fbpx

6 boas razões para Não comer produtos de origem animal

Há cada vez mais adeptos da alimentação de base vegetal. Seja pela defesa dos direitos dos animais, pela proteção do meio ambiente ou para melhorar a qualidade de vida e a saúde, são muitas as razões que motivam cada vez mais pessoas a não ingerirem produtos de origem animal. Se tens interesse em fazê-lo, mas ainda não estás convencido e queres saber mais sobre o assunto, este artigo é para ti!
6 boas razões para NÃO comer produtos de origem animal

Partilha este artigo:

Descobre, neste artigo, 6 bons motivos para teres uma alimentação integralmente vegetariana, isto é, isenta de alimentos que derivam dos animais. Se ainda não segues esta padrão alimentar, então este artigo certamente será uma oportunidade para, de forma muito simples, refletires um pouco sobre tal possibilidade que tantos benefícios tem.

1.O respeito pelos animais

Ao adotares um estilo de vida vegano estás a contribuir para diminuir o número de animais em sofrimento. Os animais criados para consumo humano sofrem maus tratos durante toda a sua curta vida, sendo confinados, separados das suas crias e vítimas de violência. Ao retirares os animais do teu prato, estarás a contribuir para um mundo com menos violência.

male dairy cows the humane league
Créditos imagem: thehumaneleague.org

2.Melhor qualidade de vida

Vários estudos científicos demonstram que uma alimentação de base vegetal diminui os riscos de várias doenças, como a diabetes, as doenças cardiovasculares, a hipertensão e alguns tipos de cancro. Assim, uma alimentação rica em legumes, frutas, leguminosas e cereais, sem produtos de origem animal, contribui para o aumento da tua qualidade de vida. Contudo, no início da transição para uma alimentação de base vegetal, é normal teres dúvidas. Por isso, é uma boa ideia recorreres a um nutricionista especializado em dietas vegetarianas

3.Menor impacto no planeta

A indústria pecuária tem um grande impacto no nosso planeta. Para além de ser uma das indústrias mais poluidoras do solo e da água, é uma das grandes causadoras da desertificação dos solos, sendo que 90% da desflorestação (ou desmatamento) é causada pela agricultura e 41% pelas pastagens associada à criação dos animais para consumo. Para teres uma ideia do impacto da pecuária no planeta:

As emissões de gases de efeito de estufa da indústria pecuária são aproximadamente equivalentes às do setor de transportes, a nível global;
71% do solo para agricultura na UE é usado para cultivar comida para os animais de pecuária;
Enquanto que para produzir 1kg de carne são necessários cerca de 15 mil litros de água, para produzir 1kg de leguminosas são necessários cerca de 4 mil litros de água.

123229949 tv070100970
Desflorestação na Amazónia brasileira bateu recorde em fevereiro (2022). Créditos imagem: bbc.com

4.Estilo de vida mais económico 

Ao contrário do que alguns pensam, uma alimentação estritamente vegetariana não é mais cara do que aquela que inclui alimentos de origem animal. Pelo contrário: em conjunto com as dietas ovolactovegetarianas e flexitarianas, podem ser um terço mais baratas. De facto, os alimentos principais de uma alimentação vegetariana (frutas, legumes, cereais, leguminosas) são geralmente mais baratos e acessíveis. 

5.É cada vez mais fácil mudar

Hoje em dia, temos acesso à informação de forma rápida. Para além de haver cada mais estudos e documentários sobre a temática, temos acesso a inúmeras receitas vegetarianas e existem cada vez mais produtos desenvolvidos a pensar em quem quer diminuir o consumo  de origem animal. Tratam-se de produtos substitutos, ideais para que possas consumir alimentos de sabor alusivo aos de origem animal, mas sem os prejudicar. 

woman cooking kitchen

6.Uma alimentação mais diversificada

A alimentação estritamente vegetariana pode ser muito mais variada e saborosa do que aquilo que muitos pensam. Não estaremos a adotar uma alimentação restritiva ou aborrecida, muito pelo contrário. Ao mudarmos os nossos hábitos, vamos aumentar as nossas opções e experimentar novos sabores. Com o tempo, vais descobrindo novos alimentos e talvez começar a apreciar alguns que antes não ligavas tanto, uma vez que o nosso paladar muda com o tempo.

Caso ainda não sigas uma alimentação de base inteiramente vegetal, esperamos ter-te inspirado a experimentá-la. Quando integrada numa rotina alimentar nutricionalmente equilibrada e adequada, só tem vantagens.

Qualquer dúvida, estamos cá para te ajudar. Como? Explora as nossas dicas sobre como começar nesta jornada da alimentação através do VeggieKit, disponível também em aplicação para smartphone (iOS e Android), com mais de 200 receitas, apoio nutricional gratuito inúmeras dicas. Sugerimos também que consultes diversos artigos informativos, como os publicados no nosso blog, e estudos e análises acerca do assunto.

Artigo melhorado por Ana Lúcia Almeida

Este artigo foi útil?

Considera fazer
um donativo

A AVP é uma organização sem fins lucrativos. Com um donativo, estarás a ajudar-nos a a criar mais conteúdos como este e a desenvolver o nosso trabalho em prol dos animais, da sustentabilidade e da saúde humana.

Considera
tornar-te sócio

Ao tornares-te sócio da AVP, estás a apoiar a nossa missão de criar um mundo melhor para todos enquanto usufruis de inúmeros benefícios!

Queres receber todas as novidades?

Subscreve a newsletter AVP

Mais artigos em

Mais artigos em

Mais lidos

Subscreve

a Newsletter

Não percas um grão do que se passa!