fbpx
Pesquisar
Logótipo AVP Associação Vegetariana Portuguesa

Os vegan vivem mais tempo?

As dietas vegetarianas estão a tornar-se cada vez mais populares e podem reduzir drasticamente as taxas de algumas doenças graves.  Com atletas campeões como Novak Djokovic, Lewis Hamilton e Venus Williams a manterem uma alimentação de base vegetal (vegan), os benefícios para a saúde de não comer carne estão a ser amplamente divulgados.

Partilha este artigo:

Mas uma dieta vegetariana pode fazer com que vivas mais? E se sim, como?

Um estudo de 2013 publicado na revista JAMA Internal Medicine descobriu que “os vegetarianos têm um risco inferior em 9% de morte por todas as causas, em comparação com os onívoros”, de acordo com a Live Science.

Outro estudo concluiu que o risco é 12% mais baixo, mas embora a pesquisa publicada pelo American Journal of Clinical Nutrition tenha concordado que uma dieta vegetariana pode reduzir as taxas de certas doenças crónicas, não encontrou evidências de que uma dieta de base vegetal leve a uma vida mais longa.

No entanto, as dietas vegetarianas têm sido associadas à “redução do risco de várias condições crónicas de saúde associadas a doenças cardíacas, diabetes tipo 2, certos tipos de cancro e obesidade”, segundo afirmou a nutricionista Brooke Jacob, à Live Science.

Embora “não seja surpreendente” que os vegetarianos possam viver mais tempo, “já que seguir uma dieta vegetariana está ligado à redução da ocorrência de doenças crónicas … mais pesquisas são necessárias para concluir definitivamente que os vegetarianos vivem mais do que os não-vegetarianos”, afirmou Brooke Jacob.

heart arrangement made vegetables

Quais são os benefícios para a saúde de se tornar vegetariano?

Evitar a gordura saturada na carne pode proporcionar um impulso positivo à saúde. Carnes processadas como presunto, salsichas, salame, bacon, carne defumada e enlatada foram classificadas como cancerígenas de classe 1 pela Organização Mundial da Saúde, “a mesma classificação que fumar tabaco, amianto e bário radioativo”, afirmou a Vegan Food and Living.

Os laticínios e ovos, que os vegetarianos estritos não consomem, também são ricos em gordura saturada. Em termos gerais e face à média, os vegetarianos tendem a comer mais “alimentos vegetais integrais e nutritivos”, segundo a publicação.

De facto, segundo a Live Science, hábitos de vida saudáveis, como “comer alimentos integrais, fazer exercícios, beber bastante água … podem ser mais prevalentes na comunidade vegetariana”. Da mesma forma, um estudo que descobriu que os vegetarianos vivem até seis ou nove anos a mais também descobriu que os vegetarianos são, igualmente, mais propensos a exercitar-se, ser casados, fumar menos e beber menos álcool, segundo o portal Quartz.

Mas enquanto as opções vegetarianas de fast food “podem soar como uma alternativa sem culpa”, elas são “muitas vezes piores para sua saúde do que o equivalente à carne”, alertou William Park, da BBC. Por exemplo, o sal pode existir em excesso nas opções de fast food vegetarianas para “dar a mesma sensação carnuda e recompensadora que de outra forma estaria em falta”, refere.

E o NHS alerta que “se não planeares a tua dieta adequadamente, poderás perder nutrientes essenciais, como cálcio, ferro, vitamina B12, iodo e selénio”.

top view assortment veggies line

Como posso ter uma dieta vegetariana saudável?

A iniciativa Veganuary sugere que os vegetarianos, que tenham recentemente adquirido o respetivo padrão alimentar, se concentrem em consumir proteína suficiente, cálcio, ferro, vitamina B12 e outros minerais.

“Se escolhermos alimentos integrais, leguminosas, nozes, frutas, especiarias, ervas e algumas das 20.000 plantas comestíveis que existem no mundo, podemos experimentar uma melhora incrível na nossa saúde enquanto desfrutamos de alguns sabores maravilhosos”, afirmou a associação sem fins lucrativos.

E o NHS afirma que “é possível obter os nutrientes de que precisa ao desfrutar de uma dieta vegetariana variada e equilibrada, incluindo alimentos fortificados e suplementos”.

flat lay basket fresh vegetables

Artigo adaptado de Theweek.co.uk, por Susana Sousa Ribeiro

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!