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Popularidade do Veganismo: uma análise

De acordo com dados do Google Trends, em 2022, a popularidade do veganismo parece ter perdido alguma da significativa força que manifestou em 2021 e em 2020, em todo o mundo. As pesquisas sobre veganismo, no primeiro trimestre de 2022, mostraram um declínio em comparação com o primeiro trimestre de 2021 e com o primeiro trimestre de 2020, períodos que evidenciaram elevada procura online em torno do veganismo.
Popularidade do Veganismo uma análise

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O Google Trends, uma ferramenta de análise de dados da propriedade do Google, permite analisar e comparar facilmente a popularidade relativa da pesquisa de vários tópicos em todo o mundo, tais como o veganismo, incluindo pesquisas relacionadas e realizadas em qualquer língua (por exemplo, não só “veganismo”, mas também “restaurantes veganos perto de mim”, “receitas veganas”, “vegane rezepte” [em italiano], “vegan essen” [em alemão]).

A ferramenta do Google Trends mostra uma linha temporal de popularidade da pesquisa por vários tópicos em comparação com todas as pesquisas do Google. Por outras palavras, o Google Trends mostra o quão relevante é determinado tópico em comparação com tudo o resto que as pessoas procuram todos os dias no Google.

Será que a popularidade do veganismo está a abrandar?

Popularidade global da pesquisa pelo termo ‘veganismo’

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Dados agregados do Google Trends pelo Chefspencil.com mostrando a popularidade relativa das pesquisas no google relacionadas com o veganismo. Fonte: Google Trends; o valor 100 representa o pico da popularidade.

Popularidade da pesquisa pelo termo ‘veganismo’ – EUA

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Dados agregados do Google Trends pelo Chefspencil.com mostrando a popularidade relativa das pesquisas no google relacionadas com o veganismo nos EUA. Fonte: Google Trends; o valor 100 representa o pico da popularidade.

Popularidade da pesquisa pelo termo ‘veganismo’ – Austrália

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Dados agregados do Google Trends pelo Chefspencil.com mostrando a popularidade relativa das pesquisas no google relacionadas com o veganismo na Austrália. Fonte: Google Trends; o valor 100 representa o pico da popularidade.

Popularidade da pesquisa pelo termo ‘veganismo’ – Canadá

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Dados agregados do Google Trends pelo Chefspencil.com mostrando a popularidade relativa das pesquisas no google relacionadas com o veganismo no Canadá.

Popularidade da pesquisa pelo termo ‘veganismo’ – Reino Unido

Fonte: Google Trends; o valor 100 representa o pico da popularidade

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Dados agregados do Google Trends pelo Chefspencil.com mostrando a popularidade relativa das pesquisas no google relacionadas com o veganismo no Reino Unido. Fonte: Google Trends; o valor 100 representa o pico da popularidade.

No que respeita às pesquisas online, o veganismo já não é um termo tão relevante em 2022, em comparação com anos anteriores, nomeadamente, 2020. Como referido anteriormente, o Google Trends mostrou um acentuado abrandamento na popularidade da pesquisa de palavras e termos relacionados com o veganismo.

Nota, porém, que o Google Trends não providencia uma medição completa da popularidade. Como é sabido, esta ferramenta não é um estudo científico e não deve ser confundida com os dados das sondagens. No entanto, fornece um bom barómetro em relação ao que as pessoas compram, comem, ou querem saber mais sobre.

Uma das advertências do Google Trends é que mostra a relativa popularidade de um termo ou tópico de pesquisa no Google. Assim, há casos em que um tópico atrai mais interesse ao longo do tempo, mas é ‘ensombrado’ por outros eventos mundiais ou tópicos de tendências. Se isso acontecer, o Google Trends irá reportar uma menor pontuação de popularidade na pesquisa, apesar de um aumento no número absoluto de pesquisas para um determinado tópico.

Para descobrir se este cenário se aplica às pesquisas sobre o veganismo, recorreu-se ao Google Adwords, mais uma ferramenta do Google, desta feita, uma ferramenta que permite analisar os dados absolutos dos volumes de pesquisa.

O Chef’s Pencil analisou os volumes de pesquisa para as 500 palavras-chave mais populares, relacionadas com o veganismo, realizadas nos Estados Unidos, durante um período de quatro anos. Isto abrange um vasto conjunto de pesquisas relacionadas com o veganismo, desde receitas veganas, a manteiga e chocolate veganos, passando por pesquisas como comida estritamente vegetariana e restaurantes veganos.

Excluíram-se apenas as buscas por celebridades veganas, que normalmente provocam grandes picos temporários nos volumes de busca e, portanto, distorcem as tendências gerais.

Pesquisas relacionados com o ‘veganismo’ – EUA

Comer fora é extremamente popular; cozinhar refeições veganas abranda

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Análise de dados do Google Adwords pelo Chefspencil.com

Os resultados dão uma imagem mais matizada da popularidade do veganismo nos Estados Unidos. De um modo geral, nos últimos dois anos, as pesquisas relacionadas com o estilo de vida vegano aumentaram nos EUA. Mas o crescimento é quase exclusivamente impulsionado por pessoas que adoptam uma alimentação estritamente vegetariana e que procuram comer fora: a procura por ‘restaurantes veganos’ e ‘comida vegana perto de mim’ disparou no Verão de 2021. O primeiro trimestre de 2022 também parece particularmente forte.

