fbpx

O Que Levar Para a Praia? 12 Artigos Sustentáveis para o Verão

O Que Levar Para a Praia? 12 Artigos Sustentáveis para o Verão

Partilha este artigo:

Para isso, é importante saber o que levar e, felizmente, já existem muitas opções vegan e sustentáveis para teres contigo nestes momentos junto do mar (ou do rio). Dos biquínis aos chinelos, sem esquecer o protetor solar, sugerimos, neste artigo, uma lista de artigos que, por serem mais amigos do ambiente e dos animais, vais querer ter contigo neste verão.

Apesar das sugestões que se seguem, não poderíamos deixar de lembrar acerca da importância de optares por reutilizar o que já tens, em lugar de enveredar pela compra de algo novo. Acima de tudo, procura reinventar e aproveitar o que já está no teu armário.

1.Biquínis

A Conscious Swimwear tem peças de banho feitas de ECONYL®, licra produzida em Itália, a partir de desperdício encontrado nos oceanos e aterros, como redes de pesca, restos de fábricas e plásticos industriais.

Outra opção é a Kalimera Collection, uma marca de  biquínis feitos de ECONYL®. As peças são resistentes ao cloro e aos óleos bronzeadores, têm proteção UV e são ultra-suaves – garantindo o melhor ajuste e durabilidade. Com o objetivo de evitar o desperdício, a marca não produz em massa, tendo criado um sistema de pré-venda.

2.Toalha de Praia

A Conscious Swimwear também tem uma toalha de praia que certamente será do teu interesse, criada em parceria com especialistas em toalhas de Torres Novas. A toalha é confecionada em 100% algodão não tingido e a escolha desse tom natural foi uma forma de evitar desperdícios – já que tingir algodão tem mais impacto do que o fazer em qualquer outro tecido – e é uma forma de sublinhar a autenticidade expressa na estética minimalista, mas intemporal, do algodão não processado.

3.Óculos de Sol

Numa ida à praia, “como é bom de ver”, não te podes esquecer dos teus óculos de sol. Os da Joplins são ecológicos, leves, resistentes, biodegradáveis, flutuantes e, claro, muito bonitos. São todos feitos de bambu e têm garantia vitalícia. A marca também doa parte da sua receita para projetos ambientais.

4.Boné

Quando passamos muito tempo ao sol, é importante proteger a cabeça com um chapéu ou boné. A We The Knot é uma marca portuguesa de roupa e acessórios com peças simples e minimalistas em materiais como o algodão orgânico ou a pele vegan. O boné Everyday é resistente ao sol e ao desbotamento, repelente à água e respirável.

5.Protetor Solar

Cuidar da pele é uma rotina que devemos ter todos os dias e escolher produtos que garantam a proteção deste que é o maior órgão do nosso corpo ajuda a manter uma pele hidratada e cuidada, durante todo o ano. Na praia, especialmente, estando mais expostos ao sol, este cuidado é mais importante do que nunca. Por isso, é importante usar um bom protetor solar e aplicá-lo várias vezes ao longo do dia.

A Loja Vegetariana tem disponível uma vasta gama de protetores solares, bem como produtos de cuidado após a exposição ao sol, que são cruelty-free e vegan. Na Loja Vegetariana podes encontrar um protetor solar reconhecido como vegan para ti, mas também para o resto da família, desde os mais jovens até aos adultos, e não só para o corpo mas também específicos para o rosto e até mesmo para o cabelo (que também deve ser protegido da exposição solar). O melhor de tudo é que a Loja Vegetariana oferece 5% desconto para sócios AVP (podes tornar-te sócio aqui).

Para nutrição extra, existe o leite pós-solar da Odyskin, à venda na loja Sapato Verde, com manteiga de karité e óleo de girassol, para alívio imediato da pele exposta ao sol. É um produto vegan e não testado em animais, com certificado EcoCert Cosmos Organic e certificado oficial de produto vegano, pela V-Label

Felizmente, existem cada vez mais opções de produtos solares vegan e podem até ser encontrados em locais tão próximos de ti, como supermercados comuns, e a preços acessíveis. Exemplo disso são os produtos da marca Cien, à venda no LIDL. A gama Cien de cremes solares Love your Planet é composta por três produtos veganos, resistentes à água, ideais para esse efeito: os cremes para proteção solar, com fator de proteção 50 ou com fator de proteção 30, e o creme para proteção solar do rosto e do decote, com fator de proteção 50. A fragrância destes cosméticos veganos é obtida com ingredientes 100% orgânicos e biodegradáveis, evitando assim os componentes sintéticos que se revelam nefastos para a natureza.

leite pos solar
Leite pós-solar da Odyskin, à venda na loja Sapato Verde.

