 23 gramas de proteína por 100 gramas) e do que as lentilhas (cerca de 9 gramas por 100 gramas). Também contém minerais, incluindo o ferro (uma dose contém por volta de 8% da dose diária recomendada) e o cálcio (4% da dose diária recomendada).

Devido ao facto de ser feita de glúten de trigo, o seitan não é adequado a celíacos ou a pessoas com alergias ao trigo. 

Como fazer seitan: as melhores dicas da blogger Daughter of Seitan

Os princípios básicos do seitan são relativamente simples. Os ingredientes chave necessários são glúten de trigo e água. A Mimi Ace, autora do blog de comida vegana “Daughter of Seitan” reuniu as suas dicas mais importantes para principiantes fazerem o seitan perfeito. 

  1. Segue a receita ao pormenor

“Há algumas maneiras diferentes de fazer seitan, e cada receita é desenvolvida para alcançar um resultado específico. Se uma receita diz para cozer o seitan a vapor, então não tentes assá-lo no forno! Da mesma forma, se uma receita enumerar um ingrediente específico, não o omitas. Quando tiveres feito seitan algumas vezes e começares a perceber como diferentes técnicas de cozinha e ingredientes alteram o seitan, então podes experimentar fazer sozinho. 

  1.  Presta muita atenção à técnica de cozinhar 

“As três diferentes técnicas de cozinhar usadas para fazer seitan são cozinhar em lume brando, cozer a vapor e assar. Cozinhar o seitan em lume brando permite que o seitan absorva o máximo de sabor do líquido de cozimento e mantém-no suculento. Cozer a vapor também permite que o seitan retenha alguma humidade enquanto cozinha. No entanto, assá-lo deixa o seitan mais seco. Não há técnica melhor ou pior – tudo depende do tipo de seitan que queres fazer!” 

  1.  Dicas avançadas: aventura-te ao adicionar ingredientes com sabor

“Para fazer seitan, tudo o que realmente precisas é de glúten de trigo e água. Mas verás muitos mais ingredientes incluídos em receitas de seitan, bem como diferentes tipos de farinhas, feijões, vegetais, tofu, etc. A massa do seitan feita apenas com glúten de trigo e água pode ser bastante dura e com textura de “borracha” (e sem muito sabor!) por si só, então os ingredientes extra são adicionados à massa do seitan para conseguir uma textura mais suave e um sabor melhor. 

  1. Experimenta esta receita de “seitan fácil para principiantes”

“Na minha receita de seitan fácil para principiantes, uso glúten de trigo, farinha de grão de bico, levedura nutricional, molho de soja e caldo de legumes. A farinha de grão de bico e a levedura nutricional são usadas para suavizar a textura, enquanto que o molho de soja e o caldo de legumes acrescentam sabor. Nesta receita, recomendo cozinhar o seitan em lume brando para melhores resultados, mas também o podes cozer a vapor!

Esta receita foi feita de forma a se manter o mais versátil e simples possível, mas fica à vontade para adicionar as especiarias que desejares. A minha forma favorita de apreciar este seitan básico é de cortá-lo em tiras e fritá-lo com arroz, vegetais e um bom molho. Também gosto de o cortar em fatias finas para sandes e de cortá-lo em pedaços grandes para comer com molho”.

Vê a receita aqui

Porque é que o seitan devia ser a tua escolha para substituir a carne 

A principal façanha do seitan é a sua habilidade de imitar a carne de origem animal em sabor, textura e aparência. Quando aperfeiçoares a tua técnica de fazer seitan, estarás pronto para dar largas à imaginação em prol de receitas deliciosas. Para começares, reunimos 6 receitas saborosas e de base vegetal. 

