fbpx

Os peixes sentem dor? Há novos critérios para o bem-estar de animais aquáticos

O Aquatic Life Institute (Instituto da Vida Aquática) fez recomendações relacionadas ao bem-estar, nomeadamente sobre problemas encontrados na aquicultura. Pela primeira vez, o Aquatic Life Institute define o bem-estar dos animais aquáticos, respondendo a questões pertinentes sobre a sua qualidade de vida e pondo fim à questão: “Os peixes sentem dor?”. Uma pista: Sim, sentem.

Partilha este artigo:

O Aquatic Life Institute (Instituto da Vida Aquática) fez recomendações relacionadas ao bem-estar, nomeadamente sobre problemas encontrados na aquicultura. Pela primeira vez, o Aquatic Life Institute define o bem-estar dos animais aquáticos, respondendo a questões pertinentes sobre a sua qualidade de vida e pondo fim à questão: “Os peixes sentem dor?”. Uma pista: Sim, sentem.

De acordo com o instituto, o bem-estar dos animais aquáticos é um assunto “altamente negligenciado”. Aproximadamente 100 biliões de criaturas marinhas são criadas em viveiros anualmente, que experienciam o que o instituto se refere a condições de “grande sofrimento”. 

Ao definir claramente o que é o bem-estar dos animais aquáticos, o instituto visa melhorar a qualidade de vida dos animais de aquicultura. O ALI está atualmente a conduzir pesquisas nesta área e formou a primeira coligação para o bem-estar de animais aquáticos, a Aquatic Animal Alliance (Aliança de Animais Aquáticos), do qual fazem parte 14 membros.

Esta coligação tem-se focado em regimes de certificação pelo mundo, tal como a GLOBALG.A.P. — um programa de garantia de qualidade agrícola— para impulsionar a inclusão e futuras melhorias nos padrões do bem-estar dos animais aquáticos. 

“Os nossos membros iniciais (Compassion in World Farming, The Humane League, Fish Welfare Initiative, Eurogroup for Animals, Mercy for Animals, Animal Equality e Dyrevernalliansen) constituíram o grupo principal ao fornecerem o nosso feedback a vários programas de certificação”, disse o fundador do ALI, William Bench.

Do Fish Feel Pain? New Welfare Standards Focus on Aquatic Animals.

Os peixes sentem dor?

Um grande número de especialistas confirmam que os peixes sentem dor, incluindo a professora Victoria Braithwaite, autora da obra “Do Fish Feel Pain?” de 2010. Outros estudos indicam que, tal como os animais terrestres, as criaturas aquáticas são sencientes, fazem amizades e experienciam emoções positivas.  

Bench disse que as principais questões de bem-estar na aquicultura incluem falta de enriquecimento ambiental, alimentação inapropriada, falta de espaço, má qualidade de água e atordoamento ineficaz antes do abate. Em suma, problemas comparáveis aos encontrados na pecuária de grande escala.   

O guia do instituto com recomendações para o bem-estar dos animais aquáticos de aquicultura sublinha cinco indicadores principais de bem-estar que visam essas questões. O ALI desenvolveu estes pontos através de consulta com outros especialistas globais da área.  

Estas recomendações incluem liberdade de acesso a alimento, liberdade para viver num ambiente apropriado que permita o bem-estar, liberdade para viver sem o risco de doenças e lesões, liberdade para ter espaço e companheirismo — para ter comportamentos naturais — bem como liberdade para viver em condições que garantam uma boa saúde psicológica. 

Do Fish Feel Pain? New Welfare Standards Set the Record Straight.

A aquicultura é melhor do que a sobrepesca?

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura relata que a aquicultura é o setor com o crescimento mais rápido da produção alimentar.  Atualmente, corresponde a 50% do peixe consumido. A nível mundial, a indústria cria aproximadamente 580 espécies aquáticas diferentes.  

Para além das preocupações relacionadas com o bem-estar, estudos também mostraram que alguns peixes de aquicultura contêm uma maior quantidade de substâncias tóxicas, tanto naturais como de origem humana, como antibióticos, pesticidas e outros poluentes. 

Alguns vêem a aquicultura como uma solução para o custo ambiental da sobrepesca. Mas Bench explica que a indústria também usa mais do que 50% de todos os peixes capturados para alimentar peixes cultivados em aquicultura. Segundo o ALI, os humanos matam entre dois a três triliões de animais aquáticos na natureza a cada ano, o que tem um impacto significativo no ambiente marinho. 

“A aquicultura impacta diretamente na conservação de peixe selvagem” disse ele. “A falta de consideração com o bem-estar na pesca de captura leva invariavelmente a maiores taxas de mortalidade e a ineficiências, empobrecendo populações de peixes ainda mais”.  

A Coligação para a Conservação Aquática do ALI visa unir defensores de animais aquáticos selvagens de viveiros juntamente com outros grupos de proteção ambiental para promover cooperação e mais diálogo. Bench disse que os critérios para o bem-estar ambiental representam uma “grande vitória para animais aquáticos de aquicultura”. 

Artigo original: LiveKindly

Tradução: Ana Lúcia

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!