Esta tendência também tem sido observada na categoria dos restaurantes não vegetarianos. Após um 2020 sombrio e a tumultuosa primeira parte de 2021, as vacinas e o afrouxamento das restrições pandémicas permitiram aos americanos voltar aos seus restaurantes favoritos. E assim o fizeram. O mesmo se terá passado em Portugal e no resto da Europa.

Por outro lado, há menos pessoas à procura de receitas veganas, em comparação com 2020, o que é um indicador chave das mudanças na popularidade do veganismo. Isto não se deve necessariamente ao cansaço da cozinha caseira, uma vez que, nos EUA, as pesquisas por receitas, independentemente do tipo de alimentação, aumentaram nos últimos dois anos.

A mesma tendência decrescente pode ser observada para vários alimentos de base vegetal e que constituem alternativas veganas, tais como alternativas vegetais ao queijo e à manteiga ou chocolate vegan. De facto, analisaram-se os volumes de pesquisa de onze alimentos que são alternativas de base vegetal, tendo-se percebido uma diminuição nos volumes globais nos últimos anos.

No Reino Unido e na Austrália, o número de pesquisas absolutas de termos relacionados com o veganismo (fonte: Google Adwords) é substancialmente inferior em relação a 2020. Os gráficos abaixo mostram o número de pesquisas relacionadas com o veganismo, nos últimos quatro anos, para as 200 palavras-chave mais populares relacionadas com este estilo de vida.

Pesquisas relacionados com o ‘veganismo’ – Austrália

Números absolutos das pesquisas relacionadas com o veganismo, para as 200 palavras-chave mais populares

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Análise de dados do Google Adwords pelo Chefspencil.com

Pesquisas relacionados com o ‘veganismo’ – Reino Unido

Números absolutos das pesquisas relacionadas com o veganismo, para as 200 palavras-chave mais populares

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Análise de dados do Google Adwords pelo Chefspencil.com

Os dados de vendas de grupos industriais corroboram as tendências observadas no Google Adwords. Embora o número de vendas de alimentos de base vegetal continue a aumentar, o ritmo de crescimento é muito mais baixo em comparação com os últimos anos.

Onde é que o Veganismo foi mais Popular?

O Google Trends também permite aferir geograficamente a pontuação em relação à popularidade da pesquisa, conferindo pontuações aos interesses de pesquisa por cidades, regiões e países. Por exemplo, se Portland, no Estado de Oregon, apresentar uma pontuação de popularidade em relação ao veganismo de 100 e Berlim, na Alemanha, tiver uma pontuação de 86, significa que uma maior percentagem de portlanders pesquisou alimentos e produtos veganos em comparação com os berlinenses.

Países onde o Veganismo é mais popular em 2022

(Google Trends, Abril de 2022)

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Análise do Google Trends realizada pelo Chef’s Pencil. Dados disponíveis em Abril de 2022, mostrando a pontuação em relação ao interesse de pesquisa em 12 meses.

Uma vez mais, o Reino Unido lidera as tabelas de popularidade do veganismo, pese embora se verifique uma queda nos índices de popularidade deste estilo de vida. Com efeito, de acordo com uma sondagem realizada pelo YouGov, e citada pelo jornal The Guardian, 36% dos britânicos aprovam uma alimentação estritamente vegetariana e muitos deles manifestaram interesse em se tornarem veganos.

No Reino Unido, é mais fácil do que nunca, para os consumidores, escolherem artigos sem carne. Desde o McDonald’s, ao KFC e à Pizza Hut, as cadeias de restaurantes populares oferecem muitos produtos vegetarianos. E, actualmente, todos os supermercados oferecem artigos de origem vegetal, incluindo o Tesco, o maior supermercado do país.

Derek Sarno, director de inovação da alimentação de base vegetal da Tesco e co-criador da sua gama vegan Wicked Kitchen, disse, no início deste ano: “Hoje em dia, a possibilidade de escolha é de dar água na boca”.

Em quase todas as secções dos supermercados é possível encontrar opções de base vegetal, sendo mais fácil do que nunca para aqueles que consideram mudar para uma alimentação estritamente vegetariana ou abraçar mais dias da semana sem carne”.

Em 2022, a Alemanha foi considerada o segundo país mais popular para os veganos. Segundo algumas estimativas, a Alemanha é, à data, o lar de mais de 2,5 milhões de pessoas que adoptam uma alimentação estritamente vegetariana e é mundialmente conhecida pela sua indústria de produtos de base vegetal e substitutos da carne.

A Alemanha é, também, um dos poucos países do mundo onde a popularidade do veganismo não registou uma queda abrupta em 2022.

A vizinha do sul da Alemanha, a Áustria, tem, por sua vez, uma longa tradição entre os países mais vegan friendly do mundo. De acordo com algumas estimativas, 1,2% da população tem um estilo de vida vegano e já é possível encontrar schnitzel e strudel veganos [pratos típicos austríacos].

Outro país amante da carne, que se está a tornar vegano, é a Nova Zelândia, país cuja classificação se mantém inalterada em relação ao relatório do Pencil’sChef anterior. A população da Nova Zelândia que adopta uma alimentação estritamente vegetariana ou vegetariana é, no entanto, um tema de debate. Alguns estudos colocaram este número em cerca de 6% da população, enquanto, de acordo com outro estudo, estes valores atingem 10% da população.

Independentemente do número exacto, ambos os inquéritos salientam um aumento constante do número de neozelandeses que têm deixado de comer carne durante a última década.

Adaptado do portal Chef’s Pencil

Traduzido por Ana Luísa Pereira

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