6.Mala

Para levar tudo para a praia vais precisar de uma mala apropriada, como esta Splashybag da Lemon Jelly. É vegan, ​​prática para praia, piscina, ou qualquer que seja a aventura ao ar livre, e existe em seis cores diferentes. A marca Lemon Jelly é aprovada pela PETA e não utiliza quaisquer componentes de origem animal nos produtos.

lemon
Splashybag da Lemon Jelly

7.Mochila

Se, ao invés de uma mala, preferes usar mochila, também existem opções vegan. Como é o caso da Oslo Mochila da marca Nae Vegan Shoes, em PET reciclado e resistente à água. O nome desta marca portuguesa significa No Animal Exploitation e carrega aquela que é a sua missão: propor uma alternativa amiga dos animais e ecológica contra a exploração humana. 

image 1
Oslo Mochila da marca Nae Vegan Shoes

8.Chinelos

Para evitar queimar os pés na areia quente da praia, vais precisar de uns chinelos. A Lemon Jelly tem várias opções em vários modelos e muitas cores. Produzidos sem componentes de origem animal e feitos para proporcionar os melhores momentos, para recordares o verão no seu melhor.

9.Garrafa Reutilizável

Além de te protegeres do sol, é muito importante que te mantenhas hidratado durante uma ida à praia, por esse motivo, não te podes esquecer de ter contigo uma garrafa reutilizável com água. A garrafa térmica da Dopper, à venda na loja Sapato Verde, é uma poderosa aliada no combate à poluição do plástico e mantém a bebida fria por 24 horas (ou quente por 9 horas). O melhor é que a parte superior desta garrafa se transforma num copo.

image 2
Garrafa térmica da Dopper, à venda na loja Sapato Verde

10.Lancheira

Depois de encheres a tua garrafa com água para te manteres hidratado, podes começar a pensar no passo seguinte: manteres-te alimentado. Para isso, vais querer encontrar uma lancheira perfeita para levares a tua refeição de base vegetal para a praia. A Josefinas lançou uma lancheira sem recurso a materiais de origem animal, com forro interior impermeável e térmico. Além de prática, existe em duas cores: preto e “mostarda”.

11.Conjunto de Talheres de Bambu 

Para fazeres as tuas refeições de forma mais sustentável, nada melhor do que um conjunto de talheres de bambu, como estes da Mind the Trash, composto por uma colher, um garfo, uma faca dentada, uma palhinha e um escovilhão de limpeza. Tudo em bambu.  Mais uma boa notícia: a Mind the Trash é parceira AVP e os sócios têm 10% desconto!

image 3
Talheres de bambu, na Mind the Trash

12.Food Wrap 

Para manter os alimentos frescos por mais tempo, pode usar os food wraps veganos para embrulhar sandes, fruta e snacks. São artesanais, feitos com 100% algodão orgânico GOTS Certificado, ceras de plantas, resina de pinho portuguesa e óleos vegetais. Uma ótima alternativa ao papel de alumínio ou película aderente.Também estão à venda na Mind the Trash.

Estas são algumas sugestões de artigos para a praia que procuram ser mais sustentáveis do que outras eventuais opções disponíveis no mercado.

Mas lembramos que a reutilização do que já temos é importante para o ambiente.

Existem, adicionalmente, inúmeras opções em segunda mão, seja de amigos, familiares ou disponibilizadas por via de associações, como é o caso do Mercado de Trocas de Portugal, uma associação sem fins lucrativos que possibilita a troca de produtos, promovendo a reutilização de peças que já existem no nosso planeta e evitando a sobreutilização de recursos naturais. 

Artigo por Susana Ribeiro

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!