Feijoada com Tofu à Brasileira | AVP - Associação Vegetariana Portuguesa

Feijoada com Tofu à Brasileira

Feijoada vegan com tofu à brasileira
Tempo Total9 horas 35 minutosDificuldadeBaixoCategoriaCozinha, , Método De CozimentoTags, , , , Ajusta as porções2 Porções

Ingredientes

500 g de Feijão VermelhoOu outro
1 Cenoura Grande
2 Batatas Grandes
1 Pimentão Vermelho Grande
Azeitonas Verdes a gosto
2 Folhas de Louro
5 Dentes de Alho
1 Cebola Grande
250 g de Tofu Firme
Salsa Picados a gosto
Cebolinhos Picados a gosto
Óleo para Refogar
Sal a gosto
Água o quanto baste
Paprika a gosto
Caril a gosto
Pimenta Preta a gosto
Cominho em Pó a gosto

Instruções

1

Picar o alho e a cebola, colocar para dourar numa panela grande com um pouco de óleo (uma colher de sopa mais ou menos).

2

Escorrer a água ao feijão que foi deixado previamente a demolhar durante 8 horas.

3

Lavar rapidamente o feijão e, assim que a cebola e o alho estiverem douradinhos, acrescentar o feijão e misturar bem.

4

Adicionar água à panela até cobrir por completo o feijão e passar 3 dedos. Colocar duas folhas de louro na panela, tapar e deixar cozinhar em lume alto.

5

Enquanto o feijão está a cozer, picar os outros ingredientes que serão acrescentados depois. Lavar bem a cenoura, as batatas, a salsa e os cebolinhos.

6

Começar a preparação do tofu: cortar em cubinhos não muito pequenos e colocar os pedacinhos mergulhados numa água temperada com caril, paprika, sal, pimenta ou qualquer outro tempero da sua preferência. O tofu será o último ingrediente a ser misturado à feijoada, mas deve ficar de molho para absorver o tempero.

7

Picar a cenoura e as batatas em pedaços não muito pequenos e nem muito grandes. Picar o pimentão em tiras e depois reduzir para tiras mais pequenas. Descaroçar as azeitonas e deixar em pedaços grandes.

8

O feijão precisará de mais água para cozer. Quando a água reduzir a ponto de ficar perto do mesmo nível que os grãos, adicionar mais água.

9

Depois de 30 minutos de cozedura, com a panela fechada e lume alto (tendo provavelmente adicionado mais água durante esse tempo), colocar as cenouras e, passado mais 15 minutos, colocar as batatas.

10

Provar para ver se o feijão está a ficar macio. Aos 50 minutos aproximadamente o feijão já deve estar quase macio. É hora de adicionar os temperos. Colocar todos os temperos em pó que desejar.

11

Ir adicionando mais água conforme precisar de tempo para que o feijão fique macio. Quando o feijão estiver totalmente macio, adicionar o pimentão e as azeitonas, misturar, provar os temperos e ajustar o sal.

12

Reduzir o fogo e adicionar os cubinhos de tofu. Caso o caldo esteja bem líquido, deixar cozinhar destapado em lume baixo até engrossar um pouco. Desligar o lume, acrescentar a salsa e os cebolinhos e misturar para servir.

Sobre o Autor:
Esta receita foi adaptada do blog Vida Ativa. Um blog focado na área da saúde, fitness, nutrição e animais de estimação. Baseado em evidências científicas e dinamizados por profissionais isentos. Podes encontrar esta, e outras receitas, em:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Gostaste desta receita? 

Deixa a tua avaliação abaixo!

Classificação

Publica a tua própria receita!

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!