fbpx
Pesquisar
Logótipo AVP Associação Vegetariana Portuguesa

Consumidores acreditam que vegetais vão substituir a carne

Segundo um estudo da GlobeScan e EAT, 42% dos consumidores, em todo o mundo, acreditam que a maioria das pessoas comerá alimentos de base vegetal em vez de carne, na próxima década.

Partilha este artigo:

 

Uma animadora percentagem de 60 % dos consumidores afirma que comem alimentos saudáveis durante a maior parte do tempo (ou sempre), com um número crescente de pessoas a identificarem-se como vegetarianos ou veganos. Mais de um em cada cinco (22 %) dizem consumir alimentos de base vegetal (ou veganos), o que representa um valor acima dos 17 % registados em 2019.

O interesse em experimentar uma dieta de base vegetal também está a crescer em todas as faixas etárias, com 40 % da Geração Z, 43 % da Geração Y, 37 % da Geração X e 28 % dos Baby Boomers a relatarem estarem muito interessados em experimentar um estilo de vida mais direcionado para o consumo de produtos de base vegetal.

woman preparing her juice recipe

Os consumidores pagariam mais por alimentos saudáveis e sustentáveis

Quase nove em cada dez consumidores (89 %) dizem que comprar alimentos saudáveis e ambientalmente responsáveis é importante para eles. Dois terços (64 %) afirmam que estão dispostos a pagar mais por esses produtos, apesar do atual cenário de custo de vida.

 “O facto de tantas pessoas, em redor do mundo, estarem a ficar mais interessadas em comer alimentos saudáveis e sustentáveis é um sinal encorajador. Há alguns anos seria impensável que 42 % das pessoas, a nível mundial, acreditassem que os alimentos à base de vegetais substituirão a carne dentro de uma década.”

Dr. Gunhild Stordalen, fundador e presidente executivo da EAT.

O público [em geral] está a começar a perceber a escalada da crise climática e ambiental e os perigos que isso traz para a vida e para o quotidiano, à medida que [este problema climático] coexiste com épocas de pandemia, a guerra na Ucrânia e a aceleração da crise do custo de vida. Embora os consumidores entendam os problemas, cabe a todos [os intervenientes] no sistema alimentar agir agora.”, defende Dr. Gunhild Stordalen, referindo-se à necessidade das entidades, organizações e decisores políticos intervirem em prol da mitigação do impacto que o sistema alimentar tem no ambiente e ecossistemas, mas também ao nível da segurança alimentar, já que o acesso a uma alimentação adequada desempenhará, num futuro próximo, um papel crítico, como mostrou a primeira edição deste relatório, no ano passado.

Dr. Gunhild Stordalen prossegue: “O EAT-Lancet 2.0 ajudará a reunir a ciência mais recente, sobre diferentes matérias, para construir um consenso sobre as metas para sistemas alimentares saudáveis, sustentáveis e equitativos. Isto é fundamental para se poder flexibilizar ainda mais as principais linhas de tendência na direção certa”.

“Esta pesquisa oportuna fornece informações sobre como o aumento dos preços dos alimentos, a invasão ilegal da Rússia na Ucrânia e as alterações climáticas exacerbaram os medos dos consumidores sobre a insegurança alimentar”, comenta Chris Coulter, CEO da GlobeScan

“No entanto, parece haver uma mudança esperançosa para uma alimentação mais saudável e sustentável entre os consumidores. A adesão a dietas que privilegiam um maior consumo de alimentos de base vegetal estão a aumentar em todas as regiões do mundo, e os consumidores estão a tornar-se cada vez mais conscientes da ligação entre as alterações climáticas e as escolhas alimentares.”

Chris Coulter, CEO da GlobeScan
women are stand holding seedlings are dry land warming world

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!