fbpx

Assado de lentilhas, alheira e chalota

Total Time45 minsDifficultyIntermediateCategoryCuisine, , Cooking Method, , , Tags, , , Yields2 Servings

Ingredientes

Cobertura de chalotas
1 colher de sopa de azeite
125 g chalotas, descascadas e cortadas em metade/quartos
½ colher de chá de pimenta rosa
½ colher de chá de (sementes de) coentros
1 pitada de sal
60 ml de vinho branco
Base do assado
80 g de lentilhas castanhas ou verdes
½ colher de sopa de azeite
½ cebola, picada
2 dentes de alho, picados
¼ colher de chá de colorau
1 colher de sopa de puré de tomate
1 colher de chá de amido de milho
½ alheira vegan
2 colheres de sopa de salsa, picada

Instruções

1

1. Pré-aquece o forno a 180 °C.

2

2. Coloca papel vegetal em 2 ramekins (formas de cerâmica de aproximadamente 10 cm de diâmetro), e pincela com azeite.

3

3. Lava as lentilhas e coloca-as numa panela com bastante água. Coze as lentilhas durante 15 a 20 minutos, até ficarem cozidas, mas sem começarem a desfazer-se. Junta o sal, deixa ferver mais um pouco e retira do lume; escorre bem. Esmaga metade das lentilhas com o auxílio de um garfo ou uma varinha-mágica, e reserva.

4

4. Para fazer a cobertura de chalotas: aquece o azeite numa frigideira antiaderente, e coloca as chalotas, cortadas em quartos. Junta os condimentos, uma pitada de sal, e deixa fritar durante uns 2 min, para caramelizar as faces. Vira cuidadosamente, para fritar as outras faces da chalota – cerca de 4 a 5 min no total. Junta o vinho branco, para “soltar” os sabores da frigideira, e deixa reduzir durante cerca de 2 min. Colocaas chalotas com as faces caramelizadas na base dos ramekins, e reserva.

5

5. Na mesma frigideira, salteia a cebola no azeite, durante 5 min, até amolecer. Junta o alho e os restantes condimentos, e deixa cozer mais 1 min. Junta a alheira e esmaga com as costas de uma colher ou espátula para envolver tudo. Retira do lume, e envolve as lentilhas, mexendo até obter uma massa homogénea e coesa.

6

6. Coloca o preparado de lentilhas e alheira nos ramekins, sobre as chalotas. E pressiona a massa, com as costas de uma colher. Se quiseres guardar para servir mais tarde, podes refrigerar/congelar este preparado nesta etapa. Se congelares, deves descongelar no frigorífico antes de confecionar.

7

7. Coloca os ramekins no forno e assa durante 15 min, até a superfície do assado ficar dourada. Depois de retirar do forno, deixa arrefecer 1-2 min, e vira para um prato.

Nota: Caso optes por omitir a alheira vegetariana, substitui por ingredientes que forneçam sabor ao preparado. Como juntar ao refogado 1/2 cenoura pequena e 1/2 pimento picadinhos, um pouco de molho de soja, temperar com sal, e juntar um pouco de pão ralado para ligar. Se gostares, também podes fazer com cogumelos. No desenvolvimento desta receita, foi testada a alheira da marca VegIn, com bons resultados.

Sobre o Autor:
Esta receita é da autoria da Márcia Gonçalves. Podes encontrar esta, e outras receitas, em:

Gostaste desta receita? 

Deixa a tua avaliação abaixo!

Rating

Outras Receitas

Empadão de Cogumelos e SojaBy Associação V.Para fazer o recheio saboroso deste empadão, refoga-se a cebola e o alho, juntamente com cenoura em cubos pequenos, e cogumelos picados.
Favas com Curgete e CogumelosBy Associação V.Começa-se por saltear curgete, cogumelos e um pouco de tomate seco, que realçam a doçura dos vegetais e adicionam mais sabor ao prato.

Publica a tua própria receita!

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!