fbpx

Massa com Ricotta de Tofu

Total Time20 minsDifficultyBeginnerCategoryCuisine, , Cooking Method, Tags, , , , , , Yields2 Servings

Ingredientes

Ingredientes
1 dose de Ricotta de Tofu
1 curgete pequena
1 pacote de macarrão grande (ou outra massa à escolha)
azeite, sal e pimenta q.b.
orégãos (opcional)
parmesão vegan (opcional)
Ricotta de tofu:
500 g Tofu
20 g folhas de manjericão
1 tbsp alho em pó
3 tbsp sumo de limão
3 tbsp azeite
1 tbsp sal
pimenta moída a gosto

Instruções

1

Se ainda não tiveres a ricotta de tofu preparada, começa por aí. Espreme o tofu para retirar o máximo de água possível. Não te preocupes se ele se partir, uma vez que vais triturá-lo de seguida.

2

Coloca o tofu num recipiente largo, e adiciona todos os ingredientes. Se tiveres um processador de alimentos será mais fácil - coloca todos os ingredientes lá dentro.

3

Com uma varinha mágica, tritura o tofu juntamente com os outros ingredientes até obteres uma pasta granulosa, semelhante à de um queijo ricotta. Se usares um processador, a mesma coisa. Prova e ajusta os ingredientes de acordo com o teu paladar. Se achares que está muito seco (dependerá do tofu) e não quiseres acrescentar mais sumo de limão nem azeite, junta um pouco de água até obteres a consistência desejada.

4

Envolve bem com uma colher. A recomendação é que deixes a ricotta no frigorífico durante um par de horas, para o tofu marinar e absorver os sabores dos restantes ingredientes.

5

Enquanto deixas o tofu marinar, coloca a massa a cozer numa panela, não esquecendo o sal. Remove a maioria da casca da curgete e pica-a bem.

6

Verte um fio de azeite numa frigideira e leva-a ao lume médio. Assim que o azeite estiver quente, junta a curgete, sal, e salteia-a até ficar bem dourada, ou de preferência ligeiramente tostada. Este processo deve demorar cerca de 5 minutos.

7

Assim que o macarrão estiver pronto, escorre-o e passa-o por água fresca. Volta a colocá-lo na panela, ou noutro recipiente à sua escolha. Acrescente a curgete, e por fim a ricotta de tofu. Envolve bem até estar tudo bem misturado e cremoso. Acrescente os orégão, e polvilha com o parmesão vegano - é opcional mas fica delicioso.

Sobre o Autor:
Esta receita é da autoria de Fábio Gomes. Podes encontrar esta, e outras receitas, em:

Gostaste desta receita? 

Deixa a tua avaliação abaixo!

Rating

Outras Receitas

Empadão de Cogumelos e SojaBy Associação V.Para fazer o recheio saboroso deste empadão, refoga-se a cebola e o alho, juntamente com cenoura em cubos pequenos, e cogumelos picados.
Favas com Curgete e CogumelosBy Associação V.Começa-se por saltear curgete, cogumelos e um pouco de tomate seco, que realçam a doçura dos vegetais e adicionam mais sabor ao prato.

Publica a tua própria receita!

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!