fbpx
proteina verde capa 1

Proteína Verde: Plantar a Alimentação do Futuro

Vivemos uma situação de urgência ambiental, ecológica e social. E um dos culpados é o nosso atual sistema alimentar, em muito assente no consumo de proteína animal, com impacto no aquecimento global da Terra, perda da biodiversidade, sobre-exploração dos recursos hídricos e do solo, entre outros.

A pensar na atual forma de consumo global das populações, que excede a capacidade que o nosso planeta tem de regenerar recursos naturais e de absorver resíduos (com particular incidência nos países desenvolvidos), a Associação Vegetariana Portuguesa (AVP), em parceria com a associação ambiental ZERO, o projeto LeguCon e o laboratório colaborativo Food4Sustainability, lançou um novo projeto: o Proteína Verde.

Serão as leguminosas parte da solução para esta problemática? 

O projeto Proteína Verde defende que sim.

No âmbito da transição para um sistema alimentar cuja principal fonte de proteína é de base vegetal.

O relatório “Proteína Verde: Plantar a Alimentação do Futuro” aborda, entre outros:

  • grafismo 14

    O impacto negativo da pecuária nos ecossistemas.

    A produção de 1 kg de bife vaca (produzido em modo intensivo em Portugal) contribui 80 vezes mais para a emissão de gases com efeito de estufa do que a produção de 1 kg da generalidade do feijão.

  • grafismo 14

    Possíveis soluções para um sistema alimentar de reduzida pegada ecológica, baseado na proteína vegetal.

    Retratam-se algumas leguminosas e os seus benefícios para o solo, para a saúde e para o produtor, e apresentam-se casos de sucesso na produção e exploração das leguminosas, por parte de empresas em Portugal.

  • grafismo 14

    Qual o atual cenário político? Fazemos 15 recomendações ao governo português.

    Descobre 15 propostas feitas ao Estado Português que incentivam a transição para uma agricultura e sistema alimentar cuja fonte de proteína é essencialmente de base vegetal.

Story pegada ecologica biocapacidade 1080x1920px
grafismo 13

Descarregar

Recomendações Políticas em prol da transição do sistema alimentar.

Descobre o que propomos ao Governo no Plano Nacional de Incentivo à Produção e Consumo de Proteínas Vegetais! Preenche o formulário e acede gratuitamente

leguminosas 2 768x379 1

Descarrega o relatório completo Proteína Verde: Plantar a Alimentação do Futuro!

Nota: Ao aceitares a nossa Política de Privacidade, consentes que a informação fornecida seja armazenada pela Associação Vegetariana Portuguesa (AVP), e aceitas receber atualizações e notícias de email relativas ao projecto Proteína Verde. Poderás revogar o teu consentimento em qualquer altura no futuro, enviando email para info@avp.org.pt.

Anuncia connosco!

Fala connosco para saber como é que a nossa equipa te poderá ajudar a atingir os teus objetivos. Estamos disponíveis através do formulário de contacto abaixo ou do e-mail info@avp.org.pt.

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!