1. Salteado de seitan e vegetais do Pickled Plum’s 

https://cdn.livekindly.co/wp-content/uploads/2021/04/what-is-seitan-5-1024x683.jpeg

“Tenho feito experiências com seitan nos últimos anos, depois de decidir parar de comer carne. Adoro a textura do seitan e o quão fácil é incorporá-lo em salteados e em outros pratos asiáticos”, diz Caroline Caron-Phelps do “Pickled Plum”. [O seitan] dá um toque fumado aos pratos com uma textura mais similar à carne do que o tofu. Este salteado simples de seitan e vegetais é uma receita chinesa que é cheia de sabor, nutty e um pouco ácida e diz muito bem com arroz integral ou branco”. 

Vê a receita aqui.

2. Salsichas de seitan com maçã e sálvia do Daughter of Seitan

https://cdn.livekindly.co/wp-content/uploads/2021/04/what-is-seitan-6-1024x683.jpeg

“Cada salsicha tem a incrível quantidade de  28.9 gramas de proteína, que é mais proteína do que salsichas de origem animal, como vaca ou porco”, diz a Ace. “Esta receita rende uma massa de seitan ligeiramente mais suave, usando farinha de grão de bico e maçãs com cebola para suavizar a textura. Esta receita também está cheia de especiarias para um sabor fumado e subtilmente doce. Esta receita é desenvolvida para ser assada no forno, o que é muito prático. 

Vê a receita aqui.

3. Seitan Shawarma do One Arab Vegan

https://cdn.livekindly.co/wp-content/uploads/2021/04/what-is-seitan-7-1024x683.jpeg

Shawarma é um dos aclamados pratos de fast food da culinária do Médio Oriente que me lembra da minha infância em Bahrain. Ser capaz de recriá-lo usando esta receita de seitan torna-a  numa refeição verdadeiramente reconfortante” diz a Nada Elbarshoumi do “One Arab Vegan”. “Carne vegetal barrada com um molho de tahini, salada, pickles e cebola roxa, tudo embrulhado num pão árabe morno – o que poderia ser melhor?”. 

Vê a receita aqui.

4. Almôndegas de seitan do The Stingy Vegan

https://cdn.livekindly.co/wp-content/uploads/2021/04/what-is-seitan-8-1024x682.jpeg

“Esta receita surgiu numa busca de fazer almôndegas veganas que não se desintegrassem no molho ou na sopa”, afirma Melissa Copeland do “The Stingy Vegan”. “O glúten de trigo é o elo de ligação que não só as mantém inteiras mas também lhes confere uma textura “carnuda”. Os feijões brancos e a batata amassada são os ingredientes secretos para os tornarem macios por dentro”. 

Vê a receita aqui.

5. Nuggets ótimos para crianças do Sweet Simple Vegan 

https://cdn.livekindly.co/wp-content/uploads/2021/04/what-is-seitan-9-1024x683.jpeg

“Estes são os nuggets ‘de frango’ veganos dos teus sonhos”, diz a Jasmine Briones do blog “Sweet Simple Vegan”. “Eles são perfeitamente crocantes por fora, húmidos por dentro, e sabem tal e qual como os “verdadeiros”. A sério, estão demasiado bons para serem verdade e transportam-me diretamente para a minha infância!”. 

Vê a receita aqui

6. Salteado de manga do Emilie Eats

https://cdn.livekindly.co/wp-content/uploads/2021/04/what-is-seitan-10-1024x683.jpeg

Não te apetece fazer seitan do zero? Não faz mal, há muitas variedades por aí que podes comprar.  Este salteado usa uma opção de seitan comprado já pronto.

“[O seitan] está envolvido no meu molho teriyaki caseiro que fica deliciosamente gelatinoso (obrigada, amido de tapioca!) e tem a quantidade perfeita de doce. Acrescenta vegetais e manga para um toque doce e picante”, escreveu a Emilie Herbert no seu post do “Emilie Eats”. “Nós servimos o preparado do seitan por cima de arroz tailandês, mas podes usar quinoa, arroz integral ou outro grão integral.

Vê a receita aqui.

O seitan, para além de ser uma ótima fonte de proteína, também é versátil, e quando se adiciona as especiarias e ingredientes certos, pode ser muito delicioso. Então, do que estás à espera para experimentar?  

Artigo original: LiveKindly

Tradução: Ana Lúcia

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!