Ceia de Natal vegana

– Bolo de mel de cana da ilha da Madeira vegano
– Biscoitos de alfarroba
– Seitan com ameixa, cogumelos e leite de coco
– Arroz mujadara

Receitas:

Bolo de mel de cana da ilha da Madeira vegano
Ingredientes:
15 g de casca de laranja
8 g de casca de limão
75 g de nozes (demolhei-as de véspera e sequei)
20 g de amêndoas (demolhei-as de véspera e sequei)
75 g de margarina vegetal
60 mL de cerveja preta vegana
85 g de mel de cana biológico da ilha da madeira (vegano)
Sumo de meia laranja
90 g de farinha de espelta integral
185 g de farinha de trigo tipo 80
40 g de açúcar de coco
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de canela em pó
½ colher de chá de cravinho moído
1 pitada de sal e pimenta
¼ de colher de chá de gengibre ralado
1/8 de colher de chá de noz moscada
20 g de passas algarvias biológicas demolhadas
8 cubinhos de gengibre cristalizado
9 metades de noz e 9 amêndoas descascadas para decorar (ou outra quantidade para criar o padrão que desejar)

Preparação:
Ralar as cascas de laranja e de limão, as nozes e as amêndoas. Juntar a margarina derretida, a cerveja, o mel de cana e o sumo de meia laranja e mexer bem. De seguida adiciona-se a farinha calmamente, misturando sempre, o açúcar, o bicarbonato de sódio, as especiarias e temperos, e por fim, as passas e os cubos de gengibre cristalizado. Envolver bem até obter uma massa tipo pão, mas um pouco pegajosa.
Deixar repousar e abafar com um pano ligeiramente húmido num local quentinho para o bolo levedar (durante pelo menos 5 horas). A massa deverá aumentar de volume.
De seguida coloca-se o preparado numa forma redonda forrada com papel vegetal, alisa-se a superfície do bolo com um pincel e decora-se a gosto com as nozes e as amêndoas descascadas (eu fiz uma cara sorridente :-)).
Levar ao forno pré-aquecido a 160ºC durante 20 a 30 minutos. O bolo começará a crescer e quando começar a tostar o topo é porque está pronto.
A textura do bolo é fantástica. Não fica demasiado denso, aliás fica muito bem cozinhado e cria uma crosta ligeiramente crocante no topo, que eu adoro em bolos!
O sabor é muito aromático devido às cascas de laranja e limão, o sumo, as especiarias e o delicioso mel de cana biológico da ilha da Madeira que aconselho toda a gente a provar! Nada tem a ver com o melaço de cana corrente que se vende nos supermercados. Este é menos viscoso e ainda mais saboroso! (E é nacional, claro!) Sabe bem com chá ou chocolate quente! Bom proveito!

Biscoitos de alfarroba
Ingredientes:
½ chávena de arroz integral demolhado
1/3 chávena de farinha de alfarroba
1/3 chávena amêndoa picada
2/3 farinha de arroz integral
1 punhado de passas algarvias demolhadas
1 banana esmagada
Canela e baunilha q.b.

Preparação:
Cozer o arroz integral na panela de pressão com o triplo de volume de água e uma pitada de sal durante cerca de 30 a 45 minutos.
Depois de cozido, triturado até virar papa. Juntar a banana esmagada, a amêndoa picada e a farinha de alfarroba e mexer. Adicionar a farinha de arroz até parecer possível moldar bolinhas (ainda assim a massa será um pouco pegajosa).
De seguida colocar as passas e polvilhar com canela e baunilha. Mexer mais um pouco, moldar os bolinhos, colocar num tabuleiro, untado com margarina ou com papel vegetal e levar ao forno a 180ºC por 20 a 30 minutos, até os bolinhos criarem uma crosta cozida à volta.

Seitan com ameixa, cogumelos e leite de coco
Ingredientes:
500 g de seitan cortado em pedaços incertos (com partes mais espessas e outras mais finas  para poder absorver os sabores)
1 colher de sopa de mostarda em grão
3 dentes de alho pequenos picados
½ colher de sobremesa de gengibre fresco ralado
Sal, azeite e pimenta preta q.b.
1 mãozinha de aipo picado (caule e folhas; o meu era muito pequenino, tipo folhas de salsa)
¼ de chávena de vinho branco
¼ de chávena de vinho tinto
50 g de ameixa preta seca descaroçada (eu demolhei-a de véspera) e picada
8 cogumelos de paris fatiados
200 mL de leite de coco

Preparação:
Temperar o seitan de véspera com o alho, o gengibre, o sal, a pimenta, o aipo, o vinho branco e um pouco de azeite. Mexer um pouco com as mãos para espalhar bem a marinada e deixar assim de um dia para o outro.
Depois, coa-se a marinada para uma tigela e reserva-se, e espreme-se o seitan com cuidado para não o desfazer.
Numa panela anti-aderente coloca-se um pouco de azeite (cerca de uma colher de sopa), aquece-se e depois junta-se a mostarda em grão. Quando esta estalar, junta-se o seitan e deixa-se saltear por 10 minutos para tostar bem e adquirir bem os sabores. Acrescentar um pouco de sal se necessário.
Assim que estiver cozido, adiciona-se o vinho tinto, as ameixas, o caldo da marinada e deixar cozer por 5 minutos.
Juntam-se os cogumelos e envolve-se durante 1 ou 2 minutos e por fim, deita-se o leite de côco. Mexe-se um pouco e desliga-se a chama do fogão.
Deita-se o preparado numa travessa e leva-se ao forno a 200ºC até tostar ligeiramente em cima (usar a função de cozer só em cima se tiver disponível). Está pronto a servir!

Arroz mujadara
Ingredientes:
1,5 chávenas de arroz agulha integral (que demolhei de véspera)
¾ de chávena de lentilhas verdes (que demolhei de véspera)
1 cebola grande laminada
½ colher de chá de cominhos torrados e moídos
½ colher de chá de canela em pó
Sal, azeite, pimenta de caiena, salsa fresca q.b.
1 colher de sopa de mostarda em grão
Sumo de meio limã
1 folha de louro
50 g de amêndoa laminada e noz picada
1 pau de canela

Preparação:
Cozer o arroz com o mesmo volume de água na panela de pressão e uma pitada de sal, durante cerca de 15 minutos até absorver toda a água.
Cozer as lentilhas com o mesmo volume de água, um pouco de sal e um pau de canela, com o cuidado de não as deixar desfazer. Escorrer as lentilhas, retirar o pau de canela e reservar a água.
Fritar a cebola em azeite até ficar seca e caramelizada e reservar.
Noutra panela, colocar cerca de uma colher de sopa de azeite, aquecer e juntar a mostarda em grão. Quando estalar junta-se os cominhos, a pimenta caiena, a canela em pó e sal.
Adicionar o arroz, mexer, depois as lentilhas cozidas, mexer novamente e acertar o sal. Acrescentar água da cozedura das lentilhas se necessário. Finalizar com a cebola caramelizada, as amêndoas, as nozes e a salsa fresca picada. Servir!

Receitas de Patrícia Garção para a terceira edição do passatempo “Fotografa o Teu Prato” (edição de Natal), organizado pela Associação Vegetariana Portuguesa na sua página de Facebook, em 2012.

No Comments

Post A Comment