fbpx

Almôndegas de cogumelos

Total Time35 minsDifficultyBeginnerCategoryCuisine, Cooking Method, , Tags, , , , , , , , Yields4 Servings

Ingredientes

Para as almôndegas:
1 chávena de aveia
1 chávena de farinha de amêndoa
150 g cogumelos frescos, picados
1 alho francês, em rodelas
1 caldo de legumes (de baixo teor de sal) em duas chávenas de água
2 dentes de alho, picados
3 tbsp azeite
1 colher de levedura nutricional (opcional)
1 colher de chá de flocos de chili (opcional)
1 colher de chá de oregãos
Sal e pimenta preta q.b.
Farinha de grão (ou outra farinha para envolver)
Para o molho de cogumelos:
2 tbsp azeite
2 dentes de alho, picados
150 g cogumelos frescos (pode ser um mix de diferentes cogumelos), laminados
1 pacote de natas de aveia ou soja
Algumas gotinhas de sumo de limão
Sal e pimenta preta q.b.
Salsa picada para servir

Instruções

1

Demolha a aveia em duas chávenas de água fervida com o caldo de legumes dissolvido. Deixa-a demolhar durante 15 minutos. Nos últimos 5 minutos junta a farinha de amêndoa.

2

Pica os alhos e corte o alho francês em rodelas fininhas. Lava e prepara os cogumelos picando-os no processador de alimentos.

3

Aquece uma frigideira ou uma anti-aderente com as duas colheres de sopa de azeite e aloure o alho picado e o alho francês em rodelas. Seguidamente junta os cogumelos picados e cozinha-os até que percam a água. Junta a aveia e a farinha de amêndoa demolhadas, mexe bem e tempera com sal, pimenta preta, oregãos e os flocos de chili (caso estejas a usar). Por último, junta a levedura nutricional (opcional) e mexe tudo bem, cozinhando por mais ou menos 5 minutos.

4

Deixa o preparado arrefecer para que consigas começar a moldar as almôndegas com as mãos, passando-as pela farinha de grão.

5

Aquece uma frigideira com uma colher de sopa de azeite e começa a fritar as almôndegas gentilmente para que não percam a forma. Vai girando as almôndegas para que alourem em todos os lados.

6

Faz o molho de cogumelos: numa frigideira com duas colheres de sopa de azeite salteia o alho picado até ficar dourado (mas não queimado). Seguidamente junta os cogumelos laminados e salteia-os até perderem a água. Baixa o lume e junte as natas. Deixa ferver por 2 / 3 minutos e tempera com sal e pimenta preta e umas gotinhas de sumo de limão.

7

Serve as almôndegas com massa e com o molho de cogumelos, polvilhando no final com salsa picada e flocos de chili (para uma versão mais picante).

Sobre o Autor:
Esta receita é da autoria da Comidamor inspired by Gabriela Oliveira. Podes encontrar esta, e outras receitas, em:

Gostaste desta receita? 

Deixa a tua avaliação abaixo!

Rating

Outras Receitas

Queijo Vegan Fácil de Alho e ErvasBy Associação V.Queijo vegan cremoso e super fácil, com infusão de limão, alho e endro, e fermento nutricional para um sabor extra a queijo.
Tarte de Castanha e ChocolateBy Associação V.Uma receita com recheio de castanha cremoso, tipo mousse… o desafio é preparar sem perder a sua textura...
Pão recheadoBy Associação V.Uma entrada muito saborosa, fácil de fazer e super reconfortante. A entrada perfeita para partilhar e encantar.

Publica a tua própria receita!

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!