fbpx
Pesquisar
Logótipo AVP Associação Vegetariana Portuguesa

Tarte prestígio de cacau

Total Time1 hr 30 minsDifficultyIntermediateCategoryCuisineCooking MethodTags, , Yields8 Servings

Ingredientes

Base
13 bolachas digestivas ou maria integral veganas
½ chávena de avelãs, nozes ou nozes de macadâmia
½ chávena de margarina vegana
2 colheres de sopa de cacau
1 colher de chá de café solúvel ou cevada ou mistura de cereais em pó
1 colher e meia de sopa de açúcar mascavado
raspa de laranja ou tangerina
2 colheres de sopa de licor de laranja (opcional)
1 pitada de sal integral
Recheio
350 g de tofu macio
125 g de chocolate negro vegano derretido em banho maria
3 colheres de sopa de cacau em pó
50 ml de água quente
2 tbsp xarope de agave ou 4 de geleia de arroz
1 ½ colher e meia de sopa de açúcar mascavado
coco ralado, frutos secos picados ou raspas de chocolate para decorar

Instruções

1

Tritura as bolachas até obteres migalhas. Junta o cacau, o café e o açúcar e volta a triturar.

2

Depois junta margarina, o sal e o licor até formar uma pasta.

3

Acrescenta as avelãs e a raspa, mas não tritures muito.

4

Forra uma tarteira com papel vegetal de cozinha se tiveres ou coloca directamente a massa e distribui-a uniformemente pelo fundo da forma com a ajuda das mãos.

5

Refrigera durante cerca de uma hora.

6

Para o recheio, coloca o cacau numa taça e vai acrescentando a água quente pouco a pouco, mexendo sempre para evitar grumos. Reserva e deixa arrefecer.

7

Tritura o tofu e depois junta os restantes ingredientes até obteres uma massa macia e homogénea.

8

Coloca o preparado sobre a base anteriormente refrigerada, alisando-o.

9

Decora a gosto.

10

Refrigera 6 a 8 horas.

*Receita de Ana Soares para o passatempo “Fotografa o Teu Prato” organizado pela Associação Vegetariana Portuguesa na sua página de Facebook, em 2012.

Gostaste desta receita? 

Deixa a tua avaliação abaixo!

Rating

Outras Receitas

Pizza VeganBy Tatiana A.Sim, leste bem... PIZZA VEGAN! E deliciosa!
Tajine de legumesBy Tatiana A.Um prato típico marroquino super fácil de reproduzir em casa!
Cozido VegetarianoBy Associação V.Este cozido vegetariano utiliza seitan, soja e enchidos vegetais para se aproximar da versão tradicional. É perfeito para aquecer um dia frio e ideal para um almoço de família.
Broas de NozBy Tatiana A.Broas de noz saudáveis sem açúcar e 100% vegan.
Feijoada com legumes de invernoBy Tatiana A.Uma receita típica portuguesa mas sem a tradicional carne. Repleta de legumes saudáveis e com muito sabor. Adaptada de Ruralea.
Alho francês à brás com batata doceBy Tatiana A.O alho francês à brás é um incontornável da cozinha vegana. Aqui fica uma versão deliciosa com batata doce, adaptada do site Tomilho-Limão.
Empadão de tofu e legumesBy Tatiana A.Esta receita de empadão vegan leva tofu e é muito fácil de preparar. Além disso, é bastante versátil, pois pode usar os legumes que mais lhe agradem, apesar dos que estão escritos na lista de ingredientes. Receita criada por Vegana.
Lasanha de lentilhasBy Tatiana A. Esta receita dá-vos uma lasanha reconfortante, de sabores comuns, mas apurados. Criada por VegOn World.
Abóbora recheada no fornoBy Tatiana A.Esta receita de abóbora recheada no forno é muito simples e nutritiva! É uma opção vegana, sem glúten e deliciosa, criada pela Anita Healthy.
Cogumelos e tofu com castanhas ao molho chop-sueyBy Tatiana A.Com a chegada do tempo mais frio, a procura por receitas mais reconfortantes e com produtos da época aumenta. Aqui fica uma sugestão de receita deliciosa à base de castanhas encontrada na página VegOn World.
Bolo de bolacha veganBy Marcia S.Há várias versões de bolo de bolacha, o mais tradicional claro está é aquele recheado de manteiga. Com toda a sinceridade, nunca foi dos meus doces favoritos, a manteiga tornava-se muito enjoativa. Ora esta versão com natas de soja é uma lufada de ar fresco! Simples de fazer e leve, vale a pena experimentar!
Receita: queques vegan de limão e frutos vermelhosBy Associação V.Na passada semana fiz, com a ajuda do meu filho, estes queques de limão e frutos vermelhos para o nosso lanche e para ele levar para a escola. Simples de fazer, sem quaisquer produtos de origem animal e deliciosos. Foram um sucesso! Amigos, familia, pessoal da escola, todos me pediram a receita, por isso aqui fica para que todos possam experimentar. Espero que gostem.
Espiritual de Cenoura e AbóboraBy Associação V.Aprenda o passo a passo para fazer um delicioso e saudável espiritual (gratinado) de cenoura e abóbora, sem produtos de origem animal.
Caril de legumes e baji de batataBy Associação V.Receita de caril de legumes e baji de batata, feita com grão-de-bico e leite de coco. Aprenda a preparar esta delícia vegana!
Soja à Bolonhesa VeganBy Associação V.A deliciosa bolonhesa não precisa incluir crueldade contra os animais. Saiba como preparar este molho com soja e fettuccine vegan.
Cozido VegetarianoBy Associação V.Este cozido vegano delicioso e encorpado pode ser servido com uma fatia de pão e uma taça de vinho tinto. Você vai querer repetir!
Seitan à brasileiraBy Associação V.O seitan grelhado acompanhado de frutas frescas dará um toque tropical à sua mesa. Confira o passo a passo desta receita aqui!
Paelha vegetarianaBy Associação V.Esta paella vegana se inspira no tradicional prato espanhol, mas sem utilizar nenhum ingrediente de origem animal. Anime-se a provar!

Publica a tua própria receita!

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!