fbpx

Pratos Internacionais Que São Vegan

Pratos Internacionais Que São Vegan
Pratos Internacionais Que São Vegan

Partilha este artigo:

Na maioria dos países, cuja ancestralidade nos oferece estes petiscos, não se pode dizer que o veganismo seja totalmente compreendido, mas que a riqueza gastronómica global é algo favorável à comunidade vegan, disso ninguém pode duvidar. 

Selecionámos algumas receitas internacionais vegan e que permitem viajar à volta do mundo sem sair da cozinha. 

Patatas Bravas


São um clássico espanhol e encontram-se facilmente numa mesa onde se sirvam “tapas”. Basicamente são batatas fritas,  previamente temperadas com especiarias picantes, ou acompanhadas com molho de tomate picante, e antes da fritura, são cozidas em água.

patatas bravas

Guacamole


Originário do México, esta iguaria notabilizou o abacate em todo o mundo. Na América Latina é conhecido como a “manteiga dos pobres”, mas esse tradicionalismo já tem pouca adesão à realidade, porque o fruto dos abacateiros tem-se tornado muito valioso. O guacamole só necessita de uma base de abacate maduro esmagado, sal e sumo de lima. Pode ser temperado com especiarias e é habitual acrescentar-se pimento e cebola, por exemplo.

guacamole

Pita / Chapati

O pita é conhecido como “pão sírio” e o chapati é proveniente da Índia. Apesar de serem, de forma geral, como outro pão qualquer, o primeiro é fermentado e o segundo não. Representam ótimas experiências para se confeccionar em casa, que nos farão pensar em lugares mais exóticos. Essencialmente, são confeccionados com farinha, azeite, água e sal. 

pita

Ratatouille 

Esta proposta é tão óbvia que até nos esquecemos dela! O ratatouille é um conhecidíssimo prato francês, que consiste num assado de legumes. A iguaria é facilmente encontrada no menus dos restaurantes mais conceituados. É alta-cozinha vegan! Para confeccionar este símbolo da gastronomia francófona basta ter à mão ingredientes tão simples quanto beringelas, tomates, pimentos, pepinos, courgetes, manjericão e salsa. Vale bem a pena tentar este cozinhado através da nobre arte dos assados no forno.  

ratatouille

Dal

Esta delícia vegana leva-nos diretamente ao sul da Ásia. O dal é uma forma popular de preparar lentilhas, ervilhas ou feijões. Habitualmente, o prato tem aspeto de sopa e é cozinhado com uma destas leguminosas referidas, juntamente com cebola, tomate e diversas especiarias. Pode ser apreciado e guarnecido com arroz ou pão chapati.

dhal

Sopa de miso

Não é por acaso que o povo japonês inicia as refeições com sopa de miso. Este prato é uma explosão de sabores e extremamente benéfico, no que concerne à nossa saúde, pois, entre outras, possui propriedades probióticas. O miso é uma pasta fermentada de soja e é solúvel em água, o que o torna ótimo para este caldo. A sopa de miso é feita com cebola, alho francês, alga (sendo que diferentes tipos de alga ficam bem), tofu (é opcional) e o inevitável cebolinho fresco. Por vezes, pode ser feita com um caldo à base de peixe chamado hondashi, por isso é sempre melhor confirmar se a base do caldo é 100% vegetal. Há diferentes receitas isentas de ingredientes de origem animal e, das mesmas, sai uma só certeza: todas serão uma ótima refeição! 

miso

Húmus 

Este pitéu chega-nos do Médio Oriente e é, basicamente, uma pasta cremosa de grão-de-bico cozido. O mistério do seu sabor inesquecível reside no equilíbrio com as especiarias. É excelente para se fazer acompanhar de pão pita, pão torrado ou vegetais crus. A sua riqueza nutricional e a facilidade com que é preparado torna-o um dos pratos mais consumidos pela comunidade vegan em redor do mundo.

humus

Mejadra 

Este é provavelmente o prato menos conhecido desta lista, mas vale bem a pena experimentar. A Mejadra tem origem na região de Jerusalém e é um petisco considerado “confort food” árabe. Consiste numa mistura de lentilhas e arroz basmati, especiarias exóticas e uma finalização crocante de cebola frita.

mujaddara 1
Podes encontrar a receita aqui. Créditos imagem: Zuckerjagdwurst.com

Zacuscă

Esta proposta gastronómica é da região da Roménia e Moldávia, cuja tradição é muito rica em propostas veganas. A zacuscă é uma pasta de beringela, tomate e pimento, à qual pode ser adicionada cogumelos, cenoura e aipo. A tradição manda fazer uma boa quantidade de zacuscă e conservá-la ao longo de uma temporada, pois os sabores vão-se apurando. Normalmente é barrada em pão. 

Falafel

O falafel é um “best-seller” árabe. Pode ser comido em pão pita, com ou sem tahini, tal como pode ser acompanhado com batatas fritas e saladas. É ultra-versátil e popularizou-se bastante nos últimos anos. Uma das grandes vantagens é que pode ser congelado e guardado durante períodos de tempo longos, sem perder as características. O falafel é uma mistura de grão-de-bico demolhada com especiarias, sendo depois moldado em forma de bolas que são fritas em óleo vegetal. 

falafel 1 1
Podes encontrar a receita aqui. Créditos: Vegmente.pt

Gaspacho

Este prato vem de Espanha, mais concretamente de Andaluzia. Era uma refeição muito cozinhada pelas populações rurais, mas que remonta à ocupação muçulmana. Basicamente é uma sopa com tomate, pepino e pão “de ontem”. Trata-se de uma receita económica, fácil de fazer e costuma ser apreciada nos tempos quentes do verão. 

gaspacho 1

Artigo original de Luís Grilo